Monday, February 13, 2012

OSCAR 2012 - MERYL STREEP

Mary Louise Streep nasceu em Basking Ridge, Nova Jersey, em 22/06/1949. Teve uma formação inicial de cantora de ópera, mas acabou preferindo o Teatro, formando-se em Yale. Estreou no cinema num papel pequeno no filme Julia (1977) de Fred Zinnemann. Foi em O Franco Atirador (1979), no entanto, que recebeu sua primeira indicação ao Oscar, no papel de Linda, mas foi superada por Maggie Smith, do filme California Suite, que curiosamente interpreta uma atriz que perde o Oscar.
No papel de Joana, a mulher que abandona marido, filho e casa para se afirmar profissionalmente e depois retorna querendo a posse do menino, Meryl Streep conquistou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme Kramer Vs. Kramer (1980). O curioso é que após a cerimônia de premiação ela simplesmente esqueceu a estatueta no banheiro. Por sorte, o prêmio foi encontrado e devolvido à atriz.
O filme A Mulher do Tenente Francês (1982) conta duas histórias de amor paralelas. Uma se passa no século XIX, entre Charles e Sarah, e outra, no presente, entre Anna e Mike. Revezando-se nos papéis de Sarah e Anna, Meryl Streep recebeu sua primeira indicação ao prêmio de melhor atriz, mas perdeu para Katherine Hepburn, por Num Lago Dourado, que na ocasião conquistava seu quarto prêmio após doze indicações.
Em dos papéis mais marcantes de sua carreira, Meryl interpretou em A Escolha de Sofia (1983) uma polonesa que, ao chegar ao campo de concentração de Auschwitz, precisa escolher qual dos filhos salvará da morte. Ela ganhou o primeiro e único Oscar de Melhor Atriz da carreira até a presente data e transformou a sua capacidade de imitar sotaques numa marca registrada.
No filme Silkwood – O Retrato de Uma Coragem (1984), Streep interpretou uma funcionária de fábrica de peças para usina atômica que denuncia casos de contaminação entre operários. Indicada ao Oscar de Melhor Atriz, foi derrotada por Shirley MacLaine, de Laços de Ternura.
Interpretando Karen Bixen, a escritora dinamarquesa dividida entre o casamento de conveniência com o primo sueco e uma paixão secreta pelo caçador Denys Finch-Hatton no filme Entre Dois Amores (1986), Meryl Streep foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz mas perdeu para Geraldine Page, de Regresso para Bountiful .
Dirigida por Hector Babenco e contracenando com Jack Nicholson, Meryl Streep foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz por Ironweed (1988) no papel de uma cantora fracassada. Quem levou o Oscar nessa ocasião foi Cher, de O Feitiço da Lua.
Baseada em fatos reais, o filme Um Grito no Escuro (1989) conta a história de uma australiana acusada de matar a própria filha. Indicada ao Oscar de Melhor Atriz novamente, Meryl Streep perdeu para Jodie Foster, por Acusados.
Atuando como a filha de Shirley MacLaine, Meryl Streep foi indicada novamente ao Oscar de Melhor Atriz por Lembranças de Hollywood (1991) e perdeu para Kathy Bates, de Louca Obsessão.
Em As Pontes de Madison (1996), o envolvimento da tímida proprietária rural Francesca Johnson com um fotógrafo da National Geographic, interpretado por Clint Eastwood num filme também dirigido por ele deu a Meryl Streep mais uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz, quando foi derrotada por Susan Sarandon, de Os Últimos Passos de Um Homem.
Narrado quase todo em flashback, o filme Um Amor Verdadeiro (1999) retrata os últimos meses da vida de Kate Gulden, que está morrendo de câncer. Meryl foi novamente indicada ao Oscar de Melhor Atriz e perdeu para Gwyneth Paltrow, que concorria por Shakespeare Apaixonado. No mesmo ano, a brasileira Fernanda Montenegro também concorreu nesta categoria, por Central do Brasil.
Roberta Guaspari, professora dse violino, dedica-se a tentar manter uma escola de música em funcionamento em East Harlem. O filme Música do Coração (2000) deu mais uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz para Meryl Streep.
Susan Orlean é uma escritora cujo livro vai ser adaptado para roteiro de filme por Charlie Kaufman no filme Adaptação (2003), a terceira vez que Meryl foi indicada na categoria Melhor Atriz Coadjuvante. Perdeu para Catherine Zeta-Jones, de Chicago.
Miranda Priestly, editora influente e um tanto sarcástica da revista Runway, uma conceituada e glamourosa revista de moda, contrata Andrea Sachs (Anne Hathaway) para ser sua segunda assistente no filme O Diabo Veste Prada (2007). Meryl Streep foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz, mas perdeu para Helen Mirren, por A Rainha.
No filme Dúvida, Meryl Streep interpreta a freira Aloysius Beauvier, diretora de uma escola católica no Bronx na década de 60. Foi a décima segunda indicação na categoria Melhor Atriz, igualando Katherine Hepburn, e a décima quinta indicação considerando também as três de Melhor Atriz Coadjuvante.
Por sua atuação em Julie & Julia Meryl Streep foi novamente indicada ao Oscar interpretando a simpática cozinheira Julia Child, mas que levou o Oscar de Melhor Atriz em 2010 foi Sandra Bullock, por Um Sonho Possível.
Em 2012 Meryl Streep volta a disputar com boas chances o Oscar de Melhor Atriz por sua atuação em A Dama de Ferro (The Iron Lady). Por sua atuação como a Primeira Ministra Britânica Margaret Thatcher, Meryl Streep já ganhou o Globo de Ouro e o BAFTA de Melhor Atriz, entre outros prêmios.

No comments: