Tuesday, January 25, 2011

Indicações 2011: para a Academia, a realidade sempre supera a imaginação

por Ana Maria Bahiana, Blog UOL - Hollywoodianas

"Então, gostaram das indicações? Já estão preparando seus palpites?

Eu fiquei pensando primeiro no poder de Julia Roberts. Duas semanas atrás, na reta final para a entrega das cédulas, ela deu uma pequena recepção em sua casa de Los Angeles, apenas para alguns bem escolhidos colegas do departamento de atores da Academia. O tema: Javier Bardem, amigo e colega de tela em Comer, Rezar, Amar. Julia pediu claramente o voto para Bardem nas indicações, por Biutiful _ e conseguiu. Tarde demais para os prêmios da Screen Actors Guild mas Bardem, muito merecidamente, foi para os Oscars.

Jacki Weaver (Animal Kingdom) não teve uma madrinha dessas, mas foi uma delicia ve-la indicada para melhor coadjuvante, e Michelle Williams como melhor atriz na vaga que, eu antecipava e temia, poderia ter sido de Hillary Swank. Bom também ver L’Ilusioniste na vaga que seria de Meu Malvado Favorito (ironicamente, outro produto da animação francesa) e o carinho (10 indicações!) com Bravura Indômita e os irmãos Coen (não credito a esnobada nos Globos exclusivamente ao gosto duvidoso dos meus colegas – a Paramount praticamente escondeu o filme.)

A questão Inception-A Origem merece um pouco mais de vagar. Certo que ele tem 8 indicações, no mesmo pé de A Rede Social. Certo que uma das indicações é para meljhor filme. Mas… ele se dirigiu sozinho? E se montou sozinho também? Ai se revelam as idiossincrasias do sistema atual de escolha dos Oscars _ existem 10 vagas para melhor filme, onde todo mundo vota; e 5 vagas nas outras categorias, onde votam apenas os departamentos. Isso deixa, automaticamente, 5 filmes como cidadãos de segunda classe, lembrados por estarem entre os melhores do ano sem que seus diretores possam ser igualmente reconhecidos.

Já me perguntaram no Twitter o que o Nolan fez para desagradar os colegas do Departamento de Diretores. Não tenho a menor ideia – seus companheiros da Directors Guild lhe deram a indicação, e muitos deles também são da Academia. Como expliquei no meu balanço para UOL Cinema, só posso atribuir isso à notória preferencia da Academia, em geral, pelo drama realista de época, e sua aversão ao cinema da imaginação – fantasia, sci-fi , terror e companhia. A correlação, tão comum na visão que a industria tem de si mesma, é que esses são gêneros para vender ingresso e pipoca, não para ganhar prêmio.

Agora, é ver como se resolve a disputa entre o príncipe gago e o nerd anti-social, ou como duas diferentes tecnologias – o rádio e a internet- mudaram o modo como nos relacionamos uns com os outros. "

Oscar 2011 - Melhor Filme/Direção

Oscar 2011 - Melhor Ator/Atriz

Oscar 2011 - Melhor Ator/Atriz Coadjuvante

Oscar 2011 - Melhor Filme Estrangeiro III

Oscar 2011 - Melhor Filme de Animação

Oscar 2011 - Melhor Montagem, Fotografia e Roteiro

Oscar 2011 - Melhor Direção de Arte, Maquiagem e Figurino

Oscar 2011 - Melhores Efeitos Visuais III

Oscar 2011 - Melhor Som, Efeitos Sonoros, Trilha Sonora e Canção Original

Oscar 2011 - Melhor Documentário Longa Metragem - II


A partir da lista com 15 semifinalistas,a Academia surpreendeu ao não-relacionar entre os finalistas o filme Waiting for Superman, de Davis Guggenheim, que ganhou o prêmio de Melhor Produção - Documentário no Producers Guild Awards e no Critics' Choice Movie Awards.

Com o principal favorito fora do páreo, Exit Through the Gift Shop, de Banksy, que venceu o New York Film Critics OnLine, o Chicago Film Critics Awards e o Washington D.C. Area Film Critics Association passou a ser o candidato mais premiado na temporada pré-Oscar. Mas é bom lembrar que na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo o filme chegou a concorrer ao prêmio de Melhor Documentário, mas foi derrotado por "Jardim Sonoro".

Gasland, de Josh Fox, ganhou o Prêmio Especial do Juri de Melhor Documentário no Festival de Sundance.

Inside Job, de Charles Ferguson, é o segundo trabalho do diretor, e também o segundo a ser indicado ao Oscar. Em 2008, ele concorreu por "No End in Sight".

Restrepo, de Tim Hetherington e Sebastian Junger, ganhou o Satellite Awards de Melhor Documentário e dividiu o National Board of Review de Melhor Documentário com outros quatro filmes, entre eles, Inside Job. Também ganhou o Grande Prêmio do Juri - Documentário no Festival de Sundance.

A boa notícia para os brasileiros é a inclusão entre os finalistas de Lixo Extraordinário, filme sobre o trabalho do artista plástico Vik Muniz que é uma co-produção Brasil/EUA. O filme tem direção de Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley.

Oscar 2011 - Melhor Documentário Curta Metragem II

Killing in the Name, de Jed Rothstein
Poster Girl, de Sara Nesson
Strangers No More, de Karen Goodman e Kirk Simon

Sun Come Up, de Jennifer Redfearn e Tim Metzger
The Warriors of Qiugang, de Ruby Yang

Oscar 2011 - Melhor Curta-Metragem de Animação

Os 5 Finalistas são:

The Gruffalo - dirigido por Jakob Schuh e Max Lang
Day & Night - dirigido por Teddy Newton
Let’s Pollute - escrito, desenhado e animado por Geefwee Boedoe
The Lost Thing - dirigido por Shaun Tan and Andrew Ruhemann
Madagascar, Carnet de Voyage (Madagascar, Um Diário de Viagem) - dirigido por Bastien Dubois
Também chegaram entre os 10 semifinalistas:

Sensology - produzido e dirigido por Michel Gagne
The Silence beneath the Bark - dirigido por Joanna Lurie
Urs - dirigido por Moritz Mayerhofer
The Cow Who Wanted to Be a Hamburger - dirigido por Bill Plympton
Coiote Falls - dirigido por Matthew O’Callaghan e produzido por Sam Register

Oscar 2011 - Melhor Curta-Metragem Live Action

Os 5 Finalistas são:

Wish 143 dirigido por Ian Barnes e produzido por Samantha Waite (Swing and Shift Films/Union Pictures)
The Confession - dirigido por Tanel Toom (National Film and Television School)
The Crush - dirigido por Michael Creagh (Purdy Pictures)
God of Love - dirigido por Luke Matheny (Luke Matheny)
Na Wewe - dirigido por Ivan Goldschmidt (CUT!)
Também chegaram entre os 10 semifinalistas:

Seeds of the Fall - dirigido por Patrik Eklund, e produzido por Mathias Fjellstrom (Direktorn & Fabrikorn)
Shoe dirigido por Nick Kelly e produzido por Seamus Byrne (Zanita Films)
The Six Dollar Fifty Man dirigido por Mark Albiston e Louis Sutherland (Sticky Pictures Ltd.)
Sma Barn, Stora Ord (Pequenas Crianças, Grandes Palavras) dirigido por Lisa James Larsson e produzido por Andreas Emanuelsson (Bob Film Sweden AB)
Ana’s Playground - dirigido por Eric D. Howell (StoryForge, LLC)