
(A Fost Sau n-a Fost?, Romênia, 2006)
Direção: Corneliu Porumboiu
Elenco: Mircea Andreescu, Teodor Corban, Ion Sapdaru
Sinopse: 22 de dezembro. Já se passaram 16 anos da revolução, e o Natal se aproxima. Pisconi, um velho aposentado, prepara-se para passar a data sozinho. Manescu, um professor alcoólatra de História, não quer gastar todo seu salário pagando dívidas. E Jderescu, proprietário da emissora local de TV, não parece muito interessado em férias. Quando Manescu socorre Pisconi, ele espera encontrar uma resposta para uma questão que o aflige há 16 anos: aconteceu de fato uma revolução naquela cidade? Eles relembram o dia em que o ditador Nicolae Ceausescu foi expulso de Bucareste, Romênia, num helicóptero.
Notas da Crítica:
Marcelo Hessel, Omelete: 5/5
Alessandro Giannini, SET: 8/10
Cid Nader, Paisà: 4/5
Neusa Barbosa, Cineweb: 4/5
Rodrigo Carreiro, Cine Reporter: 4/5
Sérgio Nunes, Cinequanon: 4/5
Sérgio Rizzo, Folha de São Paulo: 8/10
Cassio Starling Carlos, Folha Ilustrada: 3/4
Daniel Schenker, Contracampo: 3/4
Marcus Mello, Revista Teorema: 3/4
Christian Petermann, Guia da Folha: 7/10
Sandro Macedo, Guia da Folha: 6,5/10
Fábio Yamaji, Cinequanon: 3/5
Filipe Furtado, Paisà: 3/5
Márcia Schmidt, Cinequanon: 3/5
Miguel Barbieri, VEJA SP: 3/5
Sérgio Alpendre, Paisà: 3/5
Gilberto Silva Jr., Contracampo: 2/4
Luiz Carlos Oliveira Jr, Contracampo: 2/4
Rodrigo de Oliveira, Contracampo: 2/4
Tatiana Monassa, Contracampo: 2/4
Francisco Guarnieri, Paisà: 2/5
Guilherme Martins, Paisà: 2/5
Leonardo Luiz Ferreira, Paisà: 2/5
Leonardo Levis, Contracampo: 1/4
Ruy Gardnier, Contracampo: 1/4
ÍNDICE NC: 6,18/24

(Epic Movie, EUA, 2007)
Direção: Jason Friedberg e Aaron Seltzer
Elenco: Kal Penn, Adam Campbell, Faune A. Chambers, Jayma Mays, Fred Willard, Mary Castro, Qiana Chase, Jennifer Coolidge.
Sinopse: A história gira em torno de quatro órfãos não muito jovens: uma foi criada por um curador do Museu do Louvre (onde está escondido um assassino albino); outro é refugiado da luta "libre" mexicana; a terceira é vítima recente de serpentes a bordo de um avião; e o quarto é o residente "normal" da comunidade de mutantes X.
O azarado quarteto visita uma fábrica de chocolate e tropeça em um guarda-roupa encantado que os transporta à terra de Gnárnia (com "G" mudo). Lá encontram um capitão pirata cheio de frescuras, esforçados alunos de feitiçaria, e se juntam a um leão sábio, mas assanhado, e a outros mais, para derrotar a cruel White Bitch de Gnárnia.
Notas da Crítica:
Ricardo Matsumoto, SET: 4/10
Alysson Oliveira, Cineweb: 2/5
Marcelo Del Greco, SET: 1/10
Alexandre Koball, Cineplayers: 0/10
Demetrius Caesar, Cineplayers: 0/10
Miguel Barbieri Jr., VEJA SP: 0/5

(The Number 23, EUA, 2007)
Suspense
Direção: Joel Schumacher
Roteiro de Fernley Phillips. Elenco: Jim Carrey (Walter Sparrow/Fingerling), Virgínia Madsen (Agatha Sparrow/Fabrizia), Danny Huston (Isaac French/Dr. Miles Phoenix).
Sinopse: Ao longo da história, o número 23 mostrou ter um profundo significado. O ser humano recebe 23 cromossomos de cada pai. A geometria é baseada em 23 leis naturais. Mas muitos acreditam que o número carrega também uma faceta sombria e malévola. É o caso, por exemplo, de Walter Sparrow. Simplório pai de família, ele ganha um livro de presente de sua esposa e que promete mudar a sua vida para sempre. Chamada "O Número 23", a obra relata a terrível obsessão de um homem com o 23 e como isso começa a dominar a sua vida. O mais estranho é que diversas passagens do livro reproduzem fielmente detalhes da vida de Walter – e ele começa a perceber o número 23 em seu passado e também em seu presente. Tão paranóico quanto o personagem da história, ele descobre que o livro termina com uma morte brutal. Estaria Walter destinado a repetir este capítulo e também tornar-se um assassino?
Notas da Crítica:
Amanda Pontes, Cinema com Rapadura: 6/10
Gabriel Carneiro, Os Intocáveis: 3/5
Teté Ribeiro, SET: 6/10
Andreisa Caminha, Cinema com Rapadura: 5/10
Miguel Barbieri Jr., VEJA SP: 2/5
Luis Salvado, Premiere: 2/5
Miguel Somsen, Premiere: 2/5
Rui Brazuna, Premiere: 2/5
Vitor Moura, Premiere: 2/5
Silvio Pilau, Cineplayers: 3/10
Cássio Starling Carlos, Folha Ilustrada: 1/4
Demetrius Caesar, Cineplayers: 2/10
A. Pascoalinho, Premiere: 1/5
David Mariano, Premiere: 1/5
João Lopes, Premiere: 1/5
Pablo Villaça, Cinema em Cena: 1/5
Tobey, The Bridge: 1/5
Rodrigo Zavala, Cineweb: 0/5

(Arthur and the Minimoys, França, 2006)
Fantasia - 100 min.
Direção: Luc Besson
Roteiro de Luc Besson, baseado em livro de sua autoria. Elenco: Freddie Highmore (Arthur), Mia Farrow (Avó de Arthur), Penny Balfour (Mãe de Arthur), Madonna (Princesa Selenia - voz), David Bowie (Maltazard - voz), Snoop Dogg (Max - voz).
Sinopse: A história gira em torno de Arthur, um menino de 10 anos que precisa lidar com uns problemas que nem adulto lida bem: seus pais estão desempregados, sua avó está prestes a perder a casa para um empresário inescrupuloso e para piorar tudo, seu avô desapareceu. Mas Arthur descobriu uma maneira de resolver pelo menos a pendenga dos pais e o lance da casa da avó, descobriu a existência de um tesouro em algum lugar do jardim. E adivinha com quem ele vai encontrar enquanto procura o tal tesouro? Com as pequenas criaturas conhecidas como Minimoys.
Notas da Crítica:
Diego Benevides, Cinema com Rapadura: 8/10
Suzana Uchôa Itiberê, SET: 7/10
Taíssa Stivanin, SET: 6,5/10
João Lopes, Premiere: 3/5
Miguel Barbieri Jr., VEJA SP: 3/5
Miguel Somsen, Premiere: 3/5
Neusa Barbosa, Cineweb: 3/5
Rui Pedro Tendinha, Premiere: 3/5
Vitor Moura, Premiere: 3/5
Andy Malafaya, Cineplayers: 5,5/10
Airton Shinto, Shintocine: 5/10
Sérgio Rizzo, Folha Ilustrada: 2/4
Marcelo Forlani, Omelete: 2/5
Rodrigo Carreiro, Cinereporter: 2/5
A. Pascoalinho, Premiere: 2/5
David Mariano, Premiere: 2/5
Francisco Ferreira, Premiere: 1/5
ÍNDICE NC: 5,36/17

(The Gigolos, Inglaterra, 2006)
Direção: Richard Bracewell
Elenco: Sacha Tarter (Sacha),Trevor Sather (Trevor),Susannah York (Tessa Harrington),Anna Massey (Edwina),Siân Phillips (Baronesa James),Angela Pleasence (Joy),Basil Moss (Basil),Ben Willbond (Ben),Gregor Truter (Gigolô),Jon Ivay (Gigolô), Paul Moody (Gigolô)
Sinopse: Sacha (Sacha Tarter) é o gigolô preferido das ricas senhoras britânicas. Trevor (Trevor Sather), seu assistente, cuida de tudo à sua volta: do acerto dos quartos de hotéis a lembretes sobre a data de aniversário das clientes. Quando Sacha se acidenta, ele sugere que Trevor o substitua temporariamente. Só que Trevor faz grande sucesso em sua nova função, o que cria uma rivalidade entre ele e Sacha.
Notas da Crítica:
Miguel Barbieri Jr., VEJA SP: 2/5

(Shooter, EUA, 207)
Ação
Direção: Anthony Fucqua
Roteiro de Stephen Hunter e Jonathan Lembin baseado no livro Point of Impact, do escritor Stephen Hunter.Elenco: Mark Wahlberg, Dean McKenzie, Jonathan Walker, Rich Bryant, Michel-Ann Connor, Mike Dopud, Danny Glover, Adrian Hughes
Sinopse: Depois de causar a morte de um inocente, Bob Lee Swagger (Mark Wahlberg), um exímio atirador, isola-se nas florestas do Arkansas. Algum tempo depois, ele é persuadido por seus ex-parceiros a ajudá-los a impedir o assassinato do presidente. Mas ele acaba sendo enganado e acusado de ter planejado o crime. Agora, Bob terá de encontrar o verdadeiro assassino e desmascarar a farsa.
Notas da Crítica:
Carlos Vinícius, Cineplayers: 7/10
A. Pascoalinho, Premiere: 3/5
Alexandre Koball, Cineplayers: 6/10
Guilherme Martins, Revista Paisà: 3/5
Luis Salvado, Premiere: 3/5
Marcelo Forlani, Omelete: 3/5
Neusa Barbosa, Cineweb: 3/5
Rui Brazuna, Premiere: 3/5
Thiago Sampaio, Cinema com Rapadura: 6/10
Silvio Pilau, Cineplayers: 5/10
Andy Malafaya, Cineplayers: 4/10
David Mariano, Premiere: 2/5
Pablo Villaça, Cinema em Cena: 2/5
Ricardo Matsumoto, SET: 4/10
Régis Trigo, Cineplayers: 3/10
Sandro Macedo, Guia da Folha: 3/10
Miguel Barbieri Jr., VEJA SP: 1/5
ÍNDICE NC: 4,94/17

(Brasil, 2006)
Comédia - 112 min.
Direção: Heitor Dhalia
Roteiro de Marçal Aquino e Heitor Dhalia, baseado em livro de Lourenço Mutarelli. Produzido por Heitor Dhalia, Joana Mariani, Marcelo Doria, Matias Mariani e Rodrigo Teixeira para a Geração Conteúdo / Primo Filmes / RT Features / Branca Filmes / Tristero Filmes / Sentimental Filmes. Elenco: Selton Mello (Lourenço), Paula Braun, Lourenço Mutarelli, Flávio Bauraqui, Fabiana Gugli, Sílvia Lourenço, Mário Shoemberger, Martha Meola, Suzana Alves.
Sinopse: Em seu escritório em São Paulo, Lourenço sempre fazia questão de explicar a cada um que entrava que o cheiro desagradável que se espalhava pelo ar vinha do ralo do banheiro, por causa de problemas no sifão, etc...
O trabalho de Lourenço há anos é avaliar e comprar (ou não) tudo o que as pessoas, quase sempre em dificuldades financeiras, lhe trazem: relógios, faqueiros, soldadinhos de chumbo, porta-jóias, instrumentos musicais, ancinhos, canetas douradas, livros usados, revólveres, cédulas de dinheiro antigas, caixinhas de música, etc...
Na hora do almoço, Lourenço se dirigiu até um barzinho, sentou-se no num banquinho do balcão e pediu um lanche e um refrigerante. Quando a garçonete de nome indecifrável virou-se e abaixou-se para pegar o refrigerante na geladeirinha do balcão interno, Lourenço deparou-se com uma bunda enorme e empinadinha e naquele momento o desejo em conquistar aquela bunda para si não lhe saía mais à cabeça.
Lourenço estava noivo. Os convites para seu casamento já estavam na gráfica. Na mesa de jantar, ele disse para ela que não queria mais se casar. Ela deu-lhe um tapa. Ele disse que o relacionamento deles era uma merda. Ela disse que ele era louco. Ele disse que nunca gostou dela. Ele nunca gostou de ninguém.
O cheiro do ralo estava cada vez pior. Lourenço mandou um encanador fazer uma inspeção, mas a obra ia sair caro. Preferiu ele mesmo jogar areia e cimento até tapar o ralo.
Lourenço comprou um olho de vidro enigmático que tornou-se seu amuleto. Para onde ia, ele levava o olho e mostrava dizendo que pertenceu ao pai dele, falecido na Segunda Guerra Mundial.
Todo dia Lourenço e o oho de vidro iam até o barzinho de balcão e espiavam a bunda da garçonete. Até o dia em que a bunda enorme, digo, a garçonete, foi embora.
Bastidores: Foi eleito pelo júri o melhor filme da 30ª Mostra de Cinema Internacional de São Paulo.Também ganhou o Prêmio da Crítica na categoria nacional na mesma Mostra.
Notas da Crítica:
Ludmila Azevedo, Jornal da Tarde: 10/10
Alex Xavier, Guia do Estadão: 9,5/10
Roberto Pujol, SET: 9/10
Roberto Sadovski, SET: 9/10
Arianne Brigini, Revista Sexy: 8/10
Celso Sabadin, Cineclick: 8/10
Erico Borgo, Omelete: 4/5
JBeto, Cine do Beto: 4/5
Marcelo Miranda, Cinequanon: 4/5
Sérgio Rizzo, Folha de São Paulo: 8/10
Tisf, Última Sessão: 76/100
Christian Petermann, Guia da Folha: 3/4
Marina Person, Guia da Folha: 3/4
Odair Braz Jr., Herói: 7,5/10
Sérgio Rizzo, Folha Ilustrada: 3/4
Suzana Amaral, Guia da Folha: 3/4
Emilio Franco Jr., Cineplayers: 7/10
Alexandre C. dos Santos, Paisá: 3/5
Alexandre Koball, Cineplayers: 6/10
Alysson Oliveira, Cineweb: 3/5
Fabio Yamaji, Cinequanon: 3/5
Filipe Furtado, Paisà: 3/5
Guilherme Martins, Paisà: 3/5
Miguel Barbieri Jr., VEJA SP: 3/5
Régis Trigo, Cineplayers: 6/10
Daniel Schenker, Tribuna de Imprensa: 2/4
Kleber Mendonça Filho, Cinemascopio: 2/4
Mariane Morisawa, Isto É Gente: 5/10
Cesar Zamberlan, Cinequanon: 2/5
Francisco Guarnieri, Paisà: 2/5
Tobey, The Bridge: 2/5
Tatiane Crescêncio, Cineplayers: 3/10
Gilberto Silva Jr., Contracampo: 1/4
Inácio Araujo, Guia da Folha: 1/4
Leonardo Mecchi, Cinequanon: 1/4
Pedro Butcher, Folha Ilustrada: 1/4
Cid Nader, Paisà: 1/5
Érico Fuks, Cinequanon: 1/5
Leonardo Luiz Ferreira, Paisà: 1/5
Marcia Schmidt, Cinequanon: 1/5
Henrique Cury, blogspot: 0/10
Leonardo Levis, Contracampo: 0/4
Rodrigo de Oliveira, Contracampo: 0/4
Ruy Gardnier, Contracampo: 0/4
ÍNDICE NC: 5,31 (44)