Wednesday, December 27, 2017

Roger Deakins


Se Roger Deakins for indicado ao Oscar de Melhor Direção de Fotografia este ano por seu elogiadíssimo trabalho em Blade Runner 2049, será nada menos que a 14ª indicação de Deakins ao Oscar e - pasmem! - ele NUNCA recebeu o prêmio. Em compensação, ele tem 4 prêmios da American Society of Cinematographers, sendo um pelo conjunto da obra (2011) e outros três, por Um Sonho de Liberdade (1995), O Homem Que Não Estava Lá (2002) e Operação Skyfall (2013). Em Blade Runner 2049 Roger Deakins estabeleceu uma parceria com o diretor Denis Villeneuve para criar uma iluminação que levasse para uma atmosfera naturalista, mesmo em se tratando de um filme de ficção científica.Do filme original, Villeneuve fez questão de trazer a umidade, a neve e o frio. O uso constante de holografias e da cor amarelada são marcantes ao longo do filme. As paisagens urbanas com a arquitetura em blocos de concreto e ângulos afiados foram geradas a partir de imagens aéreas da Cidade do México, Las Vegas, Islândia, Budapeste, Pequim, o deserto de Mojave e a Espanha.

Tuesday, December 26, 2017

Gary Oldman

No filme O Destino de Uma Nação (Darkest Hour), o ator inglês Gary Oldman, com uma caracterização impressionante, interpreta o ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill (1864-1975). Oldman, de 59 anos, disse que durante o período de filmagens fumou cerca de 400 charutos num intervalo de 48 dias. Os charutos escolhidos foram os cubanos Romeo Y Julieta, favoritos de Churchill e que causaram ao ator uma intoxicação por nicotina. O Destino de Uma Nação tem seu foco nos dias seguintes à posse de Churchill como primeiro ministro britânico, em 1940. Com a Grã-Bretanha à beira de perder a guerra para a Alemanha, Churchill sofria pressão para fazer um acordo com Adolf Hitler para estabelecer o estado como parte do território do Terceiro Reich, mas resistiu à pressão. O longa aborda suas decisões e ações, mostrando seus discursos que ficaram marcados na história da humanidade. Tendo atuado em quase 100 filmes ao longo da carreira, Gary Oldman já interpretou Sid Vicious (Sid & Nancy, 1986), Lee Harvey Oswald (JFK, 1991), Drácula (Drácula de Bram Stoker, 1992), Ludwig van Beethoven (Minha Amada Imortal, 1994), Dr. Zachary Smith (Perdidos no Espaço, 1998), Sirius Black (da série Harry Potter) e o Comissário Gordon (da série Batman com Christian Bale), entre tantos outros personagens marcantes.

Monday, December 25, 2017

Frances McDormand

Por sua atuação em Três Anúncios Para Um Crime (Three Billboards Outside Ebbing, Missouri), a atriz Frances McDormand já recebeu nomeações ao Globo de Ouro, ao Screen Actors Guild Awards e as premiações das Associações de Críticos de Phoenix, Detroit, Washington DC, Toronto, St Louis e Las Vegas. Frances McDormand estreou no cinema como atriz em 1984, em Gosto de Sangue (Blood Simple), o primeiro longa-metragem dos irmãos Joel e Ethan Coen. Frances é casada com Joel Coen. Em 1989 foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Mississipi em Chamas (Mississipi Burning), de Alan Parker, quando contracenou com Willem Dafoe e Gene Hackmann. Em 1997 recebeu o Oscar de Melhor Atriz por Fargo - Uma Comédia de Erros, outra colaboração com os irmãos Joel e Ethan Coen.
Em 2001 e 2006, recebeu novas indicações ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, por Quase Famosos, de Cameron Crowe, e Terra Fria, de Niki Caro. Em Três Anúncios Para Um Crime, Frances interpreta Mildred Hayes, uma mulher do interior de luto pela morte da filha. Após meses sem que o assassinato da garota seja solucionado pela polícia, ela decide se vingar por conta própria e contrata uma gangue de pistoleiros para que encontrem e dêem cabo das pessoas que estupraram e mataram sua herdeira.

Jordan Peele


O nova-iorquino Jordan Peele tem sido o destaque nas premiações dos sindicatos de críticos de cinema da América nesta temporada 2017-2018, por seu trabalho como roteirista em Corra! (Get Out). A história acompanha um final de semana na vida de Chris Washington (Daniel Kaluuya), um jovem afro-americano que visita a propriedade da familia de sua namorada branca Rose Armitage (Allison WIlliams). A princípio, Chris vê o comportamento exageradamente hospitaleiro da família aristocrática como uma tentativa desajeitada de lidar com a relação interracial da filha, mas, no decorrer do final de semana, uma série de descobertas perturbadoras o levam a surpreendentes - e assustadoras descobertas.
Corra! marca a estreia de Jordan Peele como diretor e roteirista de longa-metragens. Antes de Corra! Jordan Peele era mais conhecido do público norte-americano como ator de séries como a premiada Key e Peele (2012-2015) e dublador de filmes da animação.


Corra! (Get Out) tem sido o destaque entre os filmes nas premiações das Associações de Críticos dos Estados Unidos. Já foi eleito o Melhor Filme pelos críticos de Boston,Kansas City, Filadélfia, San Diego, Seattle e Washington DC, além de indicações para o Globo de Ouro na categoria Melhor FIlme - Comédia ou Musical e para o Screen Actors Guild Awards na categoria Melhor Elenco.

Tuesday, December 19, 2017

Willem Dafoe

Por sua atuação em Projeto Florida, Willem Dafoe (Appleton, 22 de julho de 1955) tem faturado a maior parte dos prêmios de Melhor Ator Coadjuvante das Associações de Críticos de Cinema da América da temporada 2017/18, inclusive as de Boston, New York, Los Angeles e San Francisco. Versátil, Dafoe já atuou em todos os tipos de papéis no cinema, como o Sargento Elias, de Platoon (1987), que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante; Jesus em A Última Tentação de Cristo (1988), Max Schreck, em A Sombra do Vampiro (2000), outra indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante; Duende Verde em Homem-Aranha 1,2 e 3 (2002, 2004 3 2007) e o conselheiro científico Nuidis Vulko em Liga da Justiça e Aquaman (2017 e 2018).
Em Projeto Florida, Dafoe interpreta o zelador Bobby, que acompanha a rotina de bagunças das crianças de um hotel de beira de estrada.

Monday, December 18, 2017

Laurie Metcalf

Laurie Metcalf é a atriz coadjuvante mais premiada desta temporada, por sua atuação em Lady Bird - Hora de Voar, em que interpreta a enfermeira Marion McPherson, a "carinhosa e assustadora" mãe da adolescente Christine, com quem tem uma relação que beira o caos e que é interpretada por Saoirse Ronan. Christine é uma estudante em seu último ano de escola e que deseja sair de Sacramento, a pequena cidade em que vive e odeia, e mudar-se para Nova York ou para alguma cidade maior, mais agitada e cosmopolita.
Laurie (Laura Elizabeth Metcalf, Carbondale, 16 de junho de 1955) é uma atriz norte-americana, conhecida pelo seu papel como Jackie Harris na premiada série de televisão da ABC "Roseanne" , estrelada por Roseanne Barr e John Goodman, entre 1988 e 1997.
Metcalf frequentou a Universidade Estadual de Illinois, onde obteve seu bacharelado em teatro em 1977. Em sua turma estavam também John Malkovich, Glenne Headly e Joan Allen. Laurie começou a atuar na Steppenwolf Theatre Company. Sua carreira de atriz no cinema e na televisão começou com um papel menor e não credenciado em Cerimônia de Casamento de Robert Altman (1978). Em 1988, Laurie encontrou seu papel mais memorável e bem sucedido até à data, Jacqueline "Jackie" Harris na série de televisão Roseanne (1988). Por sua performance na série, ela foi nomeada como atriz coadjuvante para dois Globos de Ouro (1993 e 1995) e ganhou três prêmios Emmy (1992, 1993 e 1994). Também aparece esporadicamente na sitcom Big Bang Theory como Mary Cooper, mãe de Sheldon Cooper.

Oscar 2018: TOP 10 EFEITOS VISUAIS

- "Alien: Covenant" 
- "Blade Runner 2049" 
- "Dunkirk" 
- "Guardiões da Galáxia, Vol. 2" 
- "Kong: A Ilha da Caveira" 
- "Okja" 
- "A Forma da Água" 
- "Star Wars: Os Últimos Jedi" 
- "Valerian e a Cidade dos Mil Planetas" 
- "Planeta dos Macacos: A Guerra"

Thursday, December 14, 2017

TOP 9 OSCAR FOREIGN LANGUAGE

Uma Mulher Fantástica, de Sebastián Lelio – Chile
In The Fade, de Fatih Akin – Alemanha
On Body and Soul, de Ildikó Enyedi – Hungria
The Square, de Ruben Östlund – Suécia
Loveless, de Andrey Zvyaginstev – Rússia
Foxtrot, de Samuel Moaz – Israel
The Insult, de Ziad Doueiri – Líbano
Félicité, de Alain Gomis – Senegal
The Wound , de John Trengrove – África do Sul

TOP 10 DA REVISTA ROLLING STONE

10º “Trama Fantasma”
9º “A Ghost Story”
8º “Detroit em Rebelião”
7º “A Forma da Água”
6º “Lady Bird: A Hora de Voar”
5º “The Post: A Guerra Secreta”
4º “Três Anúncios Para um Crime”
3º “Me Chame Pelo Seu Nome”
2º “Corra!”
1º “Dunkirk”

Wednesday, December 13, 2017

Screen Actors Guild Awards 2017

CINEMA
Melhor Elenco de Filme
Melhor Ator
Melhor Atriz
Melhor Ator Coadjuvante
Melhor Atriz Coadjuvante
Melhor Elenco de Dublês em Filme
TV
Melhor Elenco de Série
Melhor Ator em Série de Drama
Melhor Atriz em Série de Drama
Melhor Elenco de Série de Comédia
Melhor Ator em Série de Comédia
Melhor Atriz em Série de Comédia
Melhor Ator em Série Limitada ou Filme para a TV
Melhor Atriz em Série Limitada ou Filme para a TV
Melhor Elenco de Dublês em Série de Comédia ou Drama

Tuesday, December 12, 2017

2017 Seattle Film Critics Society Awards

BEST PICTURE OF THE YEAR:
Blade Runner 2049 (Warner Bros.)
The Disaster Artist (A24)
Dunkirk (Warner Bros.)
The Florida Project (A24)
Get Out (Universal)
Lady Bird (A24)
Logan (20th Century Fox)
Phantom Thread (Focus Features)
The Post (20th Century Fox)
Three Billboards Outside Ebbing, Missouri (Fox Searchlight)
BEST DIRECTOR:
Sean Baker – The Florida Project
Greta Gerwig – Lady Bird
Christopher Nolan – Dunkirk
Jordan Peele – Get Out
Denis Villeneuve – Blade Runner 2049
BEST ACTOR in a LEADING ROLE:
Daniel Day-Lewis – Phantom Thread
James Franco – The Disaster Artist
Daniel Kaluuya – Get Out
Gary Oldman – Darkest Hour
Robert Pattinson – Good Time
BEST ACTRESS in a LEADING ROLE:
Sally Hawkins – The Shape of Water
Frances McDormand – Three Billboards Outside Ebbing, Missouri
Margot Robbie – I, Tonya
Saoirse Ronan – Lady Bird
Meryl Streep – The Post
BEST ACTOR in a SUPPORTING ROLE:
Willem Dafoe – The Florida Project
Barry Keoghan – The Killing of a Sacred Deer
Sam Rockwell – Three Billboards Outside Ebbing, Missouri
Michael Shannon – The Shape of Water
Patrick Stewart – Logan
BEST ACTRESS in a SUPPORTING ROLE:
Tiffany Haddish – Girls Trip
Holly Hunter – The Big Sick
Allison Janney – I, Tonya
Lesley Manville – Phantom Thread
Laurie Metcalf – Lady Bird
BEST ENSEMBLE CAST:
Call Me by Your Name
Get Out
Lady Bird
The Post
Three Billboards Outside Ebbing, Missouri
BEST SCREENPLAY:
The Big Sick – Emily V. Gordon & Kumail Nanjiani
The Disaster Artist – Scott Neustadter & Michael H. Weber
Get Out – Jordan Peele
Lady Bird – Greta Gerwig
Three Billboards Outside Ebbing, Missouri – Martin McDonagh
BEST ANIMATED FEATURE:
The Breadwinner – Nora Twomey, director
Coco – Adrian Molina, Lee Unkrich, directors
The LEGO Batman Movie – Chris McKay, director
Loving Vincent – Dorota Kobiela, Hugh Welchman, directors
Your Name. – Makoto Shinkai, director
BEST FOREIGN LANGUAGE FILM:
Blade of the Immortal – Takashi Miike, directorBPM (Beats Per Minute) – Robin Campillo, director
Frantz – François Ozon, director
Raw – Julia Ducournau, director
Thelma – Joachim Trier, director
BEST DOCUMENTARY FEATURE:
City of Ghosts – Matthew Heineman, director
Ex Libris: The New York Public Library – Frederick Wiseman, director
Faces Places – JR, Agnès Varda, co-directors
LA 92 – Daniel Lindsay, T.J. Martin, directors
Step – Amanda Lipitz, director
BEST CINEMATOGRAPHY:
Blade Runner 2049 – Roger A. Deakins
Columbus – Elisha Christian
Dunkirk – Hoyte von Hoytema
The Florida Project – Alexis Zabé
The Shape of Water – Dan Laustsen
BEST COSTUME DESIGN:
Beauty and the Beast – Jacqueline Durran
Blade Runner 2049 – Rénee April
Darkest Hour – Jacqueline Durran
Phantom Thread – Mark Bridges
The Shape of Water – Luis Sequeira
BEST FILM EDITING:
Baby Driver – Paul Machliss, Jonathan Amos
Blade Runner 2049 – Joe Walker
Dunkirk – Lee Smith
Get Out – Gregory Plotkin
Lady Bird – Nick Houy
BEST ORIGINAL SCORE:
Blade Runner 2049 – Benjamin Wallfisch, Hans Zimmer
Dunkirk – Hans Zimmer
Phantom Thread – Jonny Greenwood
War for the Planet of the Apes – Michael Giacchino
Wonderstruck – Carter Burwell
BEST PRODUCTION DESIGN:
Blade Runner 2049 – Dennis Gassner (Production Designer); Alessandra Querzola (Set Decorator)
Dunkirk – Nathan Crowley (Production Designer); Gary Fettis (Supervising Set Decorator)
Murder on the Orient Express – Jim Clay (Production Designer); Rebecca Alleway (Set Decorator)
Phantom Thread – Mark Tildesley (Production Designer); Véronique Melery (Set Decorator)
The Shape of Water – Paul Denham Austerberry (Production Designer); Shane Vieau, Jeff Melvin (Set Decorators)
BEST VISUAL EFFECTS:
Blade Runner 2049 – John Nelson, Paul Lambert, Richard R. Hoover, Gerd NefzerDunkirk – Andrew Jackson, Andrew Lockley, Scott Fisher, Paul Corbould 
The Shape of Water – Dennis Berardi, Luke Groves, Trey Harrell, Kevin Scott 
Valerian and the City of a Thousand Planets – Scott Stokdyk, Jérome Lionard 
War for the Planet of the Apes – Joe Letteri, Dan Lemmon, Daniel Barrett, Joel Whist
BEST YOUTH PERFORMANCE (18 years of age or younger upon start of filming):
Dafne Keen – Logan
Sophia Lillis – It
Brooklynn Prince – The Florida Project
Millicent Simmonds – Wonderstruck
Jacob Tremblay – Wonder
VILLAIN OF THE YEAR:
Dennis and various multiple personalities – Split – portrayed by James McAvoy
Martin – The Killing of a Sacred Deer – portrayed by Barry Keoghan
Pennywise – It – portrayed by Bill Skarsgård
Philip Krauss – Detroit – portrayed by Will Poulter
Richard Strickland – The Shape of Water – portrayed by Michael Shannon

The Phoenix Critics Circle Awards


BEST PICTURE

  • Dunkirk
  • The Florida Project
  • Lady Bird
  • The Shape of Water
  • Three Billboards Outside Ebbing, Missouri

BEST COMEDY FILM

  • The Big Sick
  • The Disaster Artist
  • I, Tonya
  • Lady Bird
  • Logan Lucky

BEST SCIENCE FICTION FILM

  • Blade Runner, 2049
  • Okja
  • The Shape of Water
  • War for the Planet of the Apes

BEST HORROR FILM

  • Get Out
  • Hounds of Love
  • It
  • It Comes at Night
  • Raw

BEST MYSTERY OR THRILLER FILM

  • The Beguiled
  • Get Out
  • The Killing of a Sacred Deer
  • mother!
  • Murder on the Orient Express
  • The Post
  • Split
  • Wind River

BEST ANIMATED FILM

  • The Breadwinner
  • Cars 3
  • Coco
  • The Lego Batman Movie
  • Loving Vincent

BEST FOREIGN LANGUAGE FILM

  • BPM (Beats per Minute)
  • In the Fade
  • Raw
  • The Square
  • Thelma

BEST DOCUMENTARY

  • City of Ghosts
  • Jane
  • Step
  • Whose Streets

BEST ACTOR

  • Timothée Chalamet, Call Me by Your Name
  • Daniel Day-Lewis, Phantom Thread
  • James Franco, The Disaster Artist
  • Daniel Kaluuya, Get Out
  • Gary Oldman, Darkest Hour
  • Harry Dean Stanton, Lucky

BEST ACTRESS

  • Jessica Chastain, Molly's Game
  • Sally Hawkins, The Shape of Water
  • Frances McDormand, Three Billboards Outside Ebbing, Missouri
  • Margot Robbie, I, Tonya
  • Saoirse Ronan, Lady Bird

BEST SUPPORTING ACTOR

  • Willem Dafoe, The Florida Project
  • Armie Hammer, Call Me By Your Name
  • Richard Jenkins, The Shape of Water
  • Sam Rockwell, Three Billboards Outside Ebbing, Missouri
  • Michael Stuhlbarg, Call Me by Your Name

BEST SUPPORTING ACTRESS

  • Mary J. Blige, Mudbound
  • Holly Hunter, The Big Sick
  • Allison Janney, I Tonya
  • Laurie Metcalf, Lady Bird
  • Octavia Spencer, The Shape of Water

BEST DIRECTOR

  • Sean Baker, The Florida Project
  • Guillermo del Toro, The Shape of Water
  • Greta Gerwig, Lady Bird
  • Christopher Nolan, Dunkirk
  • Jordan Peele, Get Out
  • Edgar Wright, Baby Driver

BEST SCREENPLAY

  • Greta Gerwig, Lady Bird
  • Liz Hannah and Josh Singer, The Post
  • Martin McDonagh, Three Billboards Outside Ebbing, Missouri
  • Jordan Peele, Get Out
  • Aaron Sorkin, Molly's Game

BEST SCORE

  • Alexandre Desplat, The Shape of Water
  • Jonny Greenwood, Phantom Thread
  • Benjamin Wallfisch and Hans Zimmer, Blade Runner 2049
  • Hans Zimmer, Dunkirk

National Board of Review

Best film: The Post
Best director: Greta Gerwig, Lady Bird
Best actor: Tom Hanks, The Post
Best actress: Meryl Streep, The Post
Best supporting actor: Willem Dafoe, The Florida Project
Best supporting actress: Laurie Metcalf, Lady Bird
Best original screenplay: Paul Thomas Anderson, Phantom Thread
Best adapted screenplay:  Scott Neustadter & Michael H. Weber, The Disaster Artist
Best animated feature: Coco
Breakthrough performance: Timothée Chalamet, Call Me by Your Name
Best directorial debut: Jordan Peele, Get Out
Best foreign language film: Foxtrot
Best documentary: Jane
Best ensemble: Get Out
Spotlight Award: Wonder Woman, Patty Jenkins and Gal Gadot
NBR Freedom of Expression Award: First They Killed My Father
NBR Freedom of Expression Award: Let It Fall: Los Angeles 1982-1992
Top Films
Baby Driver
Call Me by Your Name
The Disaster Artist
Downsizing
Dunkirk
The Florida Project
Get Out
Lady Bird
Logan
Phantom Thread
Top 5 Foreign-Language Films
A Fantastic Woman
Frantz
Loveless
Summer 1993
The Square
Top 5 Documentaries
Abacus: Small Enough to Jail
Brimstone & Glory
Eric Clapton: Life in 12 Bars
Faces Places
Hell on Earth: The Fall of Syria and the Rise of ISIS
Top 10 Independent Films
Beatriz at Dinner
Brigsby Bear
A Ghost Story
Lady Macbeth
Logan Lucky
Loving Vincent
Menashe
Norman: The Moderate Rise and Tragic Fall of a New York Fixer
Patti Cake$
Wind River