Sunday, October 07, 2007

Estréias de 23 de novembro de 2007

ANGEL-A
(França, 2005)
Direção: Luc Besson
Elenco: Jamel Debbouze, Rie Rasmussen, Gilbert Melki, Serge Riaboukine, Akim Chir, Eric Balliet, Loïc Pora, Venus Boone, Jérôme Guesdon, Michel Bellot.
Sinopse: As muitas dívidas de Andre, um zé-ninguém de 28 anos, o mantém preso a perigosíssimos gângsteres. Prestes a cometer suicídio atirando-se de uma das mais altas pontes de Paris, Andre nota a presença de um outro suicida - na verdade outra, uma linda loura. Depois de resgatá-la das turbulentas águas que correm sob a ponte, Andre e a misteriosa mulher descobrem que ambos têm muito mais coisas em comum do que imaginam.
Filmado em preto-e-branco, o filme marca o retorno de Luc Besson à direção depois de uma ausência de seis anos.
Notas da Crítica:
Marcelo Hessel, Omelete: 1/5

LADY CHATTERLEY
(Bélgica/ França/ Reino Unido, 2006)
Direção: Pascale Ferran
Elenco: Marina Hands, Jean-Louis Coullo'ch, Hippolyte Girardot, Hélène Alexandridis, Hélène Fillières, Bernard Verley, Sava Lolov, Jean-Baptiste Montagut
Sinopse: Aos 23 anos, Constance Reide se casa com o irresistível Clifford Chatterley, universitário de Cambridge, tenente e proprietário de uma mina. A lua-de-mel é breve. Corre o ano de 1917 e Clifford é rapidamente chamado para lutar na guerra. Quando volta do front, é um homem arrasado, condenado a passar o resto da vida numa cadeira de rodas. O jovem casal muda-se para Wragby, uma das propriedades da família Chatterley. Constance relembra a vida de solteira, quando passava o tempo com artistas e estudantes de sua idade e viajava por vários países. Agora ela se sente sozinha e isolada num ambiente rural e entediante. Mas um caçador de animais de classe social inferior desperta o desejo em Lady Chatterley. Parkin não acredita que ela o queira como amante, por ser um homem tão simples.
Nova adaptação do clássico romance de D.H. Lawrence.
LINK PARA OS MELHORES FILMES DE 2007

O REINO
(The Kingdom, EUA, 2007)
Direção: Peter Berg
Elenco: Jamie Foxx, Jennifer Garner, Jason Bateman, Chris Cooper, Andrew Esposito.
Sinopse: O filme traz a história de um grupo de agentes do governo americano que trabalha no Oriente Médio para investigar um recente bombardeio, mas acaba correndo perigo. Na difícil tarefa de encontrar os verdadeiros culpados, o líder da missão terá de armar uma estratégia mirabolante para passar por cima dos obstáculos culturais e das burocracias do outro lado do mundo.
Notas da Crítica:
Filipe Furtado, Paisà: 4/5
Francisco Guarnieri, Paisà: 4/5
Roberto Sadovski, SET: 8/10
Marcelo Forlani, Omelete: 3/5
Pablo Villaça, Cinema em Cena: 3/5
Guilherme Martins, Paisà: 2/5
Rodrigo Zavala, Cineweb: 2/5
Sérgio Alpendre, Paisà: 1/5
ÍNDICE NC: 5,75/8

VIAGEM A DARJEELING
(Darjeeling Limited, EUA, 2007)
Direção: Wes Anderson
Roteiro de Roman Coppola, Wes Anderson e Jason Schwartzman. Elenco: Natalie Portman, Bill Murray, Owen Wilson, Adrien Brody, Jason Schwartzman, Anjelica Huston, Roman Coppola, Amara Karan e Camilla Rutherford.
Sinopse: Após a morte do pai Jimmy Whitman, atropelado por um táxi, os irmãos Francis (Owen Wilson), Peter (Adrien Brody) e Jack (Jason Schwartzman) não se falam há um ano. Eles decidem realizar uma viagem de trem pela Índia, na intenção de se reconciliarem, acabar com a barreira de desconfiança existente entre eles e buscarem experiências espirituais.
Francis, o irmão mais velho, parece ser o mais empolgado com a "jornada" a bordo do trem "Darjeeling Limited". Com o rosto cheio de ferimentos, ataduras de esparadrapo e um dente quebrado, por causa de uma tentativa de suicídio com moto, ele é do tipo dominador, que decide o que os outros vão comer no restaurante, qual vai ser o itinerário e o que fazer nas paradas. Tem até um assistente de viagem, Brendan, que providenciaria as reservas em hotéis, as passagens e os contatos telefônicos.
Peter, o irmão do meio, quase perdeu o trem no dia do embarque. Teve que correr muito para embarcar na viagem. Peter ficou com os óculos escuros e a navalha de barbear que pertenceram ao pai, o que provocou protestos de Francis, que acha que "eles pertencem aos três". A rivalidade entre Peter e Francis aumentou ainda mais quando Peter pegou o cinto marrom de Francis sem pedir. Peter está prestes a ser papai mas não está muito animado com isso.
Jack, com seu bigodinho de conquistador romântico, é o irmão que tenta contemporizar a rivalidade entre Francis e Peter. Jack logo se envolve com Rita, a comissária de bordo, que serve suco de lima doce no início da viagem. Ele planeja retornar da Índia antes dos demais, mas será impedido por Francis, que confisca seu passaporte. Jack é escritor, descobriu a senha da ex-namorada e a cada oportunidade resgata mensagens na caixa postal eletrônica dela, pois quer saber o que ela anda fazendo sem ele.
Francis guarda segredo sobre o real objetivo da viagem: reencontrarem-se com a mãe Patricia Whitman, que não vêem desde que ela partiu para as montanhas do Himalaia onde isolou-se num monastério e ajuda as populações carentes das aldeias indianas, assustadas com ameaças como um tigre que está à solta na região.
Link para os Melhores Filmes de 2007

O ASSASSINATO DE JESSE JAMES
(Assassination of Jesse James by Coward Robert Ford, EUA, 2007)
Direção: Andrew Dominik
Elenco: Brad Pitt, Casey Affleck, Adam Arlukiewicz, Dustin Bollinger, Julie Boucher, Lauren Calvert, Zooey Deschanel, Garret Dillahunt, Tanis Dolman
Sinopse: Muitos livros foram escritos e muitas histórias foram contadas sobre o mais famoso bandido norte-americano. Para aqueles que ele roubou e aterrorizou e para os familiares daqueles que ele admitiu ter assassinado, Jesse James pode ter sido apenas um criminoso. Mas artigos de jornais sensacionalistas e romances populares narraram façanhas de sua gangue nos anos 1870. Jesse foi objeto de adoração e admiração. Ele foi uma espécie de Robin Hood, pois seus alvos eram bancos e donos de ferrovias que tiravam vantagem de pobres fazendeiros. Um de seus principais admiradores era Robert Ford, um rapaz que dedicou a vida ao sonho de um dia andar ao lado de seu ídolo. Ele nunca poderia imaginar que a história o classificaria de “o sujo covarde” que atirou em Jesse pelas costas. Como eles se tornaram amigos? O que aconteceu entre eles nos dias e nas horas antecedentes ao disparo que poria fim na vida de um homem e definiria e resumiria a vida de outro?
A versão mostrada pelo filme é baseada no livro homônimo de Ron Hansen, em que Jesse James é morto por Robert Ford, membro de sua própria gangue.
Bastidores: Brad Pitt, no papel de Jesse James, conquistou a Copa Volpi de melhor ator no festival de Veneza 2007.
Notas da Crítica:
Demas, Cine Dema(i)s: 10/10
Filipe Quintana, Almanaque Virtual: 5/5
Rodrigo Fonseca, Almanaque Virtual: 5/5
Yves Moura, Almanaque Virtual: 5/5
Roberto Sadovski, SET: 9/10

Celso Sabadin, Cineclick: 8,5/10
Alex Xavier, Guia do Estadão: 8/10
Erico Borgo, Omelete: 4/5
Neusa Barbosa, Cineweb: 4/5
Laís Cattassini, Cinema com Rapadura: 8/10
Ary Monteiro Jr., Cineplayers: 7,5/10

Miguel Barbieri, Veja SP: 7,5/10
Sandro Macedo, Guia da Folha: 7,5/10
Carlos Heli de A., Jornal do Brasil: 7/10
Luis Antonio Giron, Epoca: 6,5/10
João Marcelo Mattos, Almanaque Virtual: 3/5
Leonardo Luiz Ferreira, Almanaque Virtual: 3/5
Mário Abbade, Almanaque Virtual: 3/5
Humberto Pereira da Silva, Revista de Cinema: 3/5
Suzana Amaral, Guia da Folha: 2/4
Alexandre C. dos Santos, Paisà: 2/5
Guilherme Martins, Paisà: 2/5
Sergio Alpendre, Paisà: 2/5
Pedro Butcher, Folha Ilustrada: 1/4

Carlos Eduardo Corrales, Delfos: 1/5
Filipe Furtado, Paisà: 1/5
Cassio Starling Carlos, Guia da Folha: 0/4
ÍNDICE NC: 6,42/27

No comments: