Tuesday, July 09, 2013

Viver

(IKIRU (生きる) , 'To Live', Japão, 1952)
143 min.
Direção: Akira Kurosawa
Elenco: Takashi Shimura (Kanji Watanabe), Shinichi Himori (Kimura), Haruo Tanaka (Sakai), Minoru Chiaki, Miki Odagiri, Bokuzen Hidari,
Sinopse: Em Tóquio, Kanji Watanabe é chefe de uma seção de serviços públicos destinada a direcionar a população para o atendimento de suas petições à repartição mais adequada, ou seja, é chefe de uma seção cuja função é puramente burocrática e sem sentido.
Assim como seu trabalho, a existência de Watanabe-San é burocrática e sem sentido.
Quando recebe a notícia de que está com úlcera, Watanabe-San logo percebe que o médico está escondendo uma doença ainda mais grave em seu diagnóstico: ele estaria com cãncer no estômago e só tem mais 6 meses de vida.
A proximidade da morte leva o viúvo Watanabe-San a fazer um balanço de sua vida, da inutilidade de seus 30 anos no serviço público e de sua relação ausente com o filho, Mitsuo.
Watanabe-San retira 50 mil ienes de sua conta e decide gastá-los, mas nem sabe como fazer isto. Numa conversa de bar surge um "Mefistófeles" que leva Watanabe a parques de diversões, casas de prostituição, saquê-bares e clubes dançantes.
No dia seguinte Watanabe-San encontra uma jovem colega de trabalho que está querendo se demitir devido à rotina maçante do escritório. Como ela precisa da autorização dele para efetivar sua demissão, eles vão juntos à casa dele e depois passam o dia juntos, gerando boatos maldosos sobre uma suposta relação amorosa entre eles.
Watanabe-San toma então a decisão de como viverá seus últimos meses de vida.

No comments: