Thursday, May 24, 2007

Estréias de 06 de julho de 2007

PARIS, EU TE AMO
(Paris Je T'Aime)
Direção: Olivier Assayas, Christoffer Boe, Gurinder Chadha, Sylvain Chomet, Ethan Coen, Joel Coen, Isabel Coixet, Wes Craven, Alfonso Cuarón, Gérard Depardieu, Christopher Doyle, Richard LaGravenese, Raphaël Nadjari, Vincenzo Natali, Alexander Payne, Bruno Podalydès, Walter Salles, Oliver Schmitz, Nobuhiro Suwa, Daniela Thomas, Tom Tykwer, Gus Van Sant
Elenco:
Steve Buscemi; Juliette Binoche; Willem Dafoe; Gaspard Ulliel; Gena Rowlands; Bob Hoskins; Natalie Portman; Leonor Watling; Nick Nolte; Ludivine Sagnier; Catalina Sandino Moreno.
Sinopse
: Vinte histórias de amor situadas na `Cidade do Amor`, Paris. Um filme sobre a pluralidade do cinema, em que vinte cineastas trazem seus toques pessoais, enfatizando a ampla variedade de estilos, gêneros, encontros e várias atmosferas e estilos de vida que prevalecem nas vizinhanças da capital francesa.
Notas da Crítica:
Kleber Mendonça Filho, Cinemascopio: 4/4
Francisco Russo, Adoro Cinema: 9/10
Franthiesco Ballerini, Jornal da Tarde: 9/10
Fabio Yamaji, Cinequanon: 4/5
Neusa Barbosa, Cineweb: 4/5
Amir Labaki, Guia da Folha: 3/4
Christian Petermann, Guia da Folha: 3/4
Roberto Pujol, SET: 7,5/10
Sérgio Dávila, Guia da Folha: 3/4
Alessandro Giannini, SET: 7/10
Celso Sabadin, Cineclick: 7/10
Andy Malafaya, Cineplayers: 6,5/10
Emilio Franco Jr., Cineplayers: 6,5/10
Pablo Villaça, Cinema em Cena: 6,5/10
Sandro Macedo, Guia da Folha: 6,5/10
Alex Xavier, Guia do Estadão: 6/10
Alexandre C. dos Santos, Paisà: 3/5
Cleber Eduardo, Paisà: 3/5
Diane Assenato Botello, Rolling Stone: 3/5
Marcelo Hessel, Omelete: 3/5
Sergio Nunes, Cinequanon: 3/5
Inácio Araujo, Folha Ilustrada: 2/4
Sérgio Rizzo, Guia da Folha: 2/4
Suzana Amaral, Guia da Folha: 2/4
Angela Andrade, Cinequanon: 2/5

Cesar Zamberlan, Cinequanon: 2/5
Cid Nader, Cinequanon: 2/5
Elie Politi, Cinequanon: 2/5
Erico Fuks, Cinequanon: 2/5
Marcia Schmidt, Cinequanon: 2/5
Paulo Santos Lima, Paisà: 2/5
Cássio Starling Carlos, Guia da Folha: 1/4

Leonardo Mecchi, Cinequanon: 1/5
Sergio Alpendre, Paisà: 1/5
ÍNDICE NC: 5,87 (34)

RATATOUILLE
(EUA, 2007)
Animação
Direção: Brad Bird e Jan Pinkava
Vozes de Patton Oswalt, Janeane Garafalo, Brad Garrett, John Ratzenberger, Ian Holm, Lou Romano, Brian Dennehy.
Sinopse: Em Paris, com vista privilegiada para a torre Eiffel, está localizado o Gusteau´s, um dos mais refinados e sofisticados restaurantes do mundo, conhecido pelas receitas e técnicas divulgadas pelo Chef Auguste Gusteau, que além de comandar com criatividade os "bastidores" de seu restaurante também apresenta um popular programa de TV no canal de culinária e é o autor do livro "Tout Le Monde Peut Cuisinere" (Qualquer Um Pode Cozinhar).
Subindo o rio Sena e seus afluentes alguns quilômetros acima chegamos a um pacato vilarejo do interior da França, onde fica o casebre de uma velhinha solitária e aparentemente inofensiva.
É no forro do teto do casebre da velhinha que moram Remy, sua família e toda uma numerosa colônia de ratos do campo, reviradores de lixo.
Remy tem um dom especial: seu paladar e olfato são altamente apurados. Remy é fã de Auguste Gusteau e não perde seu programa de TV no aparelho da velhinha que tira um cochilo sentada no sofá todas as tardes na hora das receitas. Já o pai de Remy resolve aproveitar o talento de Remy por uma "causa nobre", transformando o filho no Detector de Venenos da Colônia. Todo alimento encontrado, antes de ser ingerido, deve antes ser aprovado por Remy.
Pela TV, Remy fica sabando do falecimento de Auguste Gusteau, que morreu de desgosto após receber uma crítica tão negativa do temido crítico gastronômico Anton Ego que rebaixou seu restaurante a um "4 Estrelas".
Certo dia, ao procurar açafrão para temperar seu churrasco de cogumelo feito no pára-raio Remy e seu irmão Emile acabam despertando a velhinha inofensiva de seu sono profundo e ela mostra-se não tão inofensiva assim, disparando tiros de espingarda para todo lado quando descobre a colônia de ratos que havia em sua casa.
Desabrigados, os ratos fogem entrando nos subterrâneos da França e acabam chegando em Paris. Remy, que se perde do restante da colônia, chega aos esgotos do restaurante Gusteau´s, agora sob o comando do Chef Skinner.
Remy terá a oportunidade de sua vida quando tentará ajudar um desajeitado funcionário novato do restaurante a aprender os segredos da alta cozinha francesa.
LINK PARA OS MELHORES FILMES DE 2007

SOMOS TODOS UM
(One, EUA, 2005)
Direção: Ward M. Powers.
Elenco de Entrevistados: Dalai Lama, Thich Nhat Hahn, Dr. Robert Thurman, Ram Dass, Deepak Chopra, Riane Eisler e padre Thomas Keating.
Sinopse: Com apenas uma câmera de vídeo, uma lista de 20 perguntas e um sonho, um grupo de pais de classe média transformam-se em cineastas independentes em busca do sentido da vida. Juntam-se a eles em sua busca, muitos dos principais líderes espirituais, autores, ícones e mestres do nosso tempo.
Notas da Crítica:
Alysson Oliveira, Cineweb: 1/5
Fábio Yabu, Omelete: 1/5

QUATRO ESTRELAS
(Quatre Étoiles, França, 2006)
Direção: Christian Vincent
Roteiro de Christian Vincent e Olivier Dazat. Elenco: Isabelle Carré (France Dumanoir), José Garcia (Stéphane Lachesnaye), François Cluzet (René), Jean-Paul Bonnaire (Jacky Morestel), Olivier Dazat (Casteldi).
Sinopse: Franssou é uma jovem professora de inglês que herda um dinheiro inesperado. Não tanto assim - daí seu companheiro sugerir começar comprando um novo colchão. Ela escapa de fininho e vai se hospedar num hotel de Cannes, onde cisma com o malandro Stéphane (Garcia) e seus misteriosos empreendimentos.
Notas da Crítica:
Alysson Oliveira, Cineweb: 2/5
Emilio Franco Jr., Cineplayers: 4/5
Demetrius Caesar, Cineplayers: 3/5

No comments: