Wednesday, January 11, 2012

American Society of Cinematographers, ASC


Os filmes "O Artista", "Millenium - Os Homens Que Não Amavam as Mulheres","A Árvore da Vida", "Hugo", "O Espião Que Sabia Demais" são os indicados da Associação dos Diretores de Fotografia dos EUA (American Society of Cinematographers, ASC) para 26ª edição de prêmio da categoria. A entidade divulgou a lista nesta quarta (11). Veja:

•Guillaume Schiffman, AFC ("O Artista")
•Jeff Cronenweth, ASC ("Millenium - Os Homens Que Não Amavam as Mulheres")
•Robert Richardson, ASC ("Hugo")
•Hoyte van Hoytema, FSF, NSC ("O Espião Que Sabia Demais")
Emmanuel Lubezki, ASC, AMC ("A Árvore da Vida" )

Schiffman e van Hoytema são estreantes. Cronenweth foi indicado no ano passado por "A Rede Social", enquanto Lubezki foi indicado por "A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça" em 2000, e ganhou com "Children of Men" em 2007.

Richardson foi indicado dez vezes, entre elas com "Bastardos Inglórios" "O Aviador" "JFK" e "Nascido em 4 de Julho". A ausência mais sentida é provavelmente Janusz Kaminski, pelo filme "Cavalo de Guerra", de Steven Spielberg.

Nos últimos cinco anos, 21 dos 25 filmes indicados pelo sindicato receberam indicações ao Oscar. Em duas ocasiões, 2010 e 2007, as listas coincidiram. A entrega do prêmio será realizada no dia 12 de fevereiro, no Grand Ballroom, em Los Angeles.

No comments: