Sunday, July 05, 2015

Hanezu

A região de Asuka, em Nara, é o berço do Japão. Atualmente é habitada por idosos, mas em outras épocas foi a capital do Japão, uma região cheia de famílias esperançosas de futuro e amantes da vida e da arte. O filme abre com uma escavação arqueológica e continua com uma narração dizendo-nos do mito japonês antigo no qual o Monte Unebi, o Monte Miminashi e o Monte Kagu, três montanhas japonesas, eram habitadas por deuses e constituíam um triângulo amoroso. Nos dias atuais, o filme mostra o cotidiano da artesã Kayoko (Hako Oshima), seu amante Takumi (Tohta Komizu), e seu parceiro Tetsuo (Tetsuya Akikawa), que reproduzem, como carma, o dilema das montanhas. A natureza é retratada com lirismo e há inúmeras referências a alimentos orgânicos e artesanato local.
"Hanezu" (Hanezu No Tsuki), de Naomi Kawase é um filme-poesia, a ser entendido dentro de sua estrutura de planos sobrepostos (mundo dos fantasmas + carma + mundo dos vivos) como um filme a ser apreciado num ritmo mais lento que o habitual, admirando a paisagem e a textura da natureza exuberante que explode nas telas e desarmando-se da expectativa por acontecimentos, pois neste caso o destino (trágico) já está traçado.
(Reserva Cultural 1)
Hora Menos
"A tragédia de Vargas" foi como ficou conhecida o conjunto de deslizamento de terra e inundações ocorridas na costa caribenha da Venezuela em dezembro de 1999, mais precisamente na região de Vargas, por isso a denominação. Foi o pior desastre natural que ocorreu na Venezuela durante o século XX. Estima-se de 10.000 a 50.000 mortes, pois não foi possível confirmar oficialmente o número.
Isabel e Yudeixi são duas mulheres de temperamento oposto que se veem unidas e se tornam imigrantes do dia para a noite. Isabel é uma enfermeira de 49 anos das Ilhas Canárias, mas mora na Venezuela. Yudeixi del Carmen é uma garota pobre de 17 anos que está acostumada a uma vida criminosa. Elas viajam para as Canárias para se refugiarem. Para Yudeixi poder permanecer na Europa, Isabel torna-se sua representante legal. Assim, elas são obrigadas a começar juntas do zero.
Hora Menos é um filme venezuelano que trata de maneira convencional da história da relação entre duas mulheres de gerações diferentes enfrentando uma crise pessoal desencadeada com um fato histórico - a tragédia de Vargas, o desabamento seguido de uma enxurrada que matou dezenas de milhares de pessoas no ano de 1999.
(Cine Sabesp)
http://www.horamenos.com/
Bollywood - A Maior História de Amor de Todos os Tempos Muitos dizem que Bollywood é a única cultura que une a Índia. Outros dizem que é uma influência corrupta para os indianos e que deveria ser banida do país. É um caso de amor que dura há 70 anos para quase dois bilhões de pessoas ao redor do mundo. Esse universo cinematográfico continua crescendo, abrangendo seus elementos mais importantes, criticados e amados: a música e a dança. O filme traz depoimentos de Amitabh Bachchan, Aishwarya Rai, Saroj Khan (coreógrafo) e Dev Anand. Identidade cultural ou Escapismo? Será que Bollywood reflete a mudança histórica e moral de uma das maiores e mais jovens democracias do mundo?
Bollywood - A Maior História de Amor de Todos os Tempos, de Rakeysh Omprakash Mehra e Jeff Zimbalist é um documentário que acaba servindo mais como uma propaganda da estética "bollywoodiana" do que um guia para quem quer conhecer efetivamente o cinema produzido na Índia, que rendeu recentemente versões ocidentalizadas de sucesso, como o filme "Quem Quer Ser Um Milionário?" e a novela brasileira "Caminho das Índias". Faltam referências nas cenas selecionadas, o contexto histórico é só exposto superficialmente, sem conexão com as imagens e músicas que preenchem a tela exaustivamente.
(Cine Sabesp)

No comments: