Saturday, October 09, 2010

34ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

De 22 de outubro a 4 de novembro, acontece em São Paulo a tradicional Mostra Internacional de Cinema. Durante duas semanas, a 34ª Mostra Internacional de Cinema propicia que cinéfilos acompanhem mais de 400 títulos dos mais variados países e de diversas cinematografias que estarão sendo exibidos em mais de 20 espaços, entre cinemas, museus e centros culturais espalhados pela capital paulista. A seleção que dá um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial está produzindo e quais as tendências, temáticas, narrativas e estéticas estão predominando ao redor do mundo. O cartaz e as artes da 34ª Mostra Internacional de Cinema são assinados pelo cineasta alemão Wim Wenders. Celebrando o centenário do cineasta Akira Kurosawa (1910-1998), a 34ª Mostra brinda os cinéfilos com um segundo cartaz assinado pelo grande mestre japonês.

Ainda lembrando o centenário de Kurosawa, a 34ª Mostra promove a maior das homenagens internacionais ao cineasta. Em parceria com o Instituto Tomie Ohtake, a programação da 34ª Mostra traz a exposição Kurosawa – criando imagens para cinema, que reúne 80 storyboards originais concebidos para os filmes “Kagemusha” (1980), “Ran” (1985), “Dreams” (1990), “Rhapsody in August”, “Madadayo” (1993) e “The Sea Watches” (2002). Antes de São Paulo, os storyboards só foram exibidos no Tókio Metropolitan Museum of Photography. A exposição fica em cartaz no Instituto Tomie Ohtake de 22 de outubro até 28 de novembro.

Ainda comemorando o centenário do cineasta japonês, a 34ª Mostra lança, em parceria com a editora Cosac Naify, o livro “À Espera do Tempo - Filmando com Akira Kurosawa”, de Teruyo Nogami, que foi produtora e assistente do diretor e estará presente para o lançamento do livro e abertura da exposição. Na programação da 34ª Mostra, os cinéfilos terão a chance de conferir também a exibição, em cópia restaurada, de um dos clássicos do cineasta, “Rashomon” (1950).

Outra exposição em destaque na 34ª Mostra é a intitulada Lugares, Estranhos e Quietos, que trará fotografias inéditas do cineasta alemão Wim Wenders. A exposição será realizada no Masp, de 20 de outubro a 9 de janeiro de 2011. Dentro da programação da 34ª Mostra, em parceria com a editora Imprensa Oficial, o evento lança o livro de fotos de Wim Wenders. O cineasta alemão terá ainda a exibição de alguns dos títulos da sua filmografia na programação da 34ª Mostra, entre eles “Paris, Texas” e “Asas do Desejo”.A abertura para convidados da 34ª Mostra será com o filme “O Estranho Caso de Angélica”, no dia 21 de outubro, às 20h30, no Auditório Ibirapuera. Dirigido pelo mestre Manoel de Oliveira, cineasta português que estará presente na noite de abertura do evento, o longa-metragem é uma coprodução da Mostra e abriu a seção Un Certain Regard, no Festival de Cannes 2010. O filme narra a história de Issac, um jovem fotógrafo que certa noite recebe uma ligação urgente de uma família rica para tirar a última foto de Angélica, a filha do casal que morreu poucos dias depois de seu casamento. Ele se apaixona pela imagem de Angélica, que passa a persegui-lo à exaustão. “O Estranho Caso de Angélica” foi idealizado por Oliveira como um projeto para ser realizado logo depois da Segunda Guerra Mundial com o pensamento nas conseqüências do nazismo, mas foi impedido de ser levado adiante graças às intervenções do salazarismo.

No comments: