Friday, September 28, 2007

Estréias de 16 de novembro de 2007

O MAGNATA
(Brasil, 2007)
Direção: Johnny Araújo
Roteiro de Chorão, com colaboração de Bráulio Mantovani e Messina Neto, baseado em idéia original de Chorão. Elenco: Paulo Vilhena (Magnata), Rosanne Holland (Dri), Chorão (Chorão), Marcelo Nova (Consciência do Magnata), Murilo Salles (Ricardinho), Priscila Sol (Rê), Chico Diaz (Dr. Ribeiro), Maria Luíza Mendonça (Mãe do Magnata), Juliano Cazarré (Cabeça), Chivitz (Chivitz), Allan Mesquita (The Flash),Radha (Radha), Tubarão (Ministro), Tiririca (Elvis Brown),mTaroba (Taroba),mMilhen Cortaz (Lúcio Flávio), João Gordo
Sinopse: Magnata (Paulo Vilhena) é um astro do rock que ganhou muito dinheiro com a carreira, mas que na verdade financia suas extravagâncias com o dinheiro deixado de herança por seu pai. Imaturo e deslumbrado com o sucesso, Magnata vê sua vida mudar após conhecer Dri (Rosanne Holland), por quem se apaixona. Mas no mesmo dia em que isto acontece Magnata comete o maior erro de sua vida, o que faz com que seus sonhos se tornem verdadeiros pesadelos.
Notas da Crítica:
Marcelo Hessel, Omelete: 2/5
Alysson Oliveira, Cineweb: 1/5
André Tag, Almanaque Virtual: 1/5
Leonardo Luiz Ferreira, Almanaque Virtual: 1/5
Mário Abbade, Almanaque Virtual: 1/5
Sérgio Martins, SET: 0/10


CRIMES DE AUTOR
(Roman de Gare, França, 2007)
Direção: Claude Lelouch
Elenco: Dominique Pinon (Pierre Laclos / Louis), Fanny Ardant (Judith Ralitzer), Audrey Dana (Huguette), Michèle Bernier (Florence), Myriam Boyer (Mãe de Huguette), Boris Ventura (Alain), Cyrille Eldin (Paul), Marine Royer (Patricia), Zinedine Soualem (Comissário)
Sinopse: Judith Ralitzer (Fanny Ardant) é uma escritora popular, que está em busca de personagens para seu próximo livro. Paralelamente um serial killer fugiu de um presídio de segurança máxima e Huguette (Audrey Dana), a cabeleireira de um luxuoso salão de Paris, decide mudar de vida. Os destinos deles se encontrarão, mudando a vida de todos.
Notas da Crítica:
Inácio Araujo, Guia da Folha: 3/4
Marina Person, Guia da Folha: 3/4
Sergio Rizzo, Guia da Folha: 3/4
Suzana Amaral, Guia da Folha: 3/4
Alysson Oliveira, Cineweb: 3/5
Anderson Vitorino, Almanaque Virtual: 3/5
Erico Borgo, Omelete: 3/5

Christian Petermann, Guia da Folha: 2/4
Cassio Starling Carlos, Guia da Folha: 0/4
ÍNDICE NC: 5,89/9

A NOIVA PERFEITA
(Prête-moi ta main, França, 2006)
Direção: Eric Lartigau
Elenco: Alain Chabat, Charlotte Gainsbourg, Bernadette Lafont, Wladimir Yordanoff, Grégoire Oestermann, Véronique Barrault
Sinopse: Luis (Alain Chabat) é um solteirão de 43 anos, feliz e bem-sucedido. Sua mãe e irmãs começam a pressioná-lo para casar. Ele contrata uma falsa noiva (Charlotte Gainbourgh), mas o arranjo não sai como o esperado.
Notas da Crítica:
Érico Borgo, Omelete: 3/5
Neusa Barbosa, Cineweb: 3/5

A CASA DE ALICE
(Brasil, 2007)
Direção: Chico Teixeira
Elenco: Carla Ribas, Berta Zemel, Vinicius Zinn, Ricardo Vilaça, Zé Carlos Machado, Felipe Massuia
Sinopse: Alice trabalha como manicure num salão de beleza e vai levando a vida. Ela acredita que esse é o seu destino. Aos 40 anos de idade, divide a casa com seu marido, o taxista Lindomar, seus três filhos jovens e ariscos e sua mãe Jacira, que frequentemente recorre a trabalhos e simpatias para tentar resolver os problemas. Depois de 20 anos de casamento, nem Lindomar nem Alice esperam grandes emoções a dois. O casal está naquela fase em que nem um esforço de sedução por parte de Alice funciona mais. Pelo contrário, é motivo para um desalento ainda maior. E as coisas sempre podem piorar.
Bastidores: O filme recebeu o Prêmio Especial do Júri para a atriz Carla Ribas no festival de Miami, foi considerado o Melhor Filme no festival de Friburgo, na Suíça, e Prêmio Especial do Júri, Atriz e Crítica no festival de Guadalajara, no México, todos em 2007.
Notas da Crítica:
Anahi Borges, Cinequanon: 4/5
Daniel Oliveira, Pílula Pop: 80/100
Elie Politi, Cinequanon: 4/5
Filipe Quintans, Almanaque Virtual: 4/5
Leonardo Mecchi, Cinequanon: 4/5
Neusa Barbosa, Cineweb: 4/5
Sergio Nunes, Cinequanon: 4/5

Angela Andrade, Cinequanon: 3/5
Erico Fuks, Cinequanon: 3/5
Fernando Watanabe, Cinequanon: 3/5
Marcelo Hessel, Omelete: 3/5
Alfredo Sternhein, SET: 5/10
Marcelo Miranda, Contracampo: 2/4
Filipe Furtado, Contracampo: 2/4
Cesar Zamberlan, Cinequanon: 2/5
Eduardo Valente, Paisà: 2/5
Marcelo Miranda, Cinequanon: 2/5
Leonardo Luiz Ferreira, Paisà: 1/5
Sérgio Alpendre, Paisà: 1/5
Ruy Gardnier, Contracampo: 0/4
Sergio Alpendre, Contracampo: 0/4
ÍNDICE NC: 4,62/21

DEU A LOUCA NA CINDERELA
(Happily N’Ever After, EUA, 2007)
Direção: Paul J. Bolger
Vozes (na versão original) de Sarah Michelle Gellar, Sigourney Weaver, Andy Dick, Jill Talley, Jon Polito, Freddie Prinze Jr., Phil Proctor
Sinopse: A animação começa quando Frieda, a madrasta da Cinderella, se cansa do equilíbrio entre o bem e o mal no mundo dos contos de fadas. Ela se une a outros vilões para derrubar os mocinhos. Cinderella (ou apenas Ella) começa a história como a típica dama em apuros, mas é obrigada a se unir ao Príncipe Encantado para defender seu universo. Ella ainda tem a ajuda de Rick, o lavador de pratos do palácio que é, secretamente, seu grande amor.
Inspirado no clássico dos Irmãos Grimm 'Fairy Tales'.
Notas da Crítica:
Amanda Pontes, Cinema com Rapadura: 2/10
Brian Orndorf, Omelete: 1/5
Rodrigo Zavala, Cineweb: 1/5
Tony Tramell, Almanaque Virtual: 1/5

MUTUM
(Brasil, 2006)
Direção: Sandra Kogut
Roteiro: Ana Luíza Martins Costa e Sandra Kogut, baseado em livro de João Guimarães Rosa. Elenco: Thiago da Silva Mariz (Thiago), Wallison Felipe Leal Barroso (Felipe), João Miguel (Pai), Izadora Fernandes (Mãe), Rômulo Braga (Tio Terez), Paula Regina Sampaio da Silva (Rosa), Maria das Graças Leal de Macedo (Vó Izidra), Maria Juliana Souza de Oliveira (Juliana), Brenda Luana Rodrigues Lima (Brenda), João Vitor Leal Barroso (João Vitor), Pedro Trovão (Vaqueiro Jé), Luiz Carlos Vasconcelos (Seu Aristeu), Flávio Bauraqui (Seu Deográcias), Raimundo Nonato Soares da Silva (Luisaltino), Onilo José de Souza (Vaqueiro Onilo), Wellington Fernando de Aguiar (Patori), Eduardo da Luz Moreira (Homem da cidade)
Sinopse: "Um certo Miguilim morava com sua mãe, seu pai e seus irmãos, longe, longe daqui, muito depois da vereda-do-Frango-d'Água e de outras veredas sem nome ou pouco conhecidas, em ponto remoto, no Mutum. No meio dos Campos Gerais, mas num covão em trecho de matas, terra preta, pé de serra. Miguilim tinha oito anos. Quando completara sete, havia saído dali, pela primeira vez: o Tio Terêz levou-o a cavalo, à frente da sela, para ser crismado no Sucuriju, por onde o bispo passava. Da viagem, que durou dias, ele guardara aturdidas lembranças, embaraçadas em sua cabecinha. De uma, nunca pôde se esquecer: alguém, que já estivera no Mutum, tinha dito: " - É um lugar bonito, entre morro e morro, com muita pedreira e muito mato, distante de qualquer parte; e lá chove sempre... " (Trecho de Campo Geral, de João Guimarães Rosa, publicado em 1956).
Tiago (o Miguilim de Guimarães Rosa) é um menino de dez anos que vive numa fazenda de gado com sua família em Mutum, no sertão nordestino. Cheio de questões a respeito da vida e do mundo nebuloso dos adultos, com suas traições, violências e silêncios., Thiago recorre ao irmão Felipe, mais novo que ele, para tentar obter algumas respostas, já que parece o único que lhe dá ouvidos:
-Felipe, é errado não gostar de algum parente ? Vai pro inferno se não gostar ?
-Felipe, onde fica o mar ? Como ele é ?
-Felipe, por que o pai bate na mãe ? Por que o tio Têrez foi embora ? Ele vai voltar ?
Tiago gosta de brincar, de inventar histórias, de pegar passarinho, de andar a cavalo e se sente importante quando recebe alguma tarefa "especial", como levar a marmita para o pai, que trabalha na roça, na hora do almoço.
Tem bastante bicho em Mutum. De criação, tem vaca, cavalo, cachorro, galinha e papagaio. No mato, tem mico estrela, coruja, todo tipo de passarinho, inseto e aranha que se pode imaginar.
O pai de Tiago é todo enfezado. Por qualquer coisa, põe o menino de castigo. Quando o pai está em casa, todos ficam em silêncio, só se ouve o murmúrio e os granhidos dos bichos.
A mãe de Tiago é carinhosa e atenciosa. De vez em qaundo ela diz algumas coisas enigmáticas como quando o menino perguntou:
-Mãe, como é que a gente sabe que uma coisa é certa ou errada?
-Ah, meu filhinho, tudo o que a gente acha muito bom mesmo fazer, se gosta demais, então já pode saber que é malfeito...
Bastidores: - Ganhou o troféu Redentor de Melhor Filme, no Festival do Rio.
LINK PARA OS MELHORES FILMES DE 2007


A LOJA MÁGICA DE BRINQUEDOS
(Mr. Magorium’s Wonder Emporium, EUA, 2007)
Direção: Zach Helm
Elenco: Dustin Hoffman, Natalie Portman, Jason Bateman, Zachary Mills, Ted Ludzik
Sinopse: O que você faria dentro da loja de brinquedos mais fantástica do mundo?
Sim, ela existe. É a loja mágica de brinquedos do Sr. Magorium (Dustin Hoffman), um incrível senhor de 243 anos de idade. Tudo lá parece ter vida e a única condição que se pede é muito simples: você precisa acreditar para ver. Quando o Sr. Magorium decide se aposentar e deixar a loja para a encantadora Molly (Natalie Portman), coisas estranhas passam a acontecer. Prepare-se para uma história incrível, onde todos são convidados para um mundo de magia e fantasia.
Notas da Crítica:

Carlos Eduardo Corrales, Delfos: 5/5
Beatriz Diogo, Cinema com Rapadura: 8/10

Celso Sabadin, Cineclick: 7/10
Luis Antonio Giron, Época: 7/10
Pablo Villaça, Cinema em Cena: 6,5/10
Suzana Uchôa Itiberê, SET: 6,5/10
Alysson Oliveira, Cineweb: 3/5
Emilio Franco Jr., Almanaque Virtual: 3/5
Fanny Lopes, Multiply: 3/5
Joaquin R. Fernandez, La Butaca: 3/5
Rodrigo Carreiro, Cine Reporter: 3/5

Marcelo Hessel, Omelete: 2/5
Miguel Barbieri Jr., Veia SP: 2/5

ÍNDICE NC: 6,35/13

OS DONOS DA NOITE
(We Own the Night, EUA, 2007)
Direção: James Gray
Elenco:
Joaquin Phoenix, Mark Wahlberg, Eva Mendes, Robert Duvall, Alex Veadov, Dominic Colon
Sinopse: Nova York, 1988. Uma nova droga está invadindo a cidade, seguida da mais feroz e aterradora onda de crimes já vista. Superada em número de homens e em armas pelos novos gângsteres, a polícia perde em média dois dos seus a cada mês. É uma guerra declarada que ameaça tanto culpados quanto inocentes. Bobby Green (Joaquin Phoenix) está num fogo cruzado. Ele é o gerente de uma discoteca freqüentada por gângsteres como Vadim Nezhinski (Alex Veadov). Bobby pretende manter-se afastado e não se envolver. Apesar do estilo de vida amoral e hedonista, ama sua noiva Amanda (Eva Mendes) e sonha abrir sua própria discoteca no Brooklyn. Mas Bobby tem um segredo muito bem guardado. Seu irmão é o tenente de polícia Joseph Grusinsky (Mark Wahlberg), que segue os passos de seu pai, o lendário chefe de polícia Burt Grusinsky (Robert Duvall). Bobby não se dá bem com eles e a relação piora quando seu pai o adverte que é uma guerra e que ele deverá decidir de que lado está. Sua posição de neutralidade acaba quando ferem gravemente seu irmão e descobre que seu pai poderia ser o próximo. Ele entende que só estarão seguros quando a organização de Nezhinski for destruída e une-se a seu irmão para um ataque ao grupo. Juntos, tentarão fazer seus o lema que a polícia de Nova York tinha nos anos 80: “We own the Night”.
Link para os Melhores Filmes de 2007

Grupo Corpo 30 Anos - Uma Família Brasileira
(Brasil, 2007)
Documentário - 75 min.
Direção: Fábio Barreto e Marcelo Santiago.
Sinopse: O processo de criação da iniciativa que reúne 5 irmãos em torno do sonho de criar uma companhia de dança contemporânea brasileira, o Grupo Corpo.
Notas da Crítica:
Cristian Jafas, Almanaque Virtual: 3/5

No comments: