Monday, March 07, 2016

The Founder

(EUA, 2016)
Direção: John Lee Hancock
Elenco: Michael Keaton, Linda Cardellini, Patrick Wilson, Nick Offerman, Laura Dern
Sinopse: No ano de 1954, Raymond Albert Kroc (Michael Keaton), um anônimo vendedor de máquinas de milk shakes, entra numa lanchonete em San Bernardino, Califórnia, EUA, para entregar aos irmãos McDonalds, Dick e Mac, duas destas máquinas misturadoras, e o mundo dos negócios nunca mais seria o mesmo. Ali começa uma revolução na maneira de fazer negócios, que se espalharia por todos os continentes nas próximas décadas, criando uma indústria bilionária.
Com cardápio conciso e uma espécie de linha de produção em que eram preparados os alimentos, a eficiência da operação usada chamou a atenção de Ray Kroc, que rapidamente calculou as possibilidades financeiras de espalhar centenas de restaurantes como aquele pelo país.
Os irmãos não tinham interesse em fazer isso, porém, venderam a Ray os direitos para que ele comercializasse o método McDonald’s. Em 1955 ele fundou a McDonald's Corporation, tornando-se seu presidente. Cinco anos depois, o sucesso financeiro das franquias foi tanto, que Ray comprou os direitos exclusivos para o nome McDonald's, adquirindo ainda a parte que pertencia aos irmãos Dick e Mac. No ano de 1958, a rede de restaurantes já havia vendido 100 milhões de hambúrgueres. Dez anos depois, esse número já passava de um bilhão.
Automação, padronização e disciplina dos processos foram os diferenciais introduzidos pelo empreendedor. Ele queria construir um sistema de restaurantes que fosse famoso pela consistência na comida, alta qualidade e métodos uniformes de preparação. Investiu em treinamentos para os franqueados, assegurando-se de que eles estavam dispostos a manter o padrão da empresa.
Apesar das críticas ao conteúdo nutricional do que é servido no McDonald’s, o modelo de Kroc provou-se extremamente lucrativo. A rigidez dos padrões seguidos por todas as franquias fez com que o restaurante fosse o mesmo em qualquer lugar do mundo, o que o tornou sucesso global. Até quase sua morte, em 1984, Ray trabalhava diligentemente; deixou restaurantes em 31 países e uma empresa avaliada em US$ 8 bilhões.



Michael Keaton tem sido o "pé de coelho" das últimas duas temporadas do Oscar. Os dois projetos em que atuou foram premiados com o prêmio de Melhor Filme: Birdman, em 2015, e Spotlight, em 2016.
A nova investida da carreira de Michael Keaton é o filme "The Founder", de John Lee Hancock (de "Um Sonho Possível" e "Walt nos Bastidores de Mary Poppins") que trata da trajetória do fundador do Mc Donald's, Ray Kroc.
12 anos depois do documentário "Super Size Me - A Dieta do Palhaço", de Morgan Spurlock, ter investigado os efeitos nocivos à saúde de uma dieta à base de lanchonetes de fast food, o Mc Donald's volta às telas de cinema, agora sob outra ótica, completamente diferente.

No comments: