Sunday, June 23, 2013

Drive-In

O drive-in é um local de serviços que para obtê-los o cliente não precisa sair do carro.
Na Europa o termo drive-in se estabeleceu para descrever todos os serviços onde o cliente é servido ficando sentado no carro. Estes serviços são oferecidos por bancos, farmácias, supermercados, cinemas e redes de fast-food, como Burger King ou a marca McDrive da McDonald's ou em restaurantes take-away.
Nos Estados Unidos da América o termo drive-in é empregado para serviços no qual o cliente é encorajado a (no caso de fast-food) consumir o produto enquanto fica estacionado no local. O termo drive-through é empregado para serviços no qual o cliente é encorajado a deixar o local com o carro e a comida.
No Brasil o termo drive-in é também um local destinado a realização do ato sexual dentro de um carro. A prática é realizada por pessoas que tem o fetiche de transar dentro do carro num local permitido, visto que praticar sexo em via pública é crime.
O cinema drive-in foi criado em 1933 pelo magnata da indústria química Richard M. Hollingshead Jr. que abriu a primeira em Pennsauken Township, New Jersey.
A moda dos drive-in movie theatre atingiu seu ápice na virada dos anos 1950 para os 60, quando haviam em torno de 4.000 estabelecimentos deste tipo em todos os EUA.
A decadência dos drive-in deu-se devido a chegada dos novos conceitos de Home Video e Multiplex, além da questão imobiliária, já que eram necessários terrenos bons e espaçosos que seriam utilizados somente em alguns dias e horários (não haviam sessões em dias de chuva e muitos só funcionavam em finais de semana e em horários noturnos - os horários diurnos eram destinados a feiras e circos).

Após um período em que os drive-in tiveram sua imagem desassociada dos filmes-família e se aproximaram de filmes pornográficos ou ultra-violentos, nos anos 2000 os drive-in voltaram a tentar conquistar espaços, associando-se a parques de diversão, hipermercados e fazendo sessões duplas e triplas de lançamentos para toda a família.
É o caso do West Wind, que tem estabelecimentos no Arizona, Nevada e Califórnia.

No comments: