O BÚFALO DA NOITE
(El Bufalo de la Noche, Máxico, 2007)
Direção: Jorge Hernandez Aldana
Elenco: Diego Luna, Liz Gallardo
Sinopse: Gregorio é um rapaz esquizofrênico de 22 anos, que tem dois grandes amores: a namorada Tania e o melhor amigo Manuel, a pessoa em quem ele mais confia. Enquanto Gregorio entra e sai de hospitais psiquiátricos, Manuel e Tania passam a se encontrar secretamente. Ela decide terminar com Gregorio e começa a namorar Manuel. A amizade entre Manuel e Gregorio é rompida bruscamente. Tempos depois, os médicos dão alta a Gregorio. Numa tentativa de se reconciliar com Gregorio, Manuel vai visitá-lo. Eles se abraçam, demonstram carinho. Parece haver uma reconciliação. Dois dias depois, porém, Gregorio se suicida com um tiro na cabeça. Tomados de culpa e angústia, Manuel e Tania descem aos abismos da loucura e da desesperança. Dias depois da tragédia, Manuel recebe uma caixa deixada por Gregorio. Nela estão cartas, fotos e mensagens cifradas. Conforme desvenda os segredos, Manuel descobre uma verdade que leva o casal aos mesmos territórios obscuros em que Gregorio viveu. Perdido, Manuel tenta encontrar um sentido para sua vida. Encontra-o quando se dá conta da importância do amor.
Notas da Crítica:
Filipe Quintans, Almanaque Virtual: 4/5
Celso Sabadin, Cineclick: 7,5/10
Luiz Antonio Giron, Época: 7/10
Guilherme Erthal, Almanaque Virtual: 3/5
Mario Abbade, Almanaque Virtual: 3/5
Sergio Rizzo, Guia da Folha: 5,5/10
Suzana Uchôa Itiberê, SET: 5,5/10
Alysson de Oliveira, Cineweb: 2/5
Daniel Schenker, Almanaque Virtual: 2/5
Erico Borgo, Omelete: 2/5
João Marcelo Mattos, Almanaque Virtual: 2/5
Miguel Barbieri, Veja SP: 2/10
ÍNDICE NC: 5,29/12
JOGO DE CENA
(Brasil, 2007)
Direção: Eduardo Coutinho
Elenco: Marília Pêra, Fernanda Torres, Andréa Beltrão, Mary Sheyla, Gisele Alves Moura Débora Almeida, Sarita Houli Brumer, Lana Guelero, Jack Brown, Maria de Fátima Barbosa, Aleta Gomes Vieira, Marina D’Elia, Claudiléa Cerqueira de Lemos
Sinopse: Anúncio de jornal: "Convidamos mulheres com mais de 18 anos, residentes no Rio de Janeiro e que tenham histórias para contar para fazer um teste para um filme-documentário."
Depois de subir as escadas no escuro, Mary Sheyla chega ao palco de um teatro com poltronas vermelhas vazias. O diretor está do lado esquerdo do palco, atrás das câmeras e dos aparelhos de luz e captação de som. Mary se senta do lado direito e começa a falar a história de como sempre desejou ser atriz, desde pequena, quando sonhava em ser paquita da Xuxa, apesar de ser negra, e de como descobriu, assistindo a uma matéria no Vídeo Show, o grupo de Teatro "Nós do Morro", no bairro do Vidigal. Mary entrou no grupo apesar de não pertencer àquela Comunidade, aprendeu a interpretar e atualmente trabalha como atriz. A pedido do diretor, Mary recita uma fala da personagem Joana da peça Gota D´Água, de Chico Buarque.
Gisele Alves Moura chega ao palco ofegante. A história que ela começa a contar é sobre uma gravidez indesejada que a impediu de realizar seu sonho de morar em outro país. Gisele conta também como, anos depois de ter tido Taís, sua primeira filha, engravidou novamente e teve uma experiência traumática com seu filho Vítor. A história contada por Gisele com serenidade, apesar de conter aspectos trágicos, também é interpretada pela conhecida atriz Andréa Beltrão, que se emociona e chora durante a narrativa.
Débora Almeida, uma babá mineira, conta a história de seu relacionamento-relâmpago com o Despachante Maurício em São Paulo que originou sua filha.
A atriz Fernanda Torres conta a história do dia em que passou por uma grande aflição para compreender os simbolismos do candomblé com a ajuda de uma tia mãe de santo.
Sarita Houli Brumer fala com os nervos à flor da pele de sua dificuldade de relacionamento com sua filha que mora nos Estados Unidos, e de como ela se emociona com o filme Procurando Nemo. A atriz Marília Pêra interpreta o depoimento de Sarita e revela um segredo que utiliza quando precisa derramar lágrimas diante das câmeras: um líquido chamado "cristal japonês".
Lana Guelero conta a história de como a vida festiva que tinha com um casal de filhos foi abalada por uma tragédia, consequência da violência urbana.
Jack Brown fala de como é ser cantora de rap e lésbica.
Maria de Fátima Barbosa conta sobre suas experiências amorosas e reclama que "homem tá escasso no mercado".
Aleta Gomes Vieira conta a origem do seu nome, que era uma personagem da HQ do Príncipe Valente. Ela conta como foi que engravidou com 20 anos, sozinha e sem dinheiro, e como isso frustrou seus planos de viajar. Fernanda Torres, que interpreta o depoimento de Aleta, comenta como é difícil interpretar uma personagem real, que é como um parãmetro a ser alcançado, que não existe quando a personagem é fictícia.
Marina D’Elia, atriz de teatro (e agora também cinema), fala de uma imensa dificuldade de relacionamento que teve com seu pai, que queria que ela fosse médica, e de como a morte dele afetou-a profundamente.
Andréa Beltrão fala da saudade que sente do cheiro do perfume da babá Alcedina.
Claudiléa Cerqueira de Lemos conta a história de como a vida festiva que tinha com um casal de filhos foi abalada por uma tragédia, consequência da violência urbana.
Sarita Houli Brumer retorna para mudar a impressão de vida trágica que acha que deixou com seu depoimento anterior e fala da paixão dos pais por música, terminando por cantar "Se essa rua fosse minha".
Algumas são as mulheres que responderam ao anúncio, algumas são atrizes conhecidas, outras são atrizes desconhecidas. Alguns depoimentos são fatos narrados por quem os viveu, outros são interpretações dramáticas destes depoimentos. Mesmo nos depoimentos feitos por quem viveu os fatos narrados há interpretações dramáticas, porque há a intenção de interagir emocionalmente com o diretor, e em última instância, com o espectador. Há narrações de sonhos em alguns depoimentos, o que torna ainda mais intrigante a experiência de saber o que é verdade, o que é invenção, e se isso faz diferença ou não.
LINK PARA OS MELHORES FILMES DE 2007
ANTES SÓ DO QUE MAL CASADO
(The Heartbreak Kid, EUA, 2007)
Direção: Peter Farrelly e Bobby Farrelly
Elenco: Ben Stiller, Michelle Monaghan, Jerry Stiller, Malin Akerman, Carlos Mencia, Scott Wilson, Danny R. McBride.
Sinopse: Um homem está convencido de que finalmente encontrou a garota certa e por isso decide se casar o mais rápido possível. Mas já na lua-de-mel, durante o processo no qual vai descobrindo que sua esposa é um verdadeiro pesadelo, ele conhece a mulher dos seus sonhos.
Notas da Crítica:
Inácio Araujo, Guia da Folha: 4/4
Paulo Santos Lima, Folha Ilustrada: 4/4
Eduardo Valente, Paisà: 4/5
Sérgio Alpendre, Paisà: 4/5
Cassio Starling Carlos, Guia da Folha: 3/4
Gilberto Silva Jr., Contracampo: 3/4
Marina Person, Guia da Folha: 3/4
Sergio Rizzo, Guia da Folha: 3/4
Eduardo valente, Paisà: 3/5
Guilherme Martins, Paisà: 3/5
Raphaela Ximenes, Almanaque Virtual: 3/5
Tatiane Crescêncio, Cineplayers: 6/10
Thiago Vetromille, Pílula Pop: 60/100
Alexandre Koball, Cineplayers: 5/10
Carlos Eduardo Corrales, Delfos: 2,5/5
Christian Petermann, Guia da Folha: 2/4
Daniel Pilon, Pilog: 2/4
Rodrigo Salem, SET: 5/10
Filipe Furtado, Paisà: 1/5
Marcelo Hessel, Omelete: 2/5
Ruy Gardnier, Contracampo: 1/4
ÍNDICE NC: 6,17/21
LEÕES E CORDEIROS
(Lions for Lambs, EUA, 2007)
Direção: Robert Redford
Elenco: Robert Redford, Meryl Streep, Tom Cruise, Michael Pena, Derek Luke, Andrew Garfield
Sinopse: O que os americanos deveriam ter feito como resposta aos ataques do 11 de setembro?
Os americanos erraram no que fizeram? Em que?
Qual a parcela de culpa que os políticos tem neste erro?
Os jornalistas também tiveram sua culpa? Em que?
Como são os bastidores da formação da opinião pública?
E agora, o que fazer?
Washington, EUA.
O ambicioso senador republicano Jasper Irving tem sido cogitado para ser o novo candidato do partido para a sucessão do atual presidente. A jornalista Janine Roth, da rede de TV AXN, recebe um convite para uma reunião com o senador em seu gabinete. Ao chegar ao local, descobre que o congressista reservou uma hora para que ela ouça em primeira mão o plano que ele têm para uma nova forma de atuação das forças armadas americanas no combate ao Taliban e à Al-Qaeda no Afeganistão. O senador quer que a jornalista mude o enfoque das matérias que ela tem publicado sobre o assunto -ao invés de enfocar nos erros cometidos nos seis anos anteriores da ocupação americana no Iraque e no Afeganistão, ela publicaria uma matéria falando de uma nova estratégia militar, que consistiria na formação de "pontos de operação", grupos militares pequenos, que aos poucos minariam a resistência dos grupos terroristas - que já teriam criado uma rota de transporte de armamentos e tropas através do Irã, que por sua vez teria feito acordos nucleares com a Coréia do Norte. A nova operação militar americana seria iniciada com o desembarque de uma missão numa montanha coberta de neve no Afeganistão.
Enquanto o senador Irving dá sua entrevista no gabinete com ar-condicionado, os soldados americanos Arian Finch e Ernest Rodriguez caem de um helicóptero alvejado em solo afegão durante a operação criada pelo senador. Feridos e com pouca munição, aos poucos eles se vêem cercados pelo exército talibã que se aproxima cad vez mais do locoal onde eles estão.
Em sua sala na Universidade da Califórnia, o professor de Ciência Política Stephen Malley tenta convencer o aluno Todd a voltar a assistir e participar de suas aulas. Todd, que no começo do curso mostrou-se interessado quando o assunto eram as bases da ciência política e da filosofia grega, abandonou as aulas quando o curso passou a abordar a ação política prática.
Stephen Malley lembra-se de dois alunos que, antes do final do curso que faziam na Universidade, decidiram alistar-se como voluntários nas Forças Armadas e foram lutar no Afeganistão. Seus nomes? Arian Finch e Ernest Rodriguez.
Notas da Crítica:
Celso Sabadin, Cineclick: 8,5/10
Roberto Sadovski, SET: 8,5/10
André Gordirro, Almanaque Virtual: 4/5
Neusa Barbosa, Cineweb: 4/5
Marina Person, Guia da Folha: 3/4
Rodrigo Rosp, Cineplayers: 7,5/10
Luis Antonio Giron, Epoca: 7/10
Carlos Alberto Mattos, Almanaque Virtual: 3/5
Erico Borgo, Omelete: 3/5
Frini Georgakopoulos, Almanaque Virtual: 3/5
João Marcelo Mattos, Almanaque Virtual: 3/5
João Marcos Braga, Almanaque Virtual: 3/5
Mario Abbade, Almanaque Virtual: 3/5
Rodrigo Carreiro, do site Cine Reporter: 3/5
Cassio Starling Carlos, Guia da Folha: 2/4
Christian Petermann, Guia da Folha: 2/4
Miguel Barbieri, Veja SP: 5/10
Sergio Dávila, Guia da Folha: 2/4
Pablo Villaça, Cinema em Cena: 2/5
Rodrigo Campanella, Pílula Pop: 40/100
Rodrigo Fonseca, Almanaque Virtual: 2/5
Sandro Macedo, Guia da Folha: 3,5/10
Pedro Butcher, Guia da Folha: 1/4
Sergio Rizzo, Folha Ilustrada: 1/4
ÍNDICE NC: 5,73/24
MANDANDO BALA
(Shoot´Em Up, EUA, 2007)
Direção: Michael Davis
Elenco: Clive Owen, Monica Bellucci, Paul Giamatti, Greg Bryk, Stephen McHattie, Ramona Pringle, Jane McLean
Sinopse: Homem misterioso se vê obrigado a proteger um bebê recém-nascido de assassinos contratados para matá-lo. Apenas isso já seria um trabalho perigoso, mas ele ainda terá de lidar com prostitutas, engenharia genética, matadores de aluguel e bilionários.
Notas da Crítica:
Tony Tramell, Almanaque Virtual: 4/5
André Gordirro, SET: 7/10
Daniel Oliveira, Pílula Pop: 60/100
Marcelo Forlani, Omelete: 3/5
Pablo Villaça, Cinema em Cena: 3/5
Daniel Pilon, Pilog: 2/4
Sérgio Rizzo, Folha Ilustrada: 2/4
ÍNDICE NC: 6,14/7
PLANETA TERROR
(Planet Terror, EUA, 2007)
Direção: Robert Rodriguez
Elenco: Freddy Rodríguez (El Wray), Rose McGowan (Cherry Darling), Marley Shelton (Dra. Dakota Block), Josh Brolin (Dr. William Block), Michael Biehn (Xerife Hague),Naveen Andrews (Abby).
Sinopse: O casal de médicos William e Dakota Block é surpreendido no hospital por uma multidão de homens e mulheres cheios de feridas e mutilações, que vagam com um suspeito olhar perdido. Entre eles está Cherry, uma dançarina de boate cuja perna foi arrancada num ataque noturno. Com uma metralhadora no lugar da perna decepada, ela vai liderar, acompanhada por El Wray, um exército de inválidos assassinos. Eles avançarão sobre a cidade, deixando poucos desesperados sobreviventes num planeta de terror. Parte de Grindhouse, um filme duplo realizado a quatro mãos com Quentin Tarantino.
Notas da Crítica:
Carlos Eduardo Corrales, Delfos: 4,5/5
Erico Fuks, Cinequanon: 4/5
Fabio Yamaji, Cinequanon: 4/5
Frini Georgakopoulos, Almanaque Virtual: 4/5
João Marcelo Mattos, Almanaque Virtual: 4/5
Leonardo Luiz Ferreira, Almanaque Virtual: 4/5
Mario Abbade, Almanaque Virtual: 4/5
Rodrigo Carreiro, Cine Reporter: 4/5
Sergio Nunes, Cinequanon: 4/5
Tom Leão, Almanaque Virtual: 4/5
Cassio Starling Carlos, Guia da Folha: 3/4
Luiz Carlos Oliveira Jr., Contracampo: 3/4
Roberto Sadovski, SET: 7,5/10
Igor Costoli, Pílula Pop: 70/100
Paulo Roberto Selbach Junior, Baú de Filmes: 7/10
Marcelo Hessel, Omelete: 3/5
Marcia Schmidt, Cinequanon: 3/5
Rodrigo Fonseca, Almanaque Virtual: 3/5
Rogério Ferraraz, Cinequanon: 3/5
Christian Petermann, Guia da Folha: 2/4
Daniel Pilon, Pilog: 2/4
Filipe Furtado, Contracampo: 2/4
Francisco Guarnieri, Contracampo: 2/4
Marina Person, Guia da Folha: 2/4
Sérgio Dávila, Guia da Folha: 2/4
Sérgio Rizzo, Guia da Folha: 2/4
Fernando Watanabe, Cinequanon: 2/5
Rodrigo Zavala, Cineweb: 2/5
Inácio Araujo, Folha Ilustrada: 1/4
Marcelo Lyra, Cinequanon: 0/5
ÍNDICE NC: 6,23/30
Saturday, September 22, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment