Friday, October 12, 2007

Estréias de 30 de novembro de 2007

Eu e As Mulheres
(In The Land of Women, EUA, 2007)
Direção: Jon Kasdan
Elenco:
Adam Brody, Elena Anaya, Meg Ryan, Kelsey Keel, Danielle Savre, Kristen Stewart, Olympia Dukakis, Dustin Milligan
Sinopse: Jovem cria uma ligação especial com as mulheres da família vizinha a casa de sua avó.
Notas da Crítica:
Suzana Uchôa Itiberê, SET: 7/10
Neusa Barbosa, Cineweb: 3/5




A Vida dos Outros
(Das Leben Der Anderen, Alemanha, 2006)
137 min.
Direção: Florian Henckel von Donnersmarck.
Elenco: Ulrich Mühe, Martina Gedeck, Ulrich Tukur, Sebastian Koch
Sinopse: Em 1984, o governo de Berlim Oriental busca assegurar seu poder através de um cruel sistema de controle e vigilância sobre os cidadãos, na forma da Stasi, como é conhecida a polícia secreta.
A história se desenrola a partir da figura do capitão Gerd Wiesler (Ulrich Mühe), um oficial da Stasi que recebe de seu superior, o chefe do Departamento de Cultura Anton Grubitz, interessado numa promoção, a tarefa de espionar o bem-sucedido escritor e dramaturgo Georg Dreyman (Sebastian Koch). Motivo da investigação: o Primeiro Ministro da Alemanha Oriental se interessa pela namorada do escritor, a atriz Christa-Maria Sieland (Martina Gedeck), e deseja desacreditar o astro da cena teatral.
Wiesler e funcionários da Stasi investigam cada cômodo do apartamento de Dreyman, grampeiam o telefone e instalam várias escutas atrás dos interruptores e câmera de video na portaria do prédio.
Wiesler e um funcionário revezam-se num sistema de escalas, acompanhando cada uma das conversas e cada um dos momentos íntimos do artista, transcrevendo detalhadamente as coisas que observam, mesmo as mais banais.
Wiesler começa o filme como um oficial engajado, que até dá aulas aos recrutas da polícia secreta sobre métodos de interrogatório e padrões de comportamento a serem investigados. À medida que penetra na vida dos artistas, sua visão de mundo começa a se esfacelar. A aridez de sua própria solitária existência se torna aparente em contraste com a riqueza do mundo do dramaturgo bon vivant e de sua talentosa namorada.
Quando um artigo é publicado numa revista da Alemanha Ocidental sobre suicídios na Alemanha comunista, Wiesler se vê diante de um dilema, pois ele sabe quem escreveu o artigo mas se fizer a denúncia poderá perder a chance de reavaliar a razão de sua própria existência e suas convicções sobre o que é certo e errado.
Bastidores: -Indicado ao Oscar 2007 de Melhor Filme Estrangeiro.
-Foi escolhido o Melhor Filme Europeu de 2006 pela Academia Européia do Filme em cerimônia realizada em Varsóvia no dia 02/12/2006 . Ulrich Mühe foi escolhido o Melhor Ator Europeu e Florian Henckel von Donnersmarck ganhou o prêmio de Melhor Roteiro.
-Foi indicado para o Globo de Ouro 2007 de Melhor Filme em Língua Estrangeira.
- Na Alemanha, em 2006, foi vencedor na premiação de cinema da Bavária nas categorias de ator (Ulrich Mühe), direção para jovem realizador e roteiro, e no German Film Awards, a eleição oficial do país, levou os troféus de filme de ficção, direção, ator, ator coadjuvante (Ulrich Tukur), roteiro, fotografia e direção de arte.
LINK PARA OS MELHORES FILMES DE 2007

A CORAGEM DE AMAR
(Le Courage d'Aimer, França, 2005)
Direção: Claude Lelouch
Elenco: Mathilde Seigner, Maïwenn, Massimo Ranieri, Arielle Dombasle, Sara Forestier, Pierre Arditi
Sinopse: Várias histórias se enredam para falar de questões humanas corriqueiras. “Não há nada mais fotogênico do que pessoas comuns quando acontecem a elas coisas extraordinárias”, justifica Lelouch. Há a esposa de um policial moribundo que decide deixá-lo pelo amante casado, uma ladra, um carismático vendedor de rua, uma atendente num clube de jazz perseguida pelo chefe, um sem-teto que se diz Deus, uma dupla de cantores de rua formada por um italiano cinqüentão e uma pós-adolescente, que logo é descoberta por um empresário para ser a sensação do momento, e uma empregada doméstica que trabalha para uma extravagante atriz, moradora do subúrbio chique e dividida entre o amor do motorista da casa e o proprietário de uma pequena rede de pizzarias. É o segundo filme – o primeiro chama-se Les Parisiens, de 2004 – de uma trilogia de Claude Lelouch chamada “Le Genre Humain” (O Gênero Humano), que foi abortada pelo diretor. A atriz Mathilde Seigner interpreta gêmeas, Anne e Clémentine.
Notas da Crítica:
Alysson Oliveira, Cineweb: 3/5
Filipe Quintans, Almanaque Virtual: 3/5
Marcelo Hessel, Omelete: 2/5

A Lenda de Beowulf
(Beowulf, EUA, 2007)
Direção: Robert Zemeckis
Elenco: Angelina Jolie, Ray Winstone, Brendan Gleeson, Crispin Glover, Anthony Hopkins, Robin Wright Penn, John Malkovich, Alison Lohman, Sebastian Roché, Dominic Keating, Aaron Stephens, Chris Coppola, Greg Ellis, Alan Ritchson, Charlotte Salt
Sinopse: O guerreiro escandinavo Beowulf precisa derrotar o monstro Grendel, que está aterrorizando a população. O desafio se tornará ainda mais perigoso e sangrento quando a mãe de Grendel, furiosa e sedenta por vingança, também entra no combate. História baseada num poema lendário escandinavo de autor anônimo.
Notas da Crítica:
Carlos Eduardo Corrales, Delfos: 5/5
Cassio Starling Carlos, Folha Ilustrada: 4/4
Pedro Butcher, Guia da Folha: 4/4
Luis Antonio Giron, Época: 9/10
Alessandro Giannini, SET: 8/10
Érico Borgo, Omelete: 4/5
Diego Benevides, Cinema com Rapadura: 8/10
Marina Person, Guia da Folha: 3/4
Alex Xavier, Guia do Estadão: 7/10
Rodrigo Cunha, Cineplayers: 7/10
Daniel Oliveira, Pílula Pop: 60/100
Marcus Vinicius de Medeiros, Almanaque Virtual: 3/5
Mario Abbade, Almanaque Virtual: 3/5
Pablo Villaça, Cinema em Cena: 3/5
Rodrigo Carreiro, Cine Reporter: 3/5
Silvio Pilau, Cineplayers: 6/10
Christian Petermann, Guia da Folha: 2/4
Andy Malafaya, Cineplayers: 5/10
Miguel Barbieri, Veja SP: 4,5/10
Leonardo Luiz Ferreira, Almanaque Virtual: 2/5
Suzana Amaral, Guia da Folha: 1/4
Neusa Barbosa, Cineweb: 1/5
ÍNDICE NC: 6,55/22

NO VALE DAS SOMBRAS
(In The Valley of Elah, EUA, 2007)
Direção: Paul Haggis
Elenco
: Charlize Theron, Frances Fisher, James Franco, Jason Patric, Wes Chatham, Jonathan Tucker, Mehcad Brooks, Tim McGraw, Susan Sarandon, Tommy Lee Jones.
Sinopse: Ao voltar para casa depois de servir na Guerra do Iraque, o jovem Mike desaparece e é considerado foragido do exército. Seu pai, o ex-militar Hank Deerfield, recebe o telefonema com as notícias perturbadoras e parte em busca do filho, deixando sua mulher Joan em tensa expectativa. Emily Sanders, uma investigadora de polícia da jurisdição em que Mike foi visto pela última vez, ajuda-o na busca, inicialmente relutante. Conforme as provas começam a surgir, o que era um caso de desaparecimento configura-se como suspeita de assassinato. Emily e Hank têm então de enfrentar o alto escalão militar para manter a investigação em processo. Mas quando a verdade sobre o serviço de Mike no Iraque finalmente é descoberta, Hank é forçado a reavaliar suas crenças para desvendar o mistério por trás do sumiço do filho.
Link para os Melhores filmes de 2007

A ÚLTIMA HORA
(The 11th Hour, EUA, 2007)
Direção: Nadia Conners e Leila Conners Petersen
Narração: Leonardo Di Caprio
Sinopse: O ex-primeiro ministro soviético Mikhail Gorbachev, o cientista Stephen Hawking, o ex-chefe da CIA R. James Woolsey e autoridades em sustentabilidade como William McDonough e Bruce Mau são alguns dos nomes entrevistados no documentário sobre ecologia e vida no planeta. São 50 cientistas, pensadores e líderes que apresentam fatos e discutem os principais temas com que hoje o mundo precisa lidar. A produção descreve o último momento em que ainda será possível mudar o rumo da história, o modo como a humanidade chegou até aqui, como o ser humano vive, o impacto que isso provoca sobre o ecossistema e o que se pode fazer para mudar esse quadro.
Notas da Crítica:
Guilherme Erthal, Alamanaque Virtual: 4/5
Neusa Barbosa, Cineweb: 4/5
Alessandro Giannini, SET: 7/10
Paulo Santos Lima, Folha Ilustrada: 1/4
ÍNDICE NC: 6,38/4

No comments: