Tuesday, January 09, 2018

Guillermo Del Toro


Guillermo del Toro (Guadalajara, 9 de outubro de 1964) é um cineasta e escritor mexicano.
Criado pela sua avó católica, Del Toro desenvolveu interesse por cinema, em particular pelos filmes de terror, quando adolescente. Mais tarde, aprendeu sobre efeitos e maquiagem num curso com o lendário Dick Smith (1922-2014, que trabalhara em O Exorcista e foi premiado com o Oscar por Amadeus). Por dez anos, Del Toro trabalhou como supervisor de maquiagem, até formar a sua própria companhia de efeitos especiais, a Necropia, no começo dos anos 80. Dirigiu ainda programas para a TV Mexicana, onde aprendeu a fazer filmes.
Em 1986, aos 21 anos, Del Toro foi produtor executivo de seu primeiro filme, Dona Herlinda e seu Filho (1984). Seu primeiro sucesso foi Cronos, em 1992, filme que ganhou nove prêmios no México e foi escolhido para representar o México no Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Seguindo o sucesso de Cronos, dirigiu um filme de Hollywood, Mutação (Mimic, 1997), sobre baratas geneticamente modificadas, com Mira Sorvino. Decepcionado com o resultado pobre deste filme, retornou ao México, formou a produtora The Tequila Gang e conquistou a crítica com o filme A Espinha do Diabo, uma história de fantasmas situada na época da Guerra Civil Espanhola. Em 2002, Del Toro voltou a Hollywood para dirigir Blade 2 e, em 2004, dirigiu Hellboy. Conquistou o estrelato com O Labirinto do Fauno, filme de fantasia sombria similar a A Espinha do Diabo, que ganhou três Oscars: Fotografia, Direção de Arte e Maquiagem, e foi indicado a Melhor Trilha Sonora Original, Roteiro Original e Filme Estrangeiro.
Depois da continuação Hellboy II: The Golden Army, lançado em 2008, Del Toro focou-se no trabalho de produtor. Desistiu de dirigir O Hobbit para apenas ajudar no roteiro devido aos atrasos da produtora em dar andamento. Desde 2010, é parceiro da DreamWorks Animation, produzindo e supervisionando os filmes animados do estúdio. Em 2013, dirigiu o filme Círculo de Fogo (Pacific Rim), uma homenagem aos filmes de monstro japoneses. Em 2015, dirigiu A Colina Escarlate, um romance gótico.
Seu filme de 2017, A Forma da Água (The Shape of Water), foi o grande vencedor da 74ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, recebendo o prêmio Leão de Ouro de melhor filme.The Shape of Water conta a história da solitária Elisa (Sally Hawkins), zeladora de um laboratório experimental secreto do governo durante a Guerra Fria que tem seu destino mudado após descobrir com sua colega Zelda (Olivia Spencer) uma criatura aquática fantástica mantida em cativeiro no local.
O filme também lhe rendeu o Globo de Ouro de Melhor Direção e o prêmio do DGA - Directors Guild Awards.

No comments: