Wednesday, January 25, 2017

Oscar 2017

Representantes dos países na disputa pelas indicações ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro


AFEGANISTÃO
Raftan, de Navid Mahmoudi 

O filme conta a história de um jovem afegão que decide atravessar ilegalmente a fronteira para reencontrar seu antigo amor. Primeiro filme do diretor.

ÁFRICA DO SUL
Noem My Skollie (Call Me Thief), de Daryne Joshua

Baseado na vida do roteirista do filme, John W. Fredericks, é a história de um jovem condenado à forca por um crime que ele não cometeu.

ALBANIA
Krom, de Bujar Alimani 

O drama segue a vida de uma mãe solteira, que é surda, e os conflitos dela com o filho adolescente

ALGERIA
Le Puits, de Lotfi Bouchouchi

Le Puits ("O Poço") traz como protagonistas os habitantes de um vilarejo ocupado por soldados e impedidos de escapar. A situação se complica quando a água é escassa e os habitantes começam a morrer de sede.
ARMÊNIA
Earthquake, de Sarik Andreasyan 

Relato do terremoto que abalou a Armênia em 1988

ÁUSTRIA
Vor Der Morgenrote, de Maria Schrader

Baseado na vida do novelista Stefan Zweig, essa co-produção entre Áustria, Alemanha e França quase foi indicada pela comissão alemã, mas não passou da shortlist.

BANGLADESH
Oggatonama (The Unnamed), de Tauquir Ahmed

Um drama sobre crise de identidade que tem como ponto de partida um caixão que retorna a Bangladesh com o cadáver errado.

BÉLGICA
D'Ardennen, de Robin Pront

Exibido no Festival de Toronto, o drama acompanha um fugitivo que tenta fazer as pazes com o irmão recém solto da cadeia, onde cumpriu pena por um crime cometido por os dois.

BOLÍVIA
Carga Sellada, de Julia Vargas-Weise

Vencedor do prêmio do júri no Festival da Índia, o representante boliviano narra a travessia de um trem carregado com detritos tóxicos a serem abandonados em território boliviano.

BULGÁRIA
Losers, de Ivaylo Hristov 

Premiado no Festival de Moscou, a comédia traz um grupo de jovens que tem a amizade modificada pela passagem de um grupo de rock na cidade

CHINA
Please Open Your Window, de Jiang Liu 

CINGAPURA
Apprentice, de Boo Junfeng 

O filme discute pena de morte, sob o ponto de vista de um dos profissionais encarregados de fazer as execuções. Exibido na mostra Un Certain Regard.

COLÔMBIA
Alias Maria, de José Luis Gracia 

Membra de uma unidade de guerrilha, a jovem Maria engravida aos 13 anos de idade. Enquanto esconde a própria gravidez, ela é enviada em uma missão para resgatar o filho do comandante em segurança. Exibido na seção Un Certain Regard, do Festival de Cannes.

CORÉIA DO SUL
The Age of Shadows, de Kim Jee Wong 

Um thriller de espiões passado na década de 1920. O diretor Kim Jee Wong dirigiu famosos exemplares do horror asiático, como Medo (2003) e Eu vi o Diabo (2010).

CROÁCIA
On the Other Side, de Zrinko Ogresta

Thriller sobre uma mulher que precisa retornar à cidade onde passou por uma tragédia vinte anos atrás. Premiado na seção Panorama, do Festival de Berlim.

CUBA
El Acompañante, de Pavel Giroud 

Drama sobre um hospital nos anos 80 especializado em pacientes vítimas do HIV.
ESLOVÁQUIA
Eva Nová, de Marko Skop 

Eva é uma alcoólatra em regeneração, que vive à sombra da carreira que fez décadas antes como atriz, e tenta ganhar de volta o amor da pessoa que ela mais magoou na vida - seu filho. Vencedor do FIPRESCI no Festival de Toronto. 

ESLOVÊNIA
Houston, We Have a Problem!, de Ziga Virc 

Um falso documentário que explora o mito de que o governo americano comprou o programa espacial clandestino da Iugoslávia e o utilizou para combater a União Soviética na Corrida Espacial. É um filme que manipula fatos reais para falar da influência da mídia

ESTÔNIA
Ema (Mother), de Kadri Kousaare 

A bem humorada história dos excêntricos habitantes de uma cidadezinha que procuram pelo dinheiro deixado por um rico senhor local, morto em um acidente com uma arma. Aclamado em sua exibição no Festival de Tribeca.

GEORGIA
House of Others, de Rusudan Glurjidze

A estreia de Rusudan Glurjidze na direção segue uma família que ocupa uma área deserta, numa região que passou recentemente por um extermínio.

GRÉCIA 
Chevalier, de Athina Rachel Tsangari

Dirigido por uma das responsáveis pela cerimônia de abertura das Olimpíadas de Atenas, Chevalier é uma comédia satírica sobre um bote ocupado por homens que lutam pelo posto de macho alfa ta embarcação.Exibido no Festival de Toronto e premiado no Festival de Londres.

HONG KONG
Port of Call, de Philip Yung 

Port of Call é baseado em um crime real ocorrido em Hong Kong em 2008: o assassinato e esquartejamento de uma jovem prostituta.

HUNGRIA
Tiszta szivvel (Kills on Wheels), de Attila Till

Uma comédia sobre assassinos que usam cadeiras de rodas.

ISLÂNDIA
Prestir (Sparrows), de Runar Runarsson 

Um coming-of-age sobre um garoto que se muda para a Islândia para viver com o pai. Exibido no Festival de Toronto.

ÍNDIA
Interrogation, de Vetrimaaran

Um docudrama aclamadíssimo que lida com temas como brutalidade da polícia, corrupção e perda da inocência depois de sofrer uma injustiça. Premiado na mostra Horizonte do Festival de Veneza.

INDONÉSIA
Surat Dari Praha (Letters from Prague), de Angga Dwimas 

Nessa história de exílio combinada com romance, uma jovem precisa entregar uma carta para um antigo conhecido de sua mãe recém-falecida.

IRAQUE
El clásico, de Halkawt Mustafa 

A história de dois amigos de baixa estatura que atravessam o país para conhecer o jogador Cristiano Ronaldo.

JAPÃO
Nagasaki: Memories of My Son (Haha to Kuraseba), de Yoji Yamada 

A história de uma mulher que teve o filho morto pela bomba atômica de Nagasaki em 1945. Apesar das décadas passadas desde a morte, o fantasma dele ainda assombra a mãe. O diretor Yoji Yamada foi indicado ao Oscar de estrangeiro em 2002, com O Samurai do Entardecer.

JORDÂNIA
3000 Nights, de Mai Masri

Exibido em Toronto, o filme segue uma mulher palestiniana que está prestes a dar à luz dentro de um presídio.

KOSOVO
Home Sweet Home, de Faton Bajraktari

Uma comédia dramática sobre um heroi de guerra que retorna para casa depois de todos acharem que ele estava morto. A alegria logo dá lugar à preocupação, já que sua morte era do interesse de muita gente.

LATVIA
Ausma (Dawn), de Laila Pakalnina 

A história contada em preto e branco sobre uma jovem comunista que decide delatar o pai corrupto. O filme foi elogiado pela crítica como uma bela história metalinguística sobre o cinema soviético.

LÍBANO
Very Big Shot, de Mir-Jean Bou Chaaya    

Exibido no Festival de Toronto, traz um traficante que conta com a ajuda de um documentarista para manipular a opinião pública e limpar sua imagem.

LITUÂNIA
Senekos diena (Seneca's Day), de Kristijonas Vildziunas 

Em 1989, um grupo de adolescentes decidem "viver cada dia como se fosse o último". O filme é narrado por um deles, 25 anos depois, que se sente fracassado por não ter conquistado os ideais de sua juventude.

LUXEMBURGO
La Supplication (Voices from Chernobyl), de Pol Cruchten

Documentário baseado em depoimentos de sobreviventes de Chernobyl.

MONTENEGRO
Igla Ispod Praga (The Black Pin), de Ivan Marinovic 

Um padre misantropo entra em conflito com os habitantes da península onde vive, pessoas supersticiosas que armam planos mirabolantes para expulsar o padre dali.

MARROCOS
A Mile in my Shoes, de Said Khallaf 

Um thriller de vingança sobre uma jovem na miséria.

NEPAL
Kalo Pothi (The Black Hen), de Min Bahadur Bham 

Prakash e Kiran, dois amigos de castas diferentes, atravessam o deserto em busca de um galo perdido, em meio à guerra civil do Nepal. Vencedor da semana internacional da crítica no Festival de Veneza, foi o primeiro filme do país a passar pelo festival.

NOVA ZELÂNDIA
A Flickering Truth, de Pietra Brettkelly

Documentário sobre a tentativa de restaurar os arquivos do cinema afegão depois que o Talibã tomou posse de Kabul, onde estavam os arquivos. Exibido no Festival de Veneza.

PAÍSES BAIXOS
Tonio, de Paula van der Oest

Baseado numa autobiografia sobre um pai que sofre a morte do filho, Tonio explora a morte de um jovem em um acidente de carro e o sofrimento da família nos dias que sucederam a tragédia. A diretora Paula van der Oest foi indicada ao Oscar de estrangeiro por Zus & Zo (2001) e seu filme anterior, Lucia de B, ficou entre os 8 pré-selecionados para o Oscar 2015.

PAQUISTÃO
Mah e Mir, de Anjum Shahzad

Cinebiografia do poeta paquistanês Mir Taqi Mi.

PANAMÁ
Salsipuedes de Ricardo Aguillar Navarro 

Drama sobre um homem que volta ao bairro pobre onde nasceu. Lá, é confrontado pelo pai, um homem em prisão condicional que pensa em fugir.

PERU
Videofilia y otros sindromes virales, de Juan Daniel Fernandez 

A relação amorosa de dois jovens que se comunicam exclusivamente pela internet.

POLÔNIA
Powidoki (Afterimage), de Andrzej Wajda

Cinebiografia do artista Władysław Strzemiński, um vanguardista que foi perseguido pelas autoridades por se recusar a servir sua arte aos interesses do governo. O diretor Andrzej Wajda foi indicado quatro vezes ao Oscar de filme estrangeiro e venceu um Oscar honorário em 2000.
QUIRGUISTÃO
Atanyn Kereezi (A Father's Will), de Bakyt Mukul e Dastan Japar Uulu

Um jovem imigrante nos EUA volta para o Quirguistão para acompanhar o pai, que está em seus últimos dias. Quando ele morre, o jovem tenta realizar o último desejo do pai, de quitar todas as suas dívidas com os habitantes da vila onde morava.

REPÚBLICA CHECA
Lost in Munich, de Petr Zelenka 

A comédia traz como centro um papagaio de 90 anos de idade que passou por eventos históricos da França, onde viveu com o primeiro ministro Édouard Daladier.

REPÚBLICA DOMINICANA
Flor de Azúcar, de Fernando Baez Mella 

O drama traz a reunião de um homem com sua família, depois de passar um ano escondido por matar um policial abusivo.
ARÁBIA SAUDITA
Barakah Meets Barakah, de Mahmoud Sabbagh 

Uma história de amor que usa humor negro para contrabalancear os perigos que o casal enfrenta. É a segunda submissão da Arábia Saudita na história do país, depois de O Sonho de Wadjda (2013). O filme foi exibido na seção Fórum do Festival de Berlim, onde venceu o prêmio Ecumênico do Júri.

TAIWAN
Lokah Laqi (Hang in there Kids!), de Laha Mebow

A vida de três crianças otimistas em uma tribo indígena no Taiwan, que se apaixonam pela nova professora.

TAILÂNDIA
Karma, de Kanitta Kwanyu

Um filme de terror que se passa dentro de um monastério, onde os clérigos têm medo que o karma volte para eles por suas ações. O filme passou por controvérsia em sua estreia e foi banido pelos censores, que só liberaram o filme depois de vários cortes. O filme é dirigido por Kanitha Kwanyu, uma das poucas mulheres na indústria cinematográfica tailandesa.

TUNÍSIA
À peine j'ouvre les yeux (As I Open My Eyes), de Leyla Bouzid

No verão de 2010, um pouco antes da "Revolução de Jasmin" na Tunísia, a jovem Farah se torna vocalista de uma banda. Quando suas atitudes no palco são de rebeldia, Farah começa a ser seguida pela polícia e ter seus movimentos monitorados ao longo da turnê. Exibido no Festival de Toronto.

TURQUIA
Kalandar Sogugu (Cold of Kalandar), de Mustafa Kara

A história de uma família que tenta sobreviver às quatro estações em uma casa ao pé da montanha na região do Mar Negro.

UCRÂNIA
Ukrainian Sheriffs, de Roman Bondarchuk 

Documentário sobre dois policiais e suas rotinas em uma ilha remota da Ucrânia. O país esteve vetado do Oscar no ano passado, quando a Academia denunciou irregularidades no comitê que escolhia o filme submetido, alegando conflitos de interesses entre os votantes.

URUGUAI
Migas de Pan, de Manane Rodriguez

Produzido por integrantes da EWA, a rede europeia de mulheres no audiovisual, o filme traz Cecilia Roth como uma advogada que se prepara para viver tranquilamente com a família quando é confrontada com um novo caso: defender um grupo de mulheres estupradas na cadeia.
VIETNÃ
Yellow Flowers on the Green Grass, de Victor Vu

A história de dois irmãos que rivalizam pelo amor da mesma garota, com trágicas consequências, em um vilarejo no Vietnã. Exibido em Cannes.

No comments: