Tuesday, August 21, 2007

Estréias de 05 de outubro de 2007

METAL - UMA JORNADA PELO MUNDO DO HEAVY METAL
(Metal: A Headbanger's Journey, Canadá, 2005)
Direção: Sam Dunn
Elenco:Vince Neil, Geddy Lee, Bruce Dickinson, Ronnie James Dio, Tommy Iommi, Lemmy, Alice Cooper, Dee Snider e Rob Zombie
Sinopse: O heavy metal é um dos gêneros musicais mais amados e odiados no mundo. O antropólogo e metaleiro Sam Dunn sai em busca de explicações para isso e entrevista músicos famosos como Alice Cooper, Tony Iommi, e Dee Snider.
Notas da Crítica

TROPA DE ELITE
(Brasil, 2007)
Direção: José Padilha
Elenco
: Wagner Moura, Caio Junqueira, André Ramiro, Fernanda Machado, Fernanda de Freitas, Milhem Cortaz.
Sinopse: Rio de Janeiro, 1997.
A moçada do morro estava todo numa rave funk no Morro da Babilônia. Festa regada a música alta, bebidas, drogas e com a presença dos traficantes devidamente armados com fuzis circulando pelo local. Uma viatura da polícia aparece, e a princípio parece que tudo vai ocorrer como de costume: os policiais fazendo vista grossa para as drogas e para as armas e tudo seguindo na "paz", num pacto de convivência possível entre as partes. Afinal, policial também tem família, tem medo de morrer e não vai entrar numa guerra se não tiver um motivo muito bom.
Mas naquele dia a paz foi quebrada...
-Que tiro é esse aí?
É o início da confusão. A moçada dispersa durante o tiroteio provocado por um disparo que não estava "combinado entre as partes" e que veio da arma de um PM aspirante que tinha optado por não participar do tal "pacto de convivência". Isso significava que ele tinha optado por entrar numa guerra.
Os "caveiras" do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) chegam ao local com a truculência habitual para pacificar os ânimos e restaurar a ordem.O BOPE é uma equipe de cerca de 100 policiais (dentro de um contingente da PM do Rio de 30 mil homens) que recebe treinamento especial exatamente para intervir quando a polícia "convencional" , mal treinada, mal equipada, mal remunerada e desmoralizada, não consegue dar jeito.
"Tropa de Elite,
Osso Duro de Roer,
Pega Um, Pega Geral,
Ela Vai Pegar Você!"
Seis meses antes...
O veterano Capitão Roberto Nascimento chega em casa de madrugada, depois de um dia intenso de trabalho, toma um gole de água gelada e vai para o quarto onde Rosane, sua esposa, que está grávida, dorme. Poucas horas depois, Nascimento já está de pé devidamente fardado com o uniforme preto do BOPE e pronto para sair, sem mal falar com a esposa e sem ter tomado café da manhã. Rosane sente-se frustrada com a ausência do marido durante sua gravidez, ainda mais porque ele tinha combinado com ela que sairia da Tropa de Elite quando ela estivesse esperando o bebê. Mas o Capitão Nascimento não podia abandonar o BOPE assim, sem deixar um substituto à sua altura. Ele precisava achar "O Cara".
Enquanto isso, no quartel general da polícia "convencional", André Matías e Neto Gouveia, dois amigos de infância, iniciam suas carreiras como aspirantes e são designados para suas funções: Neto vai ficar na Oficina Mecânica da PM, cuidando junto com o Cabo Tião das 46 viaturas e 12 motos que precisam de reparos. André Matías fica responsável pela recepção e pelo mapeamento das ocorrências via rádio.
O BOPE iria cuidar da segurança no Papa João Paulo II na sua visita ao Rio de Janeiro. Por isso, o Capitão Nascimento teria que adiar mais um pouco seu plano de sair da corporação.
Ao verificar um caso de roubo de peças dentro da oficina da PM e ao constatar a displicência dos demais oficiais com o assunto, o aspirante Neto fica indignado e decide bolar um plano, usando o próprio esquema de corrupção existente dentro da polícia com estabelecimentos comerciais locais para obter recursos para fazer a oficina funcionar.
Matías tenta conciliar a carreira de PM com a vida universitária, cursando uma faculdade de direito. Ao conhecer a colega de classe Maria, que tem um trabalho numa ONG junto às crianças carentes de uma das mais de 600 favelas cariocas, André sem querer iria dar início a uma série de acontecimentos que terminariam por deflagar uma tragédia.
Neto e Matías aos poucos caem na real sobre a carreira que escolheram seguir e em breve um dos dois será o substituto do Capitão Nascimento, que por sua vez dá sinais claros de forte stress psicológico.
LINK PARA OS MELHORES FILMES DE 2007

PROPRIEDADE PRIVADA
(Nue Propriété, Bélgica/França/Luxemburgo, 2006)
Direção: Joachim Lafosse
Elenco: Isabelle Huppert, Jérémie Renier, Yannick Renier, Kris Cuppens, Patrick Descamps, Raphaëlle Lubansu, Sabine Riche, Dirk Tuypens.
Sinopse: O filme começa com uma intrigante dedicatória: "Aos nossos limites."
Pascale examina no espelho de seu quarto se sua nova camisola, que acabou de comprar numa liquidação, cai bem no seu corpo. Para ajudá-la a fazer a avaliação, ela pede a ajuda de seu filho François, que dá uma olhada, diz que gostou e pede para a mãe dar uma voltinha para ter certeza. Em seguida Thierry, o irmão gêmeo de François, também aparece para dar seu palpite.
François e Thierry, que são gêmeos mas não univitelinos, já são adultos mas não trabalham e continuam vivendo com a mãe, numa ampla casa de campo, bem afastada dos grandes centros. Os irmãos se divertem disputando corridas de vídeo game, partidas de ping-pong e assistindo televisão. Thierry tem uma namorada nova, Anne, que trabalha numa Academia de ginástica. François tem uma moto, e dedica parte de seu tempo a pequenos serviços de marcenaria e oficina.
O pai dos rapazes, Luc, divorciou-se há 15 anos de Pascale e deixou a casa de campo para a ex-esposa criar os filhos. Ele também contribui levando dinheiro para os rapazes, mas é sempre mal recebido por Pascale, que não gosta de vê-lo.
Certo dia, na hora do almoço, Pascale diz para os filhos que tem pensado em largar seu emprego na cidade para abrir um negócio próprio, uma pousada com restaurante. Thierry logo alerta que ela mal sabe cozinhar, e além disso não tem dinheiro para abrir um negócio. François apóia a mãe com o velho chavão "querer é poder". Pascale deixa os filhos em alerta ao dizer que seu plano é vender a casa de campo em que moram.
Pascale tem um novo namorado, seu vizinho Jan, que a tem incentivado nos planos empreendedores. Para Jan, já passou da hora de François de Thierry terem vida própria e saírem debaixo das "asas" da mãe. Para Thierry, a casa deixada pelo seu pai não pode ser vendida dessa forma, pois pertence à família, e não somente à Pascale. François quer ficar ao lado da mãe e até se oferece para ir trabalhar com ela na tal pousada.
O impasse deixa Pascale está com os nervos à flor da pele.
LINK PARA OS MELHORES FILMES DE 2007

MORTE NO FUNERAL
(Death at a Funeral, Alemanha/Inglaterra/ EUA, 2007)
Direção: Frank Oz
Elenco
: Matthew Macfadyen (Daniel), Keeley Hawes (Jane), Andy Nyman (Howard), Ewen Bremner (Justin), Daisy Donovan (Martha), Alan Tudyk (Simon), Jane Asher (Sandra), Kris Marshall (Troy), Rupert Graves (Robert), Peter Vaughan (Tio Alfie), Thomas Wheatley (Reverendo), Peter Egan (Victor), Peter Dinklage (Peter).
Sinopse: O carro fúnebre transportando o sr. Edward, patriarca de uma família inglesa de classe média alta, chegou cedo à residência de campo onde seria realizado o funeral. Daniel, um dos filhos de Edward, aguardava solenemente na entrada da residência, com o olhar triste e um tanto preocupado porque seu irmão, Robert, um romancista de sucesso residindo em Nova York, não confirmou que viria. Uma das preocupações de Daniel era sobre o discurso de despedida. Certamente os convidados esperariam que Robert, o escritor da família, fizesse o tal discurso, e quando Daniel começasse a ler o que ele mesmo preparou, muitos pensariam: "ah, se Robert estivesse aqui seria bem melhor..."
Daniel, casado com Jane, foi chamado pelos funcionários da funerária para verificar se estava tudo certo com o caixão e tomou um susto...
-Ei, quem é este aí?
O caixão havia sido trocado. Este equívoco, prontamente solucionado pelos agentes funerários, que foram buscar o cadáver correto, seria apenas o primeiro de uma série deles.
Troy, sobrinho de Edward, usava drogas e para não ser descoberto guardava pílulas de alucinógenos e ácidos em frascos de remédios comuns. Por isso Simon, o namorado de Martha, irmã de Troy, toma uma pílula de ketamine pensando que é Valium e fica totalmente piradão.
Howard, amigo da família, responsabilizado por levar o tio Alfie, está preocupado com uma descoloração de pele em seu pulso e acha que será o próximo a morrer.
Peter, um anão, chama Daniel para uma conversa particular no estúdio da casa. Peter revela que foi amante de Edward e quer 15 mil libras como condição para não provocar um escândalo com suas fotos comprometedoras para a memória do falecido.
Notas da Crítica:
Carlos Eduardo Corrales, Delfos: 4,5/5
Cassio Starling Carlos, Folha Ilustrada: 3/4
Carlos Heli de A., Jornal do Brasil: 7/10
Alfredo Sternhein, SET: 6,5/10
Sandro Macedo, Guia da Folha: 6,5/10
André Gordirro, Almanaque Virtual: 3/5
Erico Borgo, Omelete: 3/5
Luiz Carlos Merten, O Estado de São Paulo: 6/10
Mario Abbade, Almanaque Virtual: 3/5
Miguel Barbieri Jr., Veja SP: 3/5
Christian Petermann, Guia da Folha: 5,5/10
Airton Shinto, Shintocine: 5/10
Neusa Barbosa, Cineweb: 2/5
Luiz Antonio Giron, Época: 2/10
ÍNDICE NC: 5,93/14

RESIDENT EVIL: A EXTINÇÃO
(Resident Evil: Extinction, EUA, 2007)
Direção: Russell Mulcahy
Elenco
: Milla Jovovich (Alice), Mike Epps (L.J.), Sienna Guillory, Oded Fehr (Carlos Olivera), Iain Glen, Ali Larter (Claire), Chris Egan, Spencer Locke (K-Mart), Ashanti (Betty), John Eric Bentley.
Sinopse: O T-Vírus experimental, criado pela Umbrella Corporation, foi liberado no mundo, transformando a população em zumbis que se alimentam de carne humana. Com as cidades sem segurança alguma, Carlos Olivera e L.J., juntamente com as sobreviventes K-Mart e Betty, reúnem um grupo e fogem pelo deserto, em um comboio blindado. Eles procuram outras pessoas que não estejam infectadas, mas apenas encontram outros mortos-vivos. O grupo é acompanhado pelo dr. Isaacs, que está num complexo laboratorial subterrâneo da Umbrella Corporation, escondido sob uma torre de rádio abandonada em Nevada. Isaacs acompanha também Alice, que, após ser capturada pela Umbrella, foi submetida a um teste biogenético que alterou sua configuração genética. Agora transformando-se constantemente e sob o risco de ser traída pelo seu próprio corpo, Alice segue o comboio e tenta conduzi-los ao seu destino: o Alasca, onde acreditam que estarão livres dos zumbis.
Notas da Crítica:
Roberto Sadovski, SERT: 7/10
Frini Gerogakopoulos, Almanaque Virtual: 3/5
Marcelo Hessel, Omelete: 3/5
Tony Tramell, Almanaque Virtual: 3/5
André Gordirro, Almanaque Virtual: 2/5
Mario Abbade, Almanaque Virtual: 2/5
Pablo Villaça, Cinema em Cena: 2/5
Carlos Eduardo Corrales, Delfos: 1,5/5

PUTZ, A COISA TÁ FEIA!
(The Ugly Duckling and Me!, França/ Alemanha/ Irlanda/ Reino Unido/ Dinamarca, 2006)
Direção: Michael Hegner, Karsten Kiilerich
Sinopse
: Feio é um pato estranho e desajeitado que é ‘adotado’ pelo rato Ratso. Por causa de sua ingenuidade, a ave vive se metendo em confusões. Com o tempo, começa a ficar bonito e sonha com o mundo do espetáculo. Notas da Crítica:
Suzana Uchôa Itiberê, SET: 4/10

No comments: