Monday, January 08, 2007

Estréias de 26 de janeiro de 2007

O VIOLINO
(El Violin, México, 2006)
Drama- 98 min.
Direção: Francisco Vargas Quevedo
Sinopse: México, década de 70. Um grupo de guerrilheiros é vítima de constantes torturas e outros abusos de militares. Quando alguns dos rebeldes são capturados e os militares utilizam o acampamento deles próximo a um milharal como base de operações, resta ao velho e talentoso violinista dom Plutarco (dom Ángel Tavira), que não tem uma das mãos, mas ganha alguns trocados tocando sua música em bares junto com seu filho e o neto, infiltrar-se no acampamento e tentar recuperar parte do estoque de armas e munições dos rebeldes. A sua música, em particular o estojo de seu violino, terá um papel fundamental.
Bastidores: -Vencedor do Prêmio de Melhor Filme Latino em Longa Metragem, de Melhor Roteiro, Melhor Filme/Júri Popular, Melhor Filme Latino/Prêmio da Crítica e Melhor Ator (Don Angel Tavira) no Festival de Gramado 2006
Notas da Crítica:
Angela Andrade, Cinequanon: 4/5
Débora Beraldo, Cine Net: 4/5
Erico Fuks, Cinequanon: 4/5
Jairo Lavia, Revista Paradoxo: 4/5
Cesar Zamberlan, Cinequanon: 3/5
Marcia Schmidt, Cinequanon: 3/5
Marcus Melo, Revista Teorema: 2/4
Cid Nader, Cinequanon: 2/5
Fabio Yamaji, Cinequanon: 2/5

Leonardo Mecchi, Cinequanon: 2/5
Gilberto Silva Jr., Contracampo: 1/4
Luiz Carlos Oliveira Jr., Contracampo: 1/4
Ruy Gardnier, Contracampo: 1/4

PODER ALÉM DA VIDA
(Peaceful Warrior, EUA/Alemanha, 2006)
Direção: Victor Salva
Roteiro: Kevin Bernhardt, baseado no livro "O Caminho do Geurreiro Pacífico", de Dan Millman. Elenco: Scott Mechlowicz (Dan Millman), Nick Nolte (Socrates), Amy Smart (Joy), Tim DeKay (Técnico Garrick), Ashton Holmes (Tommy), Paul Wesley (Trevor), B.J. Britt (Kyle), Agnes Bruckner (Susie).
Sinopse: Dan Millman é um ginasta adolescente que sonha participar das Olimpíadas. Ele possui tudo o que um jovem deseja em sua idade: troféus, amigos, motocicletas velozes e namoradas. Mas um dia, o mundo de Dan vira de ponta cabeça ao conhecer o misterioso estrangeiro de nome Sócrates, que, com toda sua experiência de vida, é capaz de superar obstáculos apenas com a força espiritual. Após sofrer uma séria lesão, Dan conta com a ajuda de Sócrates e de uma jovem chamada Joy. Ele descobre que ainda tem muito a aprender e que terá de deixar para trás vários conceitos para se tornar um guerreiro pacífico e assim encontrar seu destino.
Notas da Crítica:
Débora Beraldo, Cine Net: 2/5

A GRANDE FAMÍLIA- O FILME
(Brasil, 2007)
Comédia
Direção: Maurício Farias
Roteiro de Cláudio Paiva e Guel Arraes. Elenco: Andréa Beltrão (Marilda), Guta Stresser (Bebel), Lúcio Mauro Filho (Tuco), Marco Nanini (Lineu), Marcos Oliveira (Beiçola/Etelvina), Marieta Severo (Nenê), Paulo Betti (Carlinhos), Pedro Cardoso (Agostinho) , Dira Paes (Marina), Tonico Pereira (Mendonça), Wagner Santisteban (Lineu - jovem), Keli Freitas (Nenê - jovem), Celso Bernini (Carlinhos - jovem)
Sinopse: Nos anos 50, os jovens Lineu e Carlinhos iam para um baile num salão de dança atraídos pela presença no local da pretendente de ambos, a bela Nenê, que aguardava ansiosa pela chegada de seu par. Acontece que Lineu e Carlinhos foram barrados na portaria do salão: Lineu tinha o convite mas não sabia que era obrigatório ir de paletó e Carlinhos foi de paletó mas esqueceu o convite. Assim, os dois acabaram entrando num acordo e decidiram na sorte quem iria entrar no baile. Lineu ganhou a disputa de palitinhos e assim acabou entrando no baile com o paletó de Carlinhos e dançando com Nenê.
40 anos e muitos outros bailes se passaram.
Nenê ainda guarda o vestido cor-de-rosa "da sorte" que usou naquela noite. Com algumas "reforminhas", ainda pretendia usá-lo na comemoração do quadragésimo baile que ela e Lineu iriam juntos, agora como casados e pais de dois jovens, Tuco e Maria Isabel, a Bebel.
Sob o sol escaldante que fazia no cemitério durante o enterro de um colega de repartição chamado Pacheco, Lineu se sente mal e seguindo recomendação de Mendonça ("O Pachequinho começou assim...") vai ao médico, de onde sai com um envelope lacrado que contém o diagnóstico de uma mancha no pulmão detectada numa tomografia. Lineu prefere não ler o conteúdo do envelope para não ficar sabendo da provável notícia de que seus dias estão contados, mas fica deprimido ao pensar que ainda teria tantas coisas para fazer antes de morrer, como transformar seu filho Tuco (que passa o dia dormindo) e seu genro Agostinho (que passa o dia jogando sinuca no bar do Beiçola) em homens responsáveis e garantir um futuro seguro para sua esposa.
Enquanto isso, Nenê e sua amiga vão fazer compras no supermercado e lá Nenê reencontra Carlinhos, seu ex-pretendente de 40 anos atrás que teria perdido a chance de dançar com ela naquele decisivo baile por causa de uma disputa de palitinhos com Lineu. Carlinhos agora é gerente de supermercado, e logo desperta o interesse de Marilda. Para comemorar o reencontro, Nenê convida Carlinhos para jantar em sua casa.
É neste jantar que Bebel daria a notícia para a família que Agostinho fez um tratamento e agora "não é mais oco", ou seja, o casal já pode ter filhos.
A possibilidade de ser avô não anima em nada Lineu, que pressionado pela idéia fixa de que está para morrer questiona como Agostinho pretende sustentar um possível filho sem ter um trabalho registrado em carteira, chama Tuco de vagabundo e sugere que o filho vá pedir esmola na rua e decide não ir mais ao quadragésimo baile com Nenê.
A situação só se complica um pouco mais quando Mendonça tenta animar Lineu escrevendo uns bilhetinhos para ele fazendo-se passar por Marina, a nova funcionária da Repartição.
Notas da Crítica:
Celso Sabadin, Cineclick: 7/10
Alfredo Sternheim, SET: 6,5/10

Christian Petermann, Guia da Folha: 6,5/10
Miguel Barbieri, Veja SP: 6,5/10
Odair Braz Jr., Herói: 6,5/10
Rodrigo Carreiro, Cine Reporter: 3/5

Sérgio Rizzo, Folha de São Paulo: 6/10
Alex Xavier, Guia do Estadão: 5/10
Alysson Oliveira, Cineweb: 2/5
Carlos Dunham, Sobrecarga: 2/5
Érico Fuks, Cinequanon: 2/5
Fábio Yamaji, Cinequanon: 2/5

Ludmila Azevedo, Jornal da Tarde: 4/10
Pablo Miyazawa, Rolling Stone: 4/10
Pablo Villaça, Cinema em Cena: 2/5
Raphael Santos, Cinema com Rapadura: 4/10
Rogério Ferrara, Cinequanon: 2/5

Luiz Z. Oricchio, O Estado de São Paulo: 3/10
JBeto, Cine do Beto: 1/5

PERFUME: A HISTÓRIA DE UM ASSASSINO
(Perfume: The Story of a Murderer, Alemanha/ França/ Espanha, 2006)
Direção: Tom Tykwer
Roteiro: Andrew Birkin, Tom Tykwer e Bernd Eichinger baseado no livro de Patrick Süskind. Elenco: Ben Whishaw (Jean-Baptiste Grenouille); Dustin Hoffman (Guiseppe Baldini); Alan Rickman (Antoine Richis), Rachel Hurd-Wood (Laura Richis), John Hurt (narrador).
Sinopse: 17 de julho de 1738. Paris era a maior cidade da Europa. A cidade exalava um forte mau cheiro em suas ruas, especialmente naquelas onde se instalava o nada higiênico mercado de peixes e especiarias ao ar livre. Foi ali, no meio do lugar mais fétido do mundo, que nasceu Jean-Baptiste Grenouille, um bebê rejeitado pela mãe e que acabaria sendo entregue pelo juiz à Madame Gaillard, administradora de um orfanato.
Foi no orfanato, sob os olhares curiosos das outras crianças, que Jean-Baptiste deu as primeiras demonstrações de seu talento especial: ele conseguia, com seu nariz ultrasensível, identificar qualquer coisa pelo seu aroma, desde um graveto ou uma fruta até uma pedra molhada ou um girino no fundo do mar.
Jean-Baptiste demorou a aprender a falar mas dedicou toda sua infância à suas experiências olfativas. Quando tinha 13 anos, a Madame Gaillard resolveu ganhar algum dinheiro e o vendeu para o sr. Grimal, proprietário de um curtume (local onde se faz o tratamento da pele de animais), onde Jean-Baptiste passaria a trabalhar.
Certo dia, Jean-Baptiste foi com o sr. Grimal fazer uma entrega de peles no movimentado centro de Paris quando sentiu-se atraído pelo aroma exalado por uma bonita mulher ruiva com um cesto de laranjas lima. Ele a seguiu até um local afastado e acabou cometendo um crime. O incidente fez com que Jean-Baptiste se tornasse um homem obcecado pelo desejo de aprender a capturar os aromas e conseguir reprisá-los. Para isso, ele conseguiu aproximar-se do Mestre Giuseppe Baldini, um perfumista talentoso no passado mas que não estava conseguindo adaptar-se aos modismos daquela nova época. Baldini ensinou a ele quais eram as diferenças entre os acordes de cabeça, de coração e de fundo que compõem a pirâmide de aromas, o modo como se criam as fórmulas dos perfumes, a lenda egípcia das 13 essências para se obter o perfume perfeito e o funcionamento de um destilador de essências. Em troca, Jean-Baptiste criou para Baldini mais de cem fórmulas de perfumes exclusivos, entre eles muitos de grande sucesso.
Quando Jean-Baptiste Grenouille viu esgotadas e de certo modo frustradas suas chances de aprender o que ele realmente queria saber - como capturar qualquer tipo de aroma e conseguir reprisá-los - ele decidiu partir e iniciou uma viagem até Grasse, na Provence, a capital mundial da Perfumaria. Na solidão da longa caminhada Grenouille fez uma importante auto-descoberta. Em Grasse ele aprenderia a técnica da "enfleurage", um método de extração de óleos essenciais que consiste no uso de gordura, que absorve o óleo desejado. Dias depois, a gordura é filtrada e destilada. O concentrado oleoso que resulta desse processo é misturado ao álcool e novamente destilado. O produto final é um frasco do óleo essencial.
Ao dominar esta técnica e tendo em vista o modo como pretendia usá-la, Jean-Baptiste tornar-se-ia um homem perigoso.
Notas da Crítica:
Pablo Villaça, Cinema em Cena: 5/5
Amanda Pontes, Cinema com Rapadura: 9/10
Ary Monteiro Jr., Cineplayers: 9/10
Leonardo Heffer, Cinema com Rapadura: 9/10
Carlos Dunham, Sobrecarga: 4/5
Rodrigo Salem, SET: 8/10
Thiago Sampaio, Cinema com Rapadura: 8/10
Pips, A Última Sessão: 71/100
Airton Shinto, Shintocine: 7/10
Cinara Patrícia, Cinepop: 3,5/5
A. Pascoalinho, Premiere: 3/5
Alysson Oliveira, Cineweb: 3/5
Débora Beraldo, CineNet: 3/5
Rodrigo Carreiro, Cine Reporter: 3/5
Sérgio Nunes, Cinequanon: 3/5
Christian Petermann, Guia da Folha: 2/4
Sérgio Rizzo, Guia da Folha: 2/4
Suzana Amaral, Guia da Folha: 2/4
David Mariano, Premiere: 2/5
Laura Cânepa, Cinequanon: 2/5
Luis Salvado, Pemiere: 2/5
Maria do Carmo Piçara, Premiere: 2/5
Rui Brazuna, Premiere: 2/5
Tiago Pimentel, Premiere: 2/5
Vitor Moura, Premiere: 2/5
Marcus Mello, Revista Teorema: 1/4
Pedro Butcher, Guia da Folha: 1/4
Cesar Zamberlan, Cinequanon: 1/5
João Lopes, Premiere: 1/5

Carlos Eduardo Corrales, Delfos: 0,5/5
Gilberto Silva Jr., Contracampo: 0/4
Tatiana Monassa, Contracampo: 0/4


APOCALYPTO
(EUA, 2006)
Aventura - 139 min.
Direção: Mel Gibson
Roteiro de Mel Gibson e Farhad Safinia. Produzido por Bruce Davey e Mel Gibson para a Touchstone Pictures / Icon Productions. Fotografia de Dean Semler. Elenco: Rudy Youngblood (Jaguar Paw), Dalia Hernandez (Seven), Jonathan Brewer (Blunted), Raoul Trujillo (Zero Wolf), Gerardo Taracena (Middle Eye), Rodolfo Palacios (Snake Ink), Fernando Hernandez (High Priest), Maria Isidra Hoil and Aquetzali Garcia (Oracle Girls) and Abel Woolrich (Laughing Man), Morris Birdyellowhead (Flint Sky), Carlos Emilios Baez (Turtles Run), Ramirez Amilcar (Culr Nose), Israel Contreras (Smoke Frog), Israel Rios (Cocoa Leaf), Maria Isabel Diaz (Sogra), Iazua Larios (Sky Flower).
Sinopse: "Uma grande civilização só é conquistada por invasores depois de ter destruído a si própria por dentro" - Will Durant (1895-1981)
" Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come" - Ditado Popular
No interior da selva equatoriana em algum lugar do hemisfério norte na América pré-colombiana um grupo de jovens caçadores nativos liderados por Flint Sky e por seu filho Jaguar Paw perseguem uma anta ligeira que acaba sucumbindo diante das armadilhas instaladas pelos nativos, profundos conhecedores dos segredos guardados naquela floresta.
Jaguar Paw (ou Pata de Jaguar) encarrega-se de distribuir as peças "especiais" da anta para seus amigos: Smoke Frog fica com o coração da anta; Culr Nose fica com o fígado; Cocoa Leaf recebe a orelha e finalmente Blunted fica com os testículos da anta...com os testículos? Pois é, segundo Jaguar Paw, quem comer esta parte do animal terá mais facilidade em engravidar sua mulher. Afinal de contas, já virou piada na aldeia a obsessão frustrada que a sogra de Blunted tem em ser avó. E o pai de Jaguar, Flint Sky, teria comido uma porção disso para se tornar pai de 10 irmãos. Com argumentos desses, Blunted não tinha outra alternativa a não ser aceitar o "presente" do amigo (ou seria do "amigo da onça?"
Naquele mesmo dia, os caçadores da tribo de Jaguar Paw depararam-se com um numeroso grupo de nativos que pareciam amedrontados vindos de outra aldeia, que disseram que a terra deles tinha sido devastada e que eles estariam procurando um lugar para um novo começo. Aquelas palavras, "terra devastada" e "novo começo" ficaram na memória de Jaguar Paw, e ele até teria um sonho com isso, como se fosse uma premonição de algo que estava por acontecer.
Jaguar Paw tem um filho, o pequeno Turtles Run, com sua mulher, Seven, que está à espera de outro bebê. A aldeia adormeceu feliz comendo churrasquinho de anta e ouvindo histórias contadas por um dos anciãos em volta de uma fogueira mas acordou assustada com a invasão de um grupo de maias saqueadores cruéis, sádicos e covardes, guiados por um sujeito mal encarado chamado Zero Wolf, que parecia um general com seu capacete de caveiras e sua braçadeira de peles.
Foi uma grande chacina, com inúmeras mortes mas restaram alguns sobreviventes, homens e mulheres, propositadamente "resguardados" por Zero Wolf que foram amarrados e seguiram como prisioneiros para um destino desconhecido. No meio da confusão, antes de ser capturado, Jaguar Paw conseguiu esconder Seven e Turtles Run numa gruta que se parece com uma espécie de poço profundo, onde tentariam sobreviver enquanto Jaguar e outros membros da tribo partiam como prisioneiros dos mercenários maias até o centro de uma civilização abalada com pragas que afetavam as plantações (os maias eram grandes plantadores de milho) e doenças incuráveis que dizimaram boa parte da população numa jornada cheia de dor, fé, misticismo, desespero e sacrifício, onde, seguindo o conselho de seu pai, Jaguar teria que anular o próprio medo.
Bastidores: -Indicado ao Oscar 2007 de MELHOR EDIÇÃO DE SOM, MELHOR MIXAGEM DE SOM e MELHOR MAQUIAGEM.
-Foi indicado para o Globo de Ouro 2007 de Melhor Filme de Língua Estrangeira.
Notas da Crítica:
Carlos Balbuena, Contrapicado: 5/5
Raphael Santos, Cinema com Rapadura: 10/10
Diego Benevides, Cinema com Rapadura: 9/10
A. Pascoalinho, Premiere: 4/5
Andreisa Caminha, Cinema com Rapadura: 8/10
Gilvan Marçal, CineSequência: 4/5
Marcelo Miranda, Cinequanon: 4/5
Marcelo V., Multiply: 4/5
Pablo Villaça, Cinema em Cena: 4/5
Remio Ximenes, CineNet: 4/5
Rodrigo Carreiro, Cine Reporter: 4/5
Rodrigo Salem, SET: 8/10
Sergi Sanchez, Contrapicado: 4/5

Ana Paul, Multiply: 3/4
Sérgio Dávila, Guia da Folha: 3/4
Airton Shinto, Shintocine: 7/10
André Gordirro, SET: 7/10
Renato Marafon, Cinepop: 3,5/5
Daniel Ureña, Contrapicado: 3/5
Ederson Nunes, Sobrecarga: 3/5
Enrique Aguilar, Contrapicado: 3/5
JBeto, Cine do Beto: 3/5
Luis Salvado, Premiere: 3/5
Magdalena Navarro, Contrapicado: 3/5
Ricardo Coelho, Sobrecarga: 3/5
Rui Brazuna, Premiere: 3/5
Vitor Moura, Premiere: 3/5
Érico Fuks, Cinequanon: 2/5
Carlos Dunham, Sobrecarga: 2/5
João Lopes, Premiere: 2/5
Laura Cânepa, Cinequanon: 2/5
Maria Carmo Piçara, Premiere: 2/5
Rui Pedro Tendinha, Premiere: 2/5
Tiago Pimentel, Premiere: 2/5
Marina Person, Guia da Folha: 1/4
Sérgio Rizzo, Guia da Folha: 1/4
Suzana Amaral, Guia da Folha: 1/4
Carlos Eduardo Corrales, Delfos: 1,5/5
Cesar Zamberlan, Cinequanon: 1/5
Francisco Ferreira, Premiere: 1/5
José V. Mendes, Premiere: 1/5
Márcia Schmidt, Cinequanon: 1/5
Camila Vieira, O Povo-CE: 1/10
Christian Petermann, Guia da Folha: 0/5
Neusa Barbosa, Cineweb: 0/5

Sérgio Nunes, Cinequanon: 0/5
Stefan Ivancic, Contrapicado: 0/5
ÍNDICE NC: 5,24 (47)

No comments: