Monday, December 18, 2017

Laurie Metcalf

Laurie Metcalf é a atriz coadjuvante mais premiada desta temporada, por sua atuação em Lady Bird - Hora de Voar, em que interpreta a enfermeira Marion McPherson, a "carinhosa e assustadora" mãe da adolescente Christine, com quem tem uma relação que beira o caos e que é interpretada por Saoirse Ronan. Christine é uma estudante em seu último ano de escola e que deseja sair de Sacramento, a pequena cidade em que vive e odeia, e mudar-se para Nova York ou para alguma cidade maior, mais agitada e cosmopolita.
Laurie (Laura Elizabeth Metcalf, Carbondale, 16 de junho de 1955) é uma atriz norte-americana, conhecida pelo seu papel como Jackie Harris na premiada série de televisão da ABC "Roseanne" , estrelada por Roseanne Barr e John Goodman, entre 1988 e 1997.
Metcalf frequentou a Universidade Estadual de Illinois, onde obteve seu bacharelado em teatro em 1977. Em sua turma estavam também John Malkovich, Glenne Headly e Joan Allen. Laurie começou a atuar na Steppenwolf Theatre Company. Sua carreira de atriz no cinema e na televisão começou com um papel menor e não credenciado em Cerimônia de Casamento de Robert Altman (1978). Em 1988, Laurie encontrou seu papel mais memorável e bem sucedido até à data, Jacqueline "Jackie" Harris na série de televisão Roseanne (1988). Por sua performance na série, ela foi nomeada como atriz coadjuvante para dois Globos de Ouro (1993 e 1995) e ganhou três prêmios Emmy (1992, 1993 e 1994). Também aparece esporadicamente na sitcom Big Bang Theory como Mary Cooper, mãe de Sheldon Cooper.

No comments: