Sunday, July 05, 2015

Parada em Pleno Curso (Mostra 2011)

Os exames eram para detectar as causas de uma insistente dor cabeça, mas o diagnóstico do doutor Tragger foi taxativo: o operário Frank está com um tumor maligno no cérebro, numa região inoperável porque é onde se localizam importantes funções neurológicas.
A expectativa de vida de Frank, casado com Simone e pai de uma jovem de 14 anos e de um garoto de 8, pode ser estimada em alguns meses.
Dia após dia, uma pequena despedida. As palavras ficam cada vez mais raras, a impaciência e a explosão indicam a evolução da doença, bem como os lapsos de memória, a sonolência e enfim, o silêncio.
"Parada em Pleno Curso" (Halt Auf Freier Strecke) é uma produção teuto-francesa dirigida por Andreas Dresen que mostra de modo quase documental o impacto de uma doença degenerativa num indivíduo e, por consequência, na rotina de sua família. Sem fazer concessões dramáticas que aliviem o sofrimento e o desconforto dos personagens (e do espectador) o fiilme cumpre seu papel de apresentar a situação com um olhar profundamente humano. A Frank, o paciente, não é atribuída a dimensão de "homem corajoso por enfrentar a doença com perseverança sobrecomum" ou "homem resignado que aceita o destino que lhe coube"; ele é simplesmente um ser humano cheio de angústias e ansiedades que se vê definhando até a inevitável morte.
(Cinesesc)

PROMETO UM DIA DEIXAR ESSA CIDADE
(Brasil, 2014)
Direção: DANIEL ARAGÃO
Elenco: BIANCA JOY PORTE, ZÉCARLOS MACHADO E SÉRGIO MARONE
Sinopse: Joli retorna para casa após passar um longo período numa clínica de reabilitação. Seu pai, Antônio, um famoso político da cidade, está bastante preocupado com sua conduta e reinserção na sociedade. Este é o momento no qual pai e filha tentam reatar os laços partidos da relação.

No comments: