Saturday, October 27, 2007

Estréias de 14 de dezembro de 2007

O Engenho de Zé Lins
Documentário - 85 min.
Direção: Vladimir Carvalho
Sinopse: Intercalando depoimentos de amigos como Rachel de Queiroz e Tiago de Melo, e mais Ariano Suassuna, Carlos Heitor Cony, Sávio Rolim (o ator que viveu o menino de engenho no filme homônimo de Walter Lima Jr.), e sobreviventes da decadência dos engenhos, o filme revela a extrovertida e sensível alma de José Lins do Rego, até hoje injustiçado pela crítica e pelas editoras.
No Colégio Estadual José Lins do Rêgo, em Pilar, cidade natal do escritor, os alunos não sabem quem foi José Lins, que nasceu em 3 de junho de 1901, e nunca leram um de seus livros.
Zé Lins retratou o universo onde cresceu em "Menino de Engenho" (1932), e em outros de seus livros com temática ligada ao ciclo da cana-de-açúcar, até sua maturidade. O "Engenho de Zé Lins" recupera o único registro em áudio do autor (uma entrevista a uma rádio portuguesa em 1956), intercala imagens do filme de Walter Lima Jr., lembra a história pouco conhecida do assassinato acidental de um amigo pelo autor, e o caso afetivo e de grande amizade entre ele e Gilberto Freyre, que acreditava ser seu mentor intelectual. E ainda há os momentos impagáveis do flamenguista fanático tirando sarro com os amigos no Maracanã, e outros emocionantes, como a lembrança do autor internado, a receber visitas de anônimos torcedores do rubro-negro que queriam se despedir de um dos mais fervorosos deles.
José Lins do Rego morreu de cirrose hepática por complicações de esquistossomose, aos 56 anos, no Rio de Janeiro, em 12 de setembro de 1957.




UM AMOR JOVEM
(The Hottest State, EUA, 2006)
Direção: Ethan Hawke
Elenco: Mark Webber, Catalina Sandino Moreno, Michelle Williams, Jesse Harris, Laura Linney, Frank Whaley, Lynn Cohen, Greta Gaines, Nick McDonnel, Alexandra Daddario, Iraida Polanco, Sônia Braga, Anne Clarke, Ethan Hawke, Matt Jade, Cherami Leigh, Elizabeth Marley
Sinopse: Adaptado por Ethan Hawke de seu próprio romance homônimo, Um Amor Jovem é uma história agridoce que destila a alegria, a dor, os auges eróticos e os baixos emocionais do primeiro amor. Dias antes de completar 21 anos, William, um ator, conhece e de imediato fica perdidamente apaixonado por Sara. O filme viaja com William de um apartamento vizinho no Lower East Side nova-iorquino a um quarto de hotel mexicano, para um final de semana de muita neve em Connecticut até o retorno ao lar no Estado mais quente de todos, Texas, sempre à caça de Sara. Sua obstinação e doce inocência na busca por alguém que o ame tanto quanto ele a ama podem não ter um final feliz, mas com certeza levam a uma maturidade inédita. Além do próprio Hawke, a atriz brasileira Sonia Braga também participa do elenco de apoio.
Notas da Crítica:
Carlos Eduardo Corrales, Delfos: 5/5
Camie Guimarães, Omelete: 4/5
Cassio Starling Carlos, Folha Ilustrada: 3/4
Alysson Oliveira, Cineweb: 3/5
Daniel Schenker, Contracampo: 2/4
Bruno Amato Reame, Paisà: 2/5
Gilberto Silva Jr., Contracampo: 1/4
Luiz Carlos Oliveira Jr., ContracampO: 1/4

GIGANTE – COMO O INTER CONQUISTOU O MUNDO
(Brasil, 2007)
Direção: Gustavo Spolidoro
Sinopse: A mais gloriosa jornada do Colorado. Aqui estão os lances principais das duas partidas do time no Japão, os magníficos gols dos meninos Pato e Luiz Adriano e de Adriano Gabiru, mais os depoimentos dos heróis do título. Reportagens feitas no calor da hora, imagens dos bastidores e da volta a Porto Alegre, sem esquecer a Libertadores, que comprou a passagem para Tóquio.
Notas da Crítica:
Alysson Oiveira, Cineweb: 3/5


A MALDIÇÃO DA FLOR DOURADA
(Man cheng jin dai huang jin jia, China/Hong Kong, 2006)
Direção: Zhang Yimou
Elenco: Chow Yun-Fat(Imperador Ping), Gong Li (Imperatriz Phoenix), Jay Chou (Príncipe Jai), Liu Ye (Príncipe Wan), Ni Dahong (Médico imperial Jiang), Qin Junjie (Príncipe Yu), Li Man (Chan Jiang), Chen Jin (Sra. Jiang) .
Sinopse: China, última dinastia Tang, século X. Flores douradas enchem o palácio imperial na noite do festival Chong Tang. O imperador Ping (Chow Yun-Fat) retorna inesperadamente com seu 2º filho, o príncipe Jai (Jay Chou), com o pretexto de celebrar o feriado com a família. Porém o frio relacionamento existente entre ele e a imperatriz Phoenix (Gong Li) desmente a justificativa. Durante muitos anos a imperatriz e o príncipe Wan (Liu Ye), seu enteado, mantiveram uma ligação ilícita. Wan sente-se aprisionado e sonha em fugir do palácio com Chan (Li Man), a filha do médico imperial e seu amor secreto. Enquanto isso Jai cresce preocupado com a saúde de sua mãe e, principalmente, com sua obsessão por crisântemos amarelos. Quando o imperador sente-se ameaçado, ele transfere o médico imperial (Ni Dahong) e sua família para uma área remota do reino. Porém durante a viagem eles são atacados por assassinos, o que faz com que Chan e sua mãe (Chen Jin) retornem ao palácio.
Bastidores: -Indicado ao Oscar 2007 de MELHOR FIGURINO.
Notas da Crítica:
João Lopes, Premiere: 4/5
Pablo Villaça, Cinema em Cena: 4/5Tiago Pimentel, Premiere: 4/5
André Gordirro, Almanaque Virtual: 3/5
José V. Mendes, Premiere: 3/5
Luis Salvado, Premiere: 3/5
Rui Brazuna, Premiere: 3/5
Vitor Moura, Premiere: 3/5Rodrigo Salem, SET: 6/10
A. Pascoalinho, Premiere: 2/5
Gerard Casau, Contrapicado: 2/5
Sergi Sanchez, Contrapicado: 2/5Marcelo Hessel, Omelete: 2/5
Enrique Aguilar, Contrapicado: 1/5
Francisco Guarnieri, Paisà: 1/5
Magdalena Navarro, Contrapicado: 1/5
Mario Abbade, Almanaque Virtual: 1/5
Rodrigo Fonseca, Almanaque Virtual: 1/5


SANTOS E DEMÔNIOS
(A Guide to Recognizing Your Saints, EUA, 2007)
Direção: Dito Montiel
Elenco: Robert Downey Jr., Shia LaBeouf, Chazz Palminteri, Dianne Wiest, Rosario Dawson
Sinopse: O filme conta a história de um garoto criado em Astória, um bairro de periferia, durante os anos 90. Enquanto seus amigos vão morrendo vítimas das drogas ou na prisão, ele começa a acreditar que foi salvo de ter o mesmo destino pelos diversos e tão falados santos. Downey interpreta o personagem principal quando adulto, olhando para seu passado.
Notas da Crítica:
Marcelo Hessel, Omelete: 4/5
Alessandro Giannini, SET: 7,5/10
Miguel Barbieri Jr., Veja SP: 3/5
Neusa Barbosa, Cineweb: 3/5
Cassio Starling Carlos, Folha Ilustrada: 2/4ÍNDICE NC: 6,50/5


IMPÉRIO DOS SONHOS
(Inland Empire, EUA/ França/ Polônia, 2006)
Direção: David Lynch
Elenco: Laura Dern, Jeremy Irons, Justin Theroux, Naomi Watts, Bellina Logan, Scott Coffey, Peter J. Lucas, Ian Abercrombie, Justin Theroux, Neil Dickson, Diane Ladd e William H. Macy
Sinopse: Um dia depois de ter recebido a misteriosa visita de uma vizinha cheia de perguntas e afirmações enigmáticas do tipo "e se amanhã fosse hoje ?", a atriz de Hollywood Nikki Grace, casada, recebe através de seu agente a confirmação de que foi aceita para interpretar a infeliz Susan "Sue" Blue, protagonista de "On High in Blue Tomorrows", o novo filme do diretor Kingsley Stewart.
Nikki não desiste do papel mesmo quando descobre que está no remake de um filme polonês chamado "47", que nunca foi finalizado porque os atores principais da produção original se apaixonaram e acabaram assassinados com uma chave de fenda oxidada. Quando se envolve com o galã sedutor Devon Berk, que interpreta Billy, seu parceiro na trama, o mundo de Nikki é invadido por sensações de medo, fantasia, ficção, realidade, sonhos, visão, cinema, assim como os passados, futuros e identidades dos protagonistas ganham lugar para que os personagens se movam livremente na narrativa
LINK PARA OS MELHORES FILMES DE 2007

ENCANTADA
(Enchanted, EUA, 2007)
Direção: Kevin Lima
Elenco
: Amy Adams (Giselle), Patrick Dempsey (Robert), James Marsden (Príncipe Edward), Timothy Spall (Nathaniel), Rachel Covey (Morgan), Susan Sarandon (Rainha Narissa)
Sinopse: Giselle (Amy Adams) é uma bela princesa que foi recentemente banida por uma rainha malvada de seu mundo mágico e musical. Com isso ela agora está na Manhattan dos dias atuais, um local completamente diferente de onde vivia. Logo ela recebe a ajuda de Robert (Patrick Dempsey), um advogado divorciado por quem se apaixona. Só que Giselle já está prometida em casamento para o príncipe Edward (James Marsden), que decide também deixar o mundo mágico para reencontrar sua amada.
Notas da Crítica:
Suzana Amaral, Guia da Folha: 3/4
Roberto Sadovski, SET: 7/10
Alysson Oliveira, Cineweb: 3/5
Erico Borgo, Omelete: 3/5
Laís Catassini, Cinema com Rapadura: 6/10
Christian Petermann, Guia da Folha: 2/4
Pedro Butcher, Guia da Folha: 2/4ÍNDICE NC: 6,07/7
HITMAN - ASSASSINO 47
(Hitman, EUA, 2007)
Direção: Xavier Gens
Elenco: Timothy Olyphant, Dougray Scott, Olga Kurylenko, Robert Knepper e Ulrich Thomsen.
Sinopse: O agente 47 (Tim Olyphant) foi criado para ser um matador de aluguel. Suas armas mais poderosas são a ousadia, assim como o orgulho e o brio que tem na execução de seu trabalho. O número 47 representa os dois últimos dígitos do código de barras tatuado em sua nuca, e é também o único nome que ele possui.Mas o dia passa a ser da caça quando 47 se vê envolvido em um golpe político. Tanto a Interpol quanto os militares russos perseguem o assassino profissional pela Europa Oriental, enquanto ele tenta descobrir quem tramou contra ele e por que estão tentando tirá-lo da jogada. E a maior ameaça à sua sobrevivência talvez sejam sua própria consciência e as emoções desconhecidas que uma garota bonita e sofrida desperta nele.
Notas da Crítica:
Carlos Eduardo Corrales, Delfos: 3,5/5
Marcelo Forlani, Omelete: 3/5
Rodrigo Carreiro, Cine Reporter: 1/5Miguel Barbieri Jr., Veja SP: 0/5

Friday, October 19, 2007

Estréias de 07 de dezembro de 2007

30 DIAS DE NOITE
(30 Days of Night, EUA, 2007)
Direção: David Slade
Elenco: Josh Hartnett, Ben Foster, Melissa George, Danny Huston, Amber Sainsbury.
Sinopse: Na pequena cidade de Barrow, no Alaska, o sol não aparece durante 30 dias no inverno. Da escuridão e das terras geladas da inóspita região surge uma força do mal que espalha terror entre os habitantes do lugar. A única esperança de salvação dos moradores de Barrow é um casal de policiais, porém, esses heróis estão divididos entre proteger suas próprias vidas ou ajudar a cidade a sobreviver até o retorno da luz do sol.
Notas da Crítica:
Carlos Cyrino, Delfos: 4,5/5
Marcelo Forlani, Omelete: 4/5
Pedro Almeida, Hotvnesws: 4/5
Pedro Pacheco, Hotvnews: 4/5
Rodrigo Salem, SET: 7/10
Erico Fuks, Cinequanon: 3/5
Rogério Ferraraz, Cinequanon: 3/5
Marcus Vinicius de Medeiros, Almanaque Virtual: 2/5
Pablo Villaça, Cinema em Cena: 2/5
Rodrigo Carreiro, Cine Reporter: 2/5
Elie Politi, Cinequanon: 1/5
ÍNDICE NC: 6,00/11

PQD
(Brasil, 2007)
Documentário - 90 min.
Direção: Guilherme Coelho
Sinopse: Um ano e meio na vida de 70 jovens servindo o exército em um quartel da Brigada Pára-quedista na Vila Militar, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Um filme sobre estar no exército; não sobre a instituição em si. Um olhar sobre jovens de 18 anos, pela primeira vez longe de casa, tendo de se adaptar a uma instituição que representa acima de tudo a ordem; em um país que sem apreço por instituições ou ordem.
Notas da Crítica:

Filipe Quintans, Almanaque Virtual: 4/5
Marcelo Hessel, Omelete: 4/5
Pedro Butcher, Folha Ilustrada: 3/4
Carlos Alberto Mattos, SET: 6/10

Alysson Oliveira, Cineweb: 2/5
Humberto Pereira da Silva, Revista de Cinema: 1/5

ÍNDICE NC: 5,92/6

ARMÊNIA
(Voyage em Armenie, França, 2006)
Direção: Robert Guédiguian
Elenco: Ariane Ascaride, Marcel Bluwal, Gérard Meylan, Jalil Lespert, Jean-Pierre Darroussin, Madeleine Guédiguian, Romen Avinian, Kristina Hovakimian
Sinopse: Barsam está aflito: sua filha Anna, cardiologista, descobre que ele está com um problema no coração e precisa ser operado o mais rápido possível. Como os dois não são muito próximos, Barsam se recusa a seguir o conselho da filha e desaparece da França. Anna descobre que ele voltou ao seu país de origem, a Armênia, e parte à sua procura. Yervanth, um amigo da família, é seu guia. O que se segue é clássico: Anna não conhece o país, não fala a língua e se ressente de estar num lugar em que não tenha controle. Sua busca pelo pai rege o filme inteiro. Ao mesmo tempo, a recepção calorosa dos armênios gradualmente quebra a resistência da forasteira.
Notas da Crítica:
Sérgio Rizzo, Folha Ilustrada: 2/4
Marcio Ferrari, SET: 4/10
Gilberto Silva Jr., Contracampo: 1/4
Ruy Gardnier, Contracampo: 1/4
atiana Monasa, Contracampo: 1/4
Francisco Guarnieri, Contracampo: 0/4
Luiz carlos de Oliveira Jr., Contracampo: 0/4
Sergio Alpendre, Contracampo: 0/4



GARÇONETE
(Waitress, EUA, 2007)
Direção: Adrienne Shelly
Elenco: Keri Russell, Jeremy Sisto, Cheryl Hines, Nathan Fillion, Andy Griffith
Sinopse: Jenna (Keri Russell) trabalha como garçonete e sonha em juntar dinheiro suficiente para que possa largar Earl (Jeremy Sisto), seu marido prepotente e controlador. Ela possui o dom de fazer tortas especiais, as quais são inspiradas pelos problemas e circunstâncias de sua vida. Entretanto uma gravidez inesperada muda seus planos, fazendo com que ela se fortaleça ao decidir escrever cartas para o bebê que espera.
Notas da Crítica:
Alessandro Giannini, SET: 8/10
Cíntia Cristina da Silva, Omelete: 4/5
Celso Sabadin, Cineclick: 7,5/10
Christian Petermann, Guia da Folha: 7,5/10
Alex Xavier, Jornal da Tarde: 7/10
Sérgio Rizzo, Folha de São Paulo: 7/10

Miguel Barbieri, Veja SP: 6/10
Neusa Barbosa, Cineweb: 3/5
Luiz Antonio Giron, Época: 4/10
Fernanda Teixeira, Almanaque Virtual: 1/5
ÍNDICE NC: 6,30/10


3 EFES
(Brasil, 2007)
Direção: Carlos Gerbase
Elenco
: Cris Kessler (Sissi), Paulo Rodrigues (William), Ana Maria Mainieri (Giane), Felipe de Paula (Betinho), Carla Cassapo (Martina), Leonardo Machado (Rogério).
Sinopse: Sissi (Cris Kessler) é uma jovem universitária que sustenta, com bastante dificuldade, o pai viúvo e o irmão pequeno. Ela volta e meia recorre aos conselhos de Martina (Carla Cassapo), sua tia, uma dona-de-casa entediada que enfrenta uma crise no casamento e está atraída por William (Paulo Rodrigues), um catador de papel. Rogério (Leonardo Machado), marido de Martina, enfrenta problemas no trabalho, já que sua última campanha publicitária foi um fracasso e agora ele corre o risco de ser demitido. Os três enfrentam seus problemas, tendo que tomar decisões que afetarão suas vidas.
Notas da Crítica:
João Marcos Braga, Almanaque Virtual: 3/5
Sérgio Alpendre, Paisà: 3/5
Alessandro Giannini, SET: 2,5/10
ÍNDICE NC: 4,83/3

NOVO MUNDO
(Nuovomondo, Itália/ França, 2006)
112 min.
Direção: Emanuele Crialese
Roteiro
de Emanuele Crialese. Produzido por Alexandre Mallet-Guy e Fabrizio Mosca para a Memento Films Production, Titti Film, Respiro, Rai Cinema, Arte France Cinéma. Elenco: Charlotte Gainsbourg, Vincenzo Amato, Aurora Quattrocchi, Francesco Casisa.
Sinopse: Sicília, Itália, começo do século XX. Salvatore Mancuso está decidido a recomeçar a vida no Novo Mundo. Vende tudo o que tem para custear a viagem, com os filhos e a velha mãe, para um lugar onde haja mais trabalho e oportunidades para todos.
O destino escolhido é Nova York. Uma atmosfera misteriosa precede a viagem. Dos rituais de partida à energia de sua mãe, que subitamente consegue curar os habitantes da pequena vila em que moram, acometidos de uma estranha doença, tudo parece aconselhá-los a ficar. Mas nada demove os Mancuso da decisão de emigrar.
Bastidores: - Recebeu uma indicação ao European Film Awards de Melhor Diretor.
- Ganhou o Leão de Prata de Revelação, o Prêmio UNICEF, o Prêmio Pasinetti de Melhor Filme, o Prêmio FEDIC, o Prêmio SIGNIS e o Prêmio CinemAvvenire, no Festival de Veneza.
Link para os Melhores Filmes de 2007

ACROSS THE UNIVERSE
(EUA, 2007)
Direção: Julie Taymor
Elenco: Evan Rachel Wood (Lucy), Jim Sturgees (Jude), Joe Anderson (Max Carrigan), Dana Fuchs (Sadie), Martin Luther (JoJo), T.V. Carpio (Prudence), Spencer Liff (Daniel), Nicholas Lumley (Cyril), Michael Ryan (Phil), Angela Mounsey (Mãe de Jude), Robert Clohessy (Pai de Jude), Amanda Cole (Emily), Jeanine Serralles (Dani), Bono (Dr. Robert), Eddie Izzard (Sr. Kite), Salma Hayek (Enfermeira cantora)
Sinopse: Década de 60. Jude (Jim Sturgees) e Lucy (Evan Rachel Wood) estão perdidamente apaixonados. Juntamente com um grupo de amigos e músicos eles se envolvem nos movimentos da contracultura de Liverpool, tendo como guias o dr. Robert (Bono) e o sr. Kite (Eddie Izzard).
Notas da Crítica:
Alessandro Giannini, SET: 8,5/10
Luís Antonio Giron, Época: 8/10
Marcelo Forlani, Omelete: 4/5
Neusa Barbosa, Cineweb: 4/5
Sandro Macedo, Guia da Folha: 8/10
Sergio Nunes, Cinequanon: 4/5

Christian Petermann, Guia da Folha: 7,5/10
Demetrius Caesar, Cineplayers: 7/10

Mariane Morisawa, Isto É Gente: 6,5/10
Miguel Barbieri, Veja SP: 6,5/10
Fabio Yamaji, Cinequanon: 3/5
Pablo Villaça, Cinema em Cena: 3/5
Sérgio Alpendre, Paisà: 3/5
Alex Xavier, Guia do Estadão: 5/10
Angela Andrade, Cinequanon: 2/5
Cesar Zamberlan, Cinequanon: 2/5
Erico Fuks, Cinequanon: 2/5
Leonardo Mecchi, Cinequanon: 2/5
Tony Tramell, Almanaque Virtual: 2/5
Cássio Starling Carlos, Folha Ilustrada: 0/4
ÍNDICE NC: 5,95/20

BEE MOVIE - A HISTÓRIA DE UMA ABELHA
(Bee Movie, EUA, 2007)
Direção: Steve Hickner / Simon J. Smith
Vozes na versão original de: Jerry Seinfeld, Renée Zellweger, Matthew Broderick, John Goodman, Chris Rock, Alan Arkin, Kathy Bates, Eddie Izzard, Larry King, Barry Levinson, Larry Miller, Megan Mullally, Rip Torn, Oprah Winfrey.
Sinopse: Barry Benson (Jerry Seinfeld) é uma abelha que acaba de se graduar depois de passar 3 dias no ginásio, 3 no colégio e 3 na faculdade, mas está pouco entusiasmado com a única possibilidade profissional que se apresenta: fazer mel na Indústria Honex. Um dia decide escapar da colméia e vai para Nova York com o esquadrão de polinizadores. Na cidade conhece a florista Vanessa (Renée Zellweger), que salva sua vida ao impedir que ele seja esmagado por um par de sapatos. Acontece que Vanessa acredita no valor intrínseco da vida, independentemente da espécie.
Barry quebra uma lei fundamental das abelhas: não falar com seres humanos somente para agradecer pelo gesto de Vanessa e acaba se apaixonando por ela.
Ocorre que Barry se decepciona ao descobrir que os humanos "roubam" o mel produzido pelas abelhas e comercializam o produto, aproveitando-se do trabalho desenvolvido por elas.
Barry fica indignado e resolve processar a raça humana.
Notas da Crítica:
Carlos Eduardo Corrales, Delfos: 4,5/5
Ricardo Matsumoto, SET: 8,5/10
Luis Antonio Giron, Época: 8/10
Marcelo Forlani, Omelete: 4/5
Raphaela Ximenes, Almanaque Virtual: 4/5
Pedro Butcher, Folha Ilustrada: 3/4
Sergio Dávila, Guia da Folha: 3/4
Sérgio Rizzo, Guia da Folha: 3/4
Alex Xavier, Guia do Estadão: 7/10
Carlos Heli de A., Jornal do Brasil: 7/10
Jose Arce, La Butaca: 3,5/5

Celso Sabadin, Cineclick: 6,5/10
Sandro Macedo, Guia da Folha: 6,5/10
Christian Petermann, Guia da Folha: 2/4
Joaquin Fernandez, La Butaca: 2,5/5
Suzana Amaral, Guia da Folha: 2/4
Pablo Villaça, Cinema em Cena: 2/5
Rodrigo Carreiro, Cine Reporter: 2/5
Tatiane Crescêncio, Cineplayers: 4/10
Alexandre Koball, Cineplayers: 3/10
ÍNDICE NC: 6,41/21

O SOBREVIVENTE
(Rescue Dawn, EUA, 2006)
Direção: Werner Herzog
Elenco: Christian Bale (Tenente Dieter Dengler), Marshall Bell (Almirante Berrington), Toby Huss (Spook), Pa Healy (Norman), GQ (Farkas), Yuttana Muenwaja (Crazy Horse), Kriangsak Ming-olo (Jumbo).
Sinopse: Nascido na Alemanha, o piloto Dieter Dengler emigrou para os EUA depois da Segunda Guerra Mundial, ganhando a cidadania norte-americana para realizar o sonho de tornar-se piloto militar.
Dieter foi abatido com seu caça logo em seu primeiro vôo, quando realizava bombardeios secretos sobre o Laos, uma operação ligada à guerra do Vietnã. Capturado por guerrilheiros locais, o piloto sofre torturas, passa fome e sede, e é enviado para um campo de prisioneiros cercado por selva inóspita, onde encontra dois soldados americanos que há dois anos estavam mantidos como prisioneiros - ambos praticamente já desenganados.
Duane apenas recomenda que eles se mantenham quietos para permanecerem vivos, enquanto “Gene de Eugene” insiste na idéia que todos serão soltos a qualquer momento. Dengler não tem a intenção de ficar preso no apavorante campo. Ele então começa a montar seu plano de fuga, o que deixa seus colegas de cela surpresos por sua sagacidade e audácia. Dengler não tem idéia de onde esteja, mas sabe com absoluta certeza que não pode parar de lutar por sua vida. Conforme prepara seu caminho selva adentro, a jornada não pára e o leva dos laços da fraternidade à beira do desespero, a um dos resgates mais marcantes da história moderna.
Link para os Melhores Filmes de 2007





Conduta de Risco
(EUA, 2007)
Direção: Tony Gilroy
Elenco
: George Clooney (Michael Clayton), Tom Wilkinson (Arthur Edens), Sydney Pollack (Marty Bach), Michael O'Keefe (Barry Grissom), Tilda Swinton (Karen Crowder), Dennis O'Hare (Sr. Greer).
Sinopse: Michael Clayton (George Clooney) trabalha numa das maiores firmas de advocacia de Nova York, tendo por função limpar os nomes e os erros de seus clientes. Tendo trabalhado anteriormente como promotor de justiça e vindo de uma família de policiais, Clayton é o responsável por realizar o serviço sujo da firma Kenner, Bach & Ledeen, que tem Marty Bach (Sydney Pollack) como um de seus fundadores. Apesar de estar cansado e infeliz com o trabalho, Clayton não tem como deixar o emprego, já que o vício no jogo, seu divórcio e o fracasso em um negócio arriscado o deixaram repleto de dívidas. Quando Arthur Evans (Tom Wilkinson), o principal advogado da empresa, sofre um colapso e tenta sabotar todos os casos da U/North, uma empresa que é cliente da Kenner, Bach & Ledeen, Clayton é enviado para solucionar o problema. É quando ele nota a pessoa em que se tornou.
Link Para Os Melhores Filmes de 2007

Remissão
(Brasil, 2007)
Direção: Silvio Coutinho
Elenco: Alexandre Piccini, Imara Reis, Léa Garcia, Kayky Brito, Analu Silveira, Sthefany Brito, Ana Verocai, Waldecir De Oliveira, Luciano Mallmann, Marcelo Pacheco
Sinopse: A trama está situada no ano de 1910, quinze anos após o suicídio de um jovem num vilarejo do interior do Brasil. Os moradores da região são surpreendidos pela chegada de um médico recém formado (Dr. Ulisses Maia) e sua impressionante semelhança física com o morto. A partir de então se estabelece o conflito, pois todos buscam no presente respostas caladas no passado do suicida, confundindo-o com o forasteiro, que se vê envolvido na montagem de um intrincado quebra-cabeças, cujas peças espalhadas são os próprios habitantes do local.

Friday, October 12, 2007

Estréias de 30 de novembro de 2007

Eu e As Mulheres
(In The Land of Women, EUA, 2007)
Direção: Jon Kasdan
Elenco:
Adam Brody, Elena Anaya, Meg Ryan, Kelsey Keel, Danielle Savre, Kristen Stewart, Olympia Dukakis, Dustin Milligan
Sinopse: Jovem cria uma ligação especial com as mulheres da família vizinha a casa de sua avó.
Notas da Crítica:
Suzana Uchôa Itiberê, SET: 7/10
Neusa Barbosa, Cineweb: 3/5




A Vida dos Outros
(Das Leben Der Anderen, Alemanha, 2006)
137 min.
Direção: Florian Henckel von Donnersmarck.
Elenco: Ulrich Mühe, Martina Gedeck, Ulrich Tukur, Sebastian Koch
Sinopse: Em 1984, o governo de Berlim Oriental busca assegurar seu poder através de um cruel sistema de controle e vigilância sobre os cidadãos, na forma da Stasi, como é conhecida a polícia secreta.
A história se desenrola a partir da figura do capitão Gerd Wiesler (Ulrich Mühe), um oficial da Stasi que recebe de seu superior, o chefe do Departamento de Cultura Anton Grubitz, interessado numa promoção, a tarefa de espionar o bem-sucedido escritor e dramaturgo Georg Dreyman (Sebastian Koch). Motivo da investigação: o Primeiro Ministro da Alemanha Oriental se interessa pela namorada do escritor, a atriz Christa-Maria Sieland (Martina Gedeck), e deseja desacreditar o astro da cena teatral.
Wiesler e funcionários da Stasi investigam cada cômodo do apartamento de Dreyman, grampeiam o telefone e instalam várias escutas atrás dos interruptores e câmera de video na portaria do prédio.
Wiesler e um funcionário revezam-se num sistema de escalas, acompanhando cada uma das conversas e cada um dos momentos íntimos do artista, transcrevendo detalhadamente as coisas que observam, mesmo as mais banais.
Wiesler começa o filme como um oficial engajado, que até dá aulas aos recrutas da polícia secreta sobre métodos de interrogatório e padrões de comportamento a serem investigados. À medida que penetra na vida dos artistas, sua visão de mundo começa a se esfacelar. A aridez de sua própria solitária existência se torna aparente em contraste com a riqueza do mundo do dramaturgo bon vivant e de sua talentosa namorada.
Quando um artigo é publicado numa revista da Alemanha Ocidental sobre suicídios na Alemanha comunista, Wiesler se vê diante de um dilema, pois ele sabe quem escreveu o artigo mas se fizer a denúncia poderá perder a chance de reavaliar a razão de sua própria existência e suas convicções sobre o que é certo e errado.
Bastidores: -Indicado ao Oscar 2007 de Melhor Filme Estrangeiro.
-Foi escolhido o Melhor Filme Europeu de 2006 pela Academia Européia do Filme em cerimônia realizada em Varsóvia no dia 02/12/2006 . Ulrich Mühe foi escolhido o Melhor Ator Europeu e Florian Henckel von Donnersmarck ganhou o prêmio de Melhor Roteiro.
-Foi indicado para o Globo de Ouro 2007 de Melhor Filme em Língua Estrangeira.
- Na Alemanha, em 2006, foi vencedor na premiação de cinema da Bavária nas categorias de ator (Ulrich Mühe), direção para jovem realizador e roteiro, e no German Film Awards, a eleição oficial do país, levou os troféus de filme de ficção, direção, ator, ator coadjuvante (Ulrich Tukur), roteiro, fotografia e direção de arte.
LINK PARA OS MELHORES FILMES DE 2007

A CORAGEM DE AMAR
(Le Courage d'Aimer, França, 2005)
Direção: Claude Lelouch
Elenco: Mathilde Seigner, Maïwenn, Massimo Ranieri, Arielle Dombasle, Sara Forestier, Pierre Arditi
Sinopse: Várias histórias se enredam para falar de questões humanas corriqueiras. “Não há nada mais fotogênico do que pessoas comuns quando acontecem a elas coisas extraordinárias”, justifica Lelouch. Há a esposa de um policial moribundo que decide deixá-lo pelo amante casado, uma ladra, um carismático vendedor de rua, uma atendente num clube de jazz perseguida pelo chefe, um sem-teto que se diz Deus, uma dupla de cantores de rua formada por um italiano cinqüentão e uma pós-adolescente, que logo é descoberta por um empresário para ser a sensação do momento, e uma empregada doméstica que trabalha para uma extravagante atriz, moradora do subúrbio chique e dividida entre o amor do motorista da casa e o proprietário de uma pequena rede de pizzarias. É o segundo filme – o primeiro chama-se Les Parisiens, de 2004 – de uma trilogia de Claude Lelouch chamada “Le Genre Humain” (O Gênero Humano), que foi abortada pelo diretor. A atriz Mathilde Seigner interpreta gêmeas, Anne e Clémentine.
Notas da Crítica:
Alysson Oliveira, Cineweb: 3/5
Filipe Quintans, Almanaque Virtual: 3/5
Marcelo Hessel, Omelete: 2/5

A Lenda de Beowulf
(Beowulf, EUA, 2007)
Direção: Robert Zemeckis
Elenco: Angelina Jolie, Ray Winstone, Brendan Gleeson, Crispin Glover, Anthony Hopkins, Robin Wright Penn, John Malkovich, Alison Lohman, Sebastian Roché, Dominic Keating, Aaron Stephens, Chris Coppola, Greg Ellis, Alan Ritchson, Charlotte Salt
Sinopse: O guerreiro escandinavo Beowulf precisa derrotar o monstro Grendel, que está aterrorizando a população. O desafio se tornará ainda mais perigoso e sangrento quando a mãe de Grendel, furiosa e sedenta por vingança, também entra no combate. História baseada num poema lendário escandinavo de autor anônimo.
Notas da Crítica:
Carlos Eduardo Corrales, Delfos: 5/5
Cassio Starling Carlos, Folha Ilustrada: 4/4
Pedro Butcher, Guia da Folha: 4/4
Luis Antonio Giron, Época: 9/10
Alessandro Giannini, SET: 8/10
Érico Borgo, Omelete: 4/5
Diego Benevides, Cinema com Rapadura: 8/10
Marina Person, Guia da Folha: 3/4
Alex Xavier, Guia do Estadão: 7/10
Rodrigo Cunha, Cineplayers: 7/10
Daniel Oliveira, Pílula Pop: 60/100
Marcus Vinicius de Medeiros, Almanaque Virtual: 3/5
Mario Abbade, Almanaque Virtual: 3/5
Pablo Villaça, Cinema em Cena: 3/5
Rodrigo Carreiro, Cine Reporter: 3/5
Silvio Pilau, Cineplayers: 6/10
Christian Petermann, Guia da Folha: 2/4
Andy Malafaya, Cineplayers: 5/10
Miguel Barbieri, Veja SP: 4,5/10
Leonardo Luiz Ferreira, Almanaque Virtual: 2/5
Suzana Amaral, Guia da Folha: 1/4
Neusa Barbosa, Cineweb: 1/5
ÍNDICE NC: 6,55/22

NO VALE DAS SOMBRAS
(In The Valley of Elah, EUA, 2007)
Direção: Paul Haggis
Elenco
: Charlize Theron, Frances Fisher, James Franco, Jason Patric, Wes Chatham, Jonathan Tucker, Mehcad Brooks, Tim McGraw, Susan Sarandon, Tommy Lee Jones.
Sinopse: Ao voltar para casa depois de servir na Guerra do Iraque, o jovem Mike desaparece e é considerado foragido do exército. Seu pai, o ex-militar Hank Deerfield, recebe o telefonema com as notícias perturbadoras e parte em busca do filho, deixando sua mulher Joan em tensa expectativa. Emily Sanders, uma investigadora de polícia da jurisdição em que Mike foi visto pela última vez, ajuda-o na busca, inicialmente relutante. Conforme as provas começam a surgir, o que era um caso de desaparecimento configura-se como suspeita de assassinato. Emily e Hank têm então de enfrentar o alto escalão militar para manter a investigação em processo. Mas quando a verdade sobre o serviço de Mike no Iraque finalmente é descoberta, Hank é forçado a reavaliar suas crenças para desvendar o mistério por trás do sumiço do filho.
Link para os Melhores filmes de 2007

A ÚLTIMA HORA
(The 11th Hour, EUA, 2007)
Direção: Nadia Conners e Leila Conners Petersen
Narração: Leonardo Di Caprio
Sinopse: O ex-primeiro ministro soviético Mikhail Gorbachev, o cientista Stephen Hawking, o ex-chefe da CIA R. James Woolsey e autoridades em sustentabilidade como William McDonough e Bruce Mau são alguns dos nomes entrevistados no documentário sobre ecologia e vida no planeta. São 50 cientistas, pensadores e líderes que apresentam fatos e discutem os principais temas com que hoje o mundo precisa lidar. A produção descreve o último momento em que ainda será possível mudar o rumo da história, o modo como a humanidade chegou até aqui, como o ser humano vive, o impacto que isso provoca sobre o ecossistema e o que se pode fazer para mudar esse quadro.
Notas da Crítica:
Guilherme Erthal, Alamanaque Virtual: 4/5
Neusa Barbosa, Cineweb: 4/5
Alessandro Giannini, SET: 7/10
Paulo Santos Lima, Folha Ilustrada: 1/4
ÍNDICE NC: 6,38/4

Sunday, October 07, 2007

Estréias de 23 de novembro de 2007

ANGEL-A
(França, 2005)
Direção: Luc Besson
Elenco: Jamel Debbouze, Rie Rasmussen, Gilbert Melki, Serge Riaboukine, Akim Chir, Eric Balliet, Loïc Pora, Venus Boone, Jérôme Guesdon, Michel Bellot.
Sinopse: As muitas dívidas de Andre, um zé-ninguém de 28 anos, o mantém preso a perigosíssimos gângsteres. Prestes a cometer suicídio atirando-se de uma das mais altas pontes de Paris, Andre nota a presença de um outro suicida - na verdade outra, uma linda loura. Depois de resgatá-la das turbulentas águas que correm sob a ponte, Andre e a misteriosa mulher descobrem que ambos têm muito mais coisas em comum do que imaginam.
Filmado em preto-e-branco, o filme marca o retorno de Luc Besson à direção depois de uma ausência de seis anos.
Notas da Crítica:
Marcelo Hessel, Omelete: 1/5

LADY CHATTERLEY
(Bélgica/ França/ Reino Unido, 2006)
Direção: Pascale Ferran
Elenco: Marina Hands, Jean-Louis Coullo'ch, Hippolyte Girardot, Hélène Alexandridis, Hélène Fillières, Bernard Verley, Sava Lolov, Jean-Baptiste Montagut
Sinopse: Aos 23 anos, Constance Reide se casa com o irresistível Clifford Chatterley, universitário de Cambridge, tenente e proprietário de uma mina. A lua-de-mel é breve. Corre o ano de 1917 e Clifford é rapidamente chamado para lutar na guerra. Quando volta do front, é um homem arrasado, condenado a passar o resto da vida numa cadeira de rodas. O jovem casal muda-se para Wragby, uma das propriedades da família Chatterley. Constance relembra a vida de solteira, quando passava o tempo com artistas e estudantes de sua idade e viajava por vários países. Agora ela se sente sozinha e isolada num ambiente rural e entediante. Mas um caçador de animais de classe social inferior desperta o desejo em Lady Chatterley. Parkin não acredita que ela o queira como amante, por ser um homem tão simples.
Nova adaptação do clássico romance de D.H. Lawrence.
LINK PARA OS MELHORES FILMES DE 2007

O REINO
(The Kingdom, EUA, 2007)
Direção: Peter Berg
Elenco: Jamie Foxx, Jennifer Garner, Jason Bateman, Chris Cooper, Andrew Esposito.
Sinopse: O filme traz a história de um grupo de agentes do governo americano que trabalha no Oriente Médio para investigar um recente bombardeio, mas acaba correndo perigo. Na difícil tarefa de encontrar os verdadeiros culpados, o líder da missão terá de armar uma estratégia mirabolante para passar por cima dos obstáculos culturais e das burocracias do outro lado do mundo.
Notas da Crítica:
Filipe Furtado, Paisà: 4/5
Francisco Guarnieri, Paisà: 4/5
Roberto Sadovski, SET: 8/10
Marcelo Forlani, Omelete: 3/5
Pablo Villaça, Cinema em Cena: 3/5
Guilherme Martins, Paisà: 2/5
Rodrigo Zavala, Cineweb: 2/5
Sérgio Alpendre, Paisà: 1/5
ÍNDICE NC: 5,75/8

VIAGEM A DARJEELING
(Darjeeling Limited, EUA, 2007)
Direção: Wes Anderson
Roteiro de Roman Coppola, Wes Anderson e Jason Schwartzman. Elenco: Natalie Portman, Bill Murray, Owen Wilson, Adrien Brody, Jason Schwartzman, Anjelica Huston, Roman Coppola, Amara Karan e Camilla Rutherford.
Sinopse: Após a morte do pai Jimmy Whitman, atropelado por um táxi, os irmãos Francis (Owen Wilson), Peter (Adrien Brody) e Jack (Jason Schwartzman) não se falam há um ano. Eles decidem realizar uma viagem de trem pela Índia, na intenção de se reconciliarem, acabar com a barreira de desconfiança existente entre eles e buscarem experiências espirituais.
Francis, o irmão mais velho, parece ser o mais empolgado com a "jornada" a bordo do trem "Darjeeling Limited". Com o rosto cheio de ferimentos, ataduras de esparadrapo e um dente quebrado, por causa de uma tentativa de suicídio com moto, ele é do tipo dominador, que decide o que os outros vão comer no restaurante, qual vai ser o itinerário e o que fazer nas paradas. Tem até um assistente de viagem, Brendan, que providenciaria as reservas em hotéis, as passagens e os contatos telefônicos.
Peter, o irmão do meio, quase perdeu o trem no dia do embarque. Teve que correr muito para embarcar na viagem. Peter ficou com os óculos escuros e a navalha de barbear que pertenceram ao pai, o que provocou protestos de Francis, que acha que "eles pertencem aos três". A rivalidade entre Peter e Francis aumentou ainda mais quando Peter pegou o cinto marrom de Francis sem pedir. Peter está prestes a ser papai mas não está muito animado com isso.
Jack, com seu bigodinho de conquistador romântico, é o irmão que tenta contemporizar a rivalidade entre Francis e Peter. Jack logo se envolve com Rita, a comissária de bordo, que serve suco de lima doce no início da viagem. Ele planeja retornar da Índia antes dos demais, mas será impedido por Francis, que confisca seu passaporte. Jack é escritor, descobriu a senha da ex-namorada e a cada oportunidade resgata mensagens na caixa postal eletrônica dela, pois quer saber o que ela anda fazendo sem ele.
Francis guarda segredo sobre o real objetivo da viagem: reencontrarem-se com a mãe Patricia Whitman, que não vêem desde que ela partiu para as montanhas do Himalaia onde isolou-se num monastério e ajuda as populações carentes das aldeias indianas, assustadas com ameaças como um tigre que está à solta na região.
Link para os Melhores Filmes de 2007

O ASSASSINATO DE JESSE JAMES
(Assassination of Jesse James by Coward Robert Ford, EUA, 2007)
Direção: Andrew Dominik
Elenco: Brad Pitt, Casey Affleck, Adam Arlukiewicz, Dustin Bollinger, Julie Boucher, Lauren Calvert, Zooey Deschanel, Garret Dillahunt, Tanis Dolman
Sinopse: Muitos livros foram escritos e muitas histórias foram contadas sobre o mais famoso bandido norte-americano. Para aqueles que ele roubou e aterrorizou e para os familiares daqueles que ele admitiu ter assassinado, Jesse James pode ter sido apenas um criminoso. Mas artigos de jornais sensacionalistas e romances populares narraram façanhas de sua gangue nos anos 1870. Jesse foi objeto de adoração e admiração. Ele foi uma espécie de Robin Hood, pois seus alvos eram bancos e donos de ferrovias que tiravam vantagem de pobres fazendeiros. Um de seus principais admiradores era Robert Ford, um rapaz que dedicou a vida ao sonho de um dia andar ao lado de seu ídolo. Ele nunca poderia imaginar que a história o classificaria de “o sujo covarde” que atirou em Jesse pelas costas. Como eles se tornaram amigos? O que aconteceu entre eles nos dias e nas horas antecedentes ao disparo que poria fim na vida de um homem e definiria e resumiria a vida de outro?
A versão mostrada pelo filme é baseada no livro homônimo de Ron Hansen, em que Jesse James é morto por Robert Ford, membro de sua própria gangue.
Bastidores: Brad Pitt, no papel de Jesse James, conquistou a Copa Volpi de melhor ator no festival de Veneza 2007.
Notas da Crítica:
Demas, Cine Dema(i)s: 10/10
Filipe Quintana, Almanaque Virtual: 5/5
Rodrigo Fonseca, Almanaque Virtual: 5/5
Yves Moura, Almanaque Virtual: 5/5
Roberto Sadovski, SET: 9/10

Celso Sabadin, Cineclick: 8,5/10
Alex Xavier, Guia do Estadão: 8/10
Erico Borgo, Omelete: 4/5
Neusa Barbosa, Cineweb: 4/5
Laís Cattassini, Cinema com Rapadura: 8/10
Ary Monteiro Jr., Cineplayers: 7,5/10

Miguel Barbieri, Veja SP: 7,5/10
Sandro Macedo, Guia da Folha: 7,5/10
Carlos Heli de A., Jornal do Brasil: 7/10
Luis Antonio Giron, Epoca: 6,5/10
João Marcelo Mattos, Almanaque Virtual: 3/5
Leonardo Luiz Ferreira, Almanaque Virtual: 3/5
Mário Abbade, Almanaque Virtual: 3/5
Humberto Pereira da Silva, Revista de Cinema: 3/5
Suzana Amaral, Guia da Folha: 2/4
Alexandre C. dos Santos, Paisà: 2/5
Guilherme Martins, Paisà: 2/5
Sergio Alpendre, Paisà: 2/5
Pedro Butcher, Folha Ilustrada: 1/4

Carlos Eduardo Corrales, Delfos: 1/5
Filipe Furtado, Paisà: 1/5
Cassio Starling Carlos, Guia da Folha: 0/4
ÍNDICE NC: 6,42/27