Friday, June 29, 2007

Estréias de 17 de agosto de 2007

OS SIMPSONS- O FILME
(The Simpsons Movie, EUA, 2007)
Animação
Direção: David Silverman
Roteiro de Matt Groening, Mike Reiss, Mike Scully, Al Jean, James L. Brooks.
Sinopse: Durante a missa de domingo em Springfield, enquanto Bart joga o game "Detone o bebê", o pai de Homer Simpson é acordado de seu cochilo pela possessão de um espírito apocalíptico e começa a falar de "coisas terríveis que acontecerão" e que "o tempo é curto".
O vovô, que também começa a se contorcer e a rolar no chão, acaba enrolado num tapete e é retirado da igreja, mas Marge, a esposa de Homer, fica intrigada com a experiência religiosa do sogro.
Após assistir ao show do Green Day, Lisa Simpson engajou-se na missão de salvar o rio Springfield dos agentes poluentes, e acabou se apaixonando pelo garoto irlandês Colin, outro militante mirim das causas ambientalistas, preocupado com o aquecimento global.
Homer e Bart brincam do "Jogo do Desafio" e na hora do lanche vão ao Krusty's, onde Homer sensibiliza-se ao ver um porquinho rosado com mechas brancas prestes a virar bacon e resolve num impulso adotar o animal e levá-lo para casa.
Logo, Homer estaria fazendo o bichinho andar pelo teto da casa na sua brincadeirinha de "Porco Aranha".
A afeição de Homer pelo porco faz com que Bart sinta-se preterido pelo pai e resolva observar a relação do vizinho, o sr. Flandres, com seus filhos.
O engajamento de Lisa na causa da despoluição do rio Springfield contagia toda a população e um multirão é realizado com ampla mobilização da cidade.
Enquanto isso, Marge descobre que Homer mantém um "reservatório de cocô de porco" e começa a desconfiar que as profecias apocalípticas de seu sogro tem alguma relação com isso.
LINK PARA OS MELHORES FILMES DE 2007

TRÊS IRMÃOS DE SANGUE
(Brasil, 2006)
Documentário
Direção: Ângela Patrícia Reiniger
Sinopse: Betinho, Henfil e Chico Mário. Três irmãos: Herbert José de Souza (Betinho), Henrique de Souza Filho (Henfil) e Francisco Mário de Souza (Chico Mário). Três brasileiros cujas vidas se confundem com a própria história política, social e cultural do Brasil no século XX. Muitas lutas marcaram a vida dos três – contra a hemofilia, contra a ditadura, contra a fome. A luta pela anistia, contra a Aids, em defesa da música brasileira, pelas Diretas Já, pela vida. A solidariedade foi a arma desses três irmãos, que tentaram transformar o Brasil num país mais justo e solidário. Cada um participou a seu modo das transformações que pontuaram o país: Betinho, por meio de campanhas sociais; Henfil, com seu humor perturbador; e Chico Mário, com a beleza de suas músicas. O documentário mostra o ambiente familiar em que os irmãos cresceram e a trajetória de cada um. O exílio de Betinho e a “volta do irmão do Henfil” em 1979. Henfil e seus marcantes personagens, como Graúna, Baixinho e Bode Orelana, entre outros. A batalha de Chico Mário pela música independente e pela expressão autônoma do artista. Entre os entrevistados para a realização do filme estão nomes como Aldir Blanc, Ivan Lins, João Bosco, Joyce, Millôr Fernandes, Tárik de Souza, Wagner Tiso e Ziraldo.
Notas da Crítica:
Luiz Vita, Cineweb: 3/5


A MORTE PEDE CARONA
(The Hitcher, EUA, 2007)
Direção: Dave Meyers
Elenco: Sean Bean, Sophia Bush, Zachary Knighton, Neal McDonough.
Sinopse: Grace e Jim caem na estrada em um carro antigo, dispostos a curtirem o feriado de primavera, mas o que seria uma viagem prazerosa torna-se um verdadeiro pesadelo quando eles encontram o misterioso John Ryder pedindo carona. Refilmagem do clássico de 1986 de mesmo nome.
Notas da Critica:
Renato Marafon, Cinepop: 3,5/5
Diego Benevides, Cinema com Rapadura: 6/10
Érico Borgo, Omelete: 3/5
Andy Malafaya, Cineplayers: 3/10
Emilio Franco Jr., Cineplayers: 1/10

ÍNDICE NC: 4,60/5

THE BUBBLE
(Buah, Ha, Israel, 2006)
Direção: Eytan Fox.
Elenco
: Ohad Knoller (Noam), Alon Friedman (Yelli), Daniela Virtzer (Lulu), ousef 'Joe' Sweid (Ashraf), Miki Kam (Mãe de Lulu), Shredi Jabarin (Gihad).
Sinopse: Três jovens israelenses, Noam, vendedor de discos, Yali, gerente de Café, e Lulu, vendedora em loja de cosméticos, dividem um apartamento num bairro descolado de Tel Aviv, símbolo dessa "bolha", apelido dado à cidade.
Nesse "casulo" quase desconectado da realidade dos territórios e dos conflitos políticos que agitam o país, eles levam uma vida comum, preferindo se concentrar em suas vidas amorosas. Seu cotidiano vai se transformar com a chegada de Ashraf, um palestino por quem Noam se apaixona, depois de um incidente num posto de controle de Naplouse.
Notas da Crítica:
Christian Petermann, Guia da Folha: 3/4
Erico Fuks, Cinequanon: 3/5
JBeto, Cine do Beto: 3/5
Luiz Vita, Cineweb: 3/5
Marina Person, Guia da Folha: 2/4
Suzana Amaral, Guia da Folha: 2/4
Anahi Borges, Cinequanon: 2/5
Angela Andrade, Cinequanon: 2/5
Marcelo Hessel, Omelete: 2/5
Cassio Starling Carlos, Guia da Folha: 1/4
Marcia Schmidt, Cinequanon: 1/5

ACREDITE, UM ESPÍRITO BAIXOU EM MIM
(Brasil, 2006)
Direção: Jorge Moreno
Elenco:
Ilvio Amaral , Maurício Canguçu, Marília Pera, Arlete Salles
Sinopse: Lolô é um homossexual bem resolvido que não se conforma com sua morte. Por isso, foge do céu e se incorpora num machão convicto, que começa a ter um comportamento estranho. O roteiro é assinado por Ronaldo Ciambroni (autor da peça original) e Rodrigo Campos. A obra teatral, 8 anos em cartaz, fez mais de 800 mil espectadores.
Notas da Crítica:
JBeto, Cine do Beto: 1/5


ENCONTRO COM MILTON SANTOS OU:O MUNDO GLOBAL VISTO DO LADO DE CÁ
(Brasil, 2006)
Direção: Silvio Tendler
Sinopse: O filme trata do processo de globalização com base no pensamento do geógrafo Milton Santos, que, por suas idéias e práticas, inspira o debate sobre a sociedade brasileira e a construção de um novo mundo.
Notas da Crítica:
Daniel Schenker, Contracampo: 1/4
Cassio Starling, Contracampo: 0/4
Ruy Gardnier, Contracampo: 0/4

GAROTAS, GRITO E MÚSICA
(El Calentito, Espanha, 2005)
Direção: Chus Gutiérrez
Elenco: Verónica Sánchez, Macarena Gómez, Juan Sanz
Sinopse: Em 1981, uma jovem espanhola sonha em perder sua virgindade com o namorado. Mas uma série de infortúnios a levam a uma banda de rock. A vida da garota muda radicalmente, principalmente depois de uma fracassada tentativa de golpe de estado na Espanha.

Saturday, June 23, 2007

Estréias de 10 de agosto de 2007

MESTRE BIMBA, A CAPOEIRA ILUMINADA
(Brasil, 2007)
Documentário
Direção: Luiz Fernando Goulart
Sinopse: O filme conta, através de depoimentos de antigos alunos e imagens inéditas em cinema, a história de Mestre Bimba, Manuel dos Reis Machado (1899 – 1974), que dedicou a vida a dar dignidade e luz à capoeira. De origem humilde, grande jogador de capoeira e, principalmente, um extraordinário educador, seu nome é a primeira referência do aluno de capoeira, em qualquer país que esteja. A ele são dedicadas milhares e milhares de músicas, cantadas em todas as rodas de capoeira, nos cinco continentes.

O EDIFÍCIO YACOUBIAN
(Omaret Yacobean, Egito, 2006)
Direção: Marwan Hamed
Elenco: Adel Imam, Nour El-Sherif, Youssra, Essad Youniss.
Sinopse: O Yacoubian é um dos edifícios mais antigos e charmosos do centro do Cairo. A rotina dos moradores sintetiza a atual sociedade egípcia: Zaki El Dessouki (Adel Imam) é um playboy decadente, mas que mantém a pose. Sua vizinha Bothayna (Hend Sabri), jovem pobre, precisa ceder às investidas do patrão para sustentar a família. O jornalista Hatem (Khaled El Sawy) usa seu dinheiro para seduzir um segurança. Baseado em romance homônimo de Alaa Al Aswany, best-seller no Egito.
Notas da Crítica:
Emilio Franco Jr., Cineplayers: 6,5/10
Alysson Oliveira, Cineweb: 3/5
Èrico Borgo, Omelete: 2/5
ÍNDICE NC: 5,50/3

O FIM DO SEM FIM
(Brasil, 2001)
Documentário - 92 min.
Direção: Beto Magalhães, Cao Guimarães e Lucas Bambozzi
Sinopse: O foco central é o eminente desaparecimento de certos ofícios e profissões no Brasil. Rodado em 16mm, super8 e DV nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Ceará, o filme retrata a inventividade e resistência do brasileiro diante das mudanças tecnológicas e culturais. Partindo do debate entre a finalidade e o fim das coisas, as evoluções são discutidas pelos próprios indivíduos retratados.
Notas da Crítica:
Pedro Butcher, Folha Ilustrada: 4/4
Alysson Oliveira, Cineweb: 4/5

ESCORREGANDO PARA A GLÓRIA
(Blades of Glory, EUA, 2007)
Direção: Josh Gordon e Will Speck.
Elenco: Will Ferrell, Jon Heder, Will Arnett, Amy Poehler, Jenna Fischer, Bill Fichtner, Craig T. Nelson, Romany Malco, Nick Swardson.
Sinopse: Nas Olimpíadas de 2002, Chazz (Will Ferrell) e Jimmy (Jon Heder) são dois patinadores do gelo rivais que são banidos da liga e têm suas medalhas de ouro confiscadas graças a problemas ocasionados pela rivalidade entre a dupla. Sem poder participar da próxima competição, quatro anos depois, individualmente, eles resolvem deixar de lado a rivalidade para competir na categoria de duplas para dar uma lição nos que os boicotaram.
Notas da Crítica:

Tatiane Crescêncio, Cineplayers: 7/10
Erico Borgo, Omelete: 3/5
Alexandre Koball, Cineplayers: 6/10

ÍNDICE NC: 6,33/3

PERSON
(Brasil, 2003)
Direção: Marina Person
Elenco: Walmor Chagas, Jean-Claude Bernardet, Domingas Person, Luís Sérgio Person, Marina Person, Carlos Reichenbach, Eva Wilma
Sinopse: Baseado na vida e obra do diretor Luiz Sérgio Person. O filme traz além de entrevistas com amigos, familiares e pessoas que trabalharam com o cineasta, fragmentos dos filmes "São Paulo S/A" e "O Caso dos Irmãos Naves", entre outros dirigidos por Person.
Notas da Crítica:
J Beto, Cine do Beto: 4/5
Neusa Barbosa, Cineweb: 4/5
Sérgio Alpendre, Paisà: 4/5
Cid Nader, Omelete: 3/5
Erico Fuks, Cinequanon: 3/5

Marcelo Miranda, Cinequanon: 3/5
Sergio Nunes, Cinequanon: 3/5
Gilberto Silva Jr., Contracampo: 2/4
Marcia Schmidt, Cinequanon: 2/5
Cassio Starling, Contracampo: 1/4
Ruy Gardnier, Contracampo: 1/4
ÍNDICE NC: 5,64/11

PRIMO BASÍLIO
(Brasil, 2007)
Direção: Daniel Filho
Roteiro de Euclydes Marinho, com colaboração de Rafael Dragaud, baseado em adaptação de Daniel Filho e Euclydes Marinho de romance de Eça de Queiroz. Elenco: Débora Falabella (Luísa), Fábio Assunção (Basílio), Glória Pires (Juliana), Reynaldo Gianecchini (Jorge), Guilherme Fontes (Sebastião), Simone Spoladore (Leonor), Zezeh Barbosa (Joana), Laura Cardoso (Vitória), Gracindo Junior (Castro), Ancelmo Vasconcelos (Policial), Ana Lúcia Torre (Vizinha) .
Sinopse: São Paulo, 1958. Luísa (Débora Falabella) é uma jovem romântica e sonhadora que é casada com Jorge (Reynaldo Gianecchini), um engenheiro que está envolvido na construção de Brasília. Um dia Luísa reencontra Basílio (Fábio Assunção), seu primo e também sua paixão de juventude. Quando Jorge é chamado a trabalho para Brasília, Luísa fica em casa apenas com a companhia das empregadas Juliana (Glória Pires) e Joana (Zezeh Barbosa). Basílio passa a visitá-la frequentemente, conquistando-a com as histórias de suas viagens. Logo as saídas de ambos viram fofoca na vizinhança. Até que Juliana encontra as cartas de amor trocadas entre os primos e, de posse delas, passa a chantagear Luísa para conseguir uma generosa aposentadoria.
Notas da Crítica:
Renato Marafon, Cinepop: 4,5/5
Franthiesco Ballerini, Jornal da tarde: 8/10
Luis Antonio Giron, Época: 7/10
Sérgio Rizzo, Guia da Folha: 6,5/10
Angela Andrade, Cinequanon: 3/5
Neusa Barbosa, Cineweb: 3/5
Celso Sabadin, Cineclick: 5/10
Emilio Franco Jr., Cineplayers: 5/10
Marina Person, Guia da Folha: 2/4
Sergio Rizzo, Guia da Folha: 2/4
Cesar Zamberlan, Cinequanon: 2/5
Elie Politi, Cinequanon: 2/5

Filipe Furtado, Paisà: 2/5
Marcelo Miranda, Omelete: 2/5
Sérgio Alpendre, Paisà: 2/5
Christian Petermann, Guia da Folha: 2,5/10
Cassio Starling Carlos, Guia da Folha: 1/4
Daniel Schenker, Contracampo: 1/4
Leonardo Levis, Contracampo: 1/4
Anahi Borges, Cinequanon: 1/5
Marcelo Miranda, Cinequanon: 1/5
Erico Fuks, Cinequanon: 0/5
Paulo Santos Lima, Paisà: 0/5
Rodrigo de Oliveira, Contracampo: 0/4

SEM RESERVAS
(No Reservations, EUA, 2007)
Direção: Scott Hicks
Elenco: Catherine Zeta-Jones, Aaron Eckhart, Abigail Breslin, Patricia Clarkson, Jenny Wade, Lily Rabe.
Sinopse: A Chef de cozinha internacional Kate Armstrong é uma celebridade no Restaurante "22 Bleecker", em Nova York.
Não raramente ela é chamada para deixar a cozinha para receber os cumprimentos de clientes encantados com o molho de trufas que acompanha a sua codorna na manteiga ou com o sabor de seu pato com açafrão.
O prestígio de Kate não é casual. Para conseguir os melhores ingredientes para suas receitas, ela acorda em torno de 4h30 da manhã, vai até a feira livre e logo cedo garante a entrega para o Restaurante dos peixes mais frescos e dos maiores crustáceos, além de cuidar pessoalmente de todas as contratações de auxiliares e fornecedores e das compras das especiarias.
Por ser tão empenhada e segura de si, Kate fica "uma fera" quando algum cliente faz alguma observação sobre o ponto do bife ou do foie grass.
Por causa do temperamento difícil da Chef, a dona do restaurante, Paula, exige que Kate seja acompanhada por um terapeuta, para tentar minimizar os constrangimentos sempre que surge uma reclamação.
Certo dia, o cotidiano de Kate é interrompido por um telefonema vindo de um hospital. A irmã dela, Christine, sofreu um acidente de automóvel e morreu, deixando órfã sua filha, a pequena Zoe.
Kate se vê numa situação nova ao ter que conciliar sua rotina, até então dedicada exclusivamente ao trabalho, para cuidar de sua sobrinha.
Zoe chega à casa de Kate cheia de dúvidas e assustada, como é natural numa menina que acabou de perder sua mãe e foi morar com uma tia que mal conhecia.
Para "quebrar o gelo" do relacionamento, Kate decide levar Zoe para conhecer a cozinha do restaurante onde trabalha. Assim Zoe conheceu o divertido Nicholas Palmer, o novo sub-chefe e que é especialista em cozinha italiana e gosta de trabalhar ouvindo e cantando ópera.
Zoe vai agir para aproximar Nicholas e Kate.
Notas da Crítica:

Cássio Starling Carlos, Folha Ilustrada: 3/4
Demetrius Caesar, Cineplayers: 7,5/10
Emilio Franco Jr., Cineplayers: 7,5/10
Arianne Brogini, Sexy: 7/10
Diego Benevides, Cinema com Rapadura: 7/10
Franthiesco Ballerini, Jornal da Tarde: 7/10
Mariane Morisawa, Isto É Gente: 7/10
Renato Marafon, Cinepop: 3,5/5
Rodrigo Salem, SET: 7/10
J Beto, Cine do Beto: 3/5
Luis Antonio Giron, Época: 6/10
Odair Braz Jr., Herói: 6/10
Rodrigo Zavala, Cineweb: 3/5
Lívia Vilela, Omelete: 3/5
Tony Tramell, Almanaque Virtual: 3/5

Christian Petermann, Guia da Folha: 5,5/10
Andreisa Caminha, Cinema com Rapadura: 5/10
Carlos Eduardo Corrales, Delfos: 1/5
Filipe Furtado, Paisà: 1/5

ÍNDICE NC: 6,39/19

MIMZY - A CHAVE DO UNIVERSO
(The Last Mimzy, EUA, 2007)
Aventura - 90 min.
Direção: Robert Shaye
Roteiro de Bruce Joel Rubin e Toby Emmerich, baseado em estória de Henry Kuttner e C.L. Moore. Elenco: Chris O'Neil (Noah Wilder), Rhiannon Leigh Wryn (Emma Wilder), Joely Richardson (Jo Wilder), Timothy Hutton (David Wilder), Rainn Wilson (Larry White), Kathryn Hahn (Naomi Schwartz), Michael Clarke Duncan (Nathanial Broadman).
Sinopse: Noah (Chris O'Neil) e Emma (Rhiannon Leigh Wryn) são irmãos. Um dia eles encontram uma misteriosa caixa de brinquedos, que faz com que eles desenvolvam talentos especiais e uma inteligência fora do comum. Isto faz com que seus pais e professores fiquem, ao mesmo tempo, encantados e assustados. Logo eles passam a ter estranhos sonhos, que envolvem pontes para o outro lado do universo, e fazem desenhos descritos como "mapas do passado e do futuro". Até que uma queda de energia que atinge metade do estado chama a atenção do governo dos Estados Unidos, que quer descobrir o que está causando este efeito nos irmãos Wilder.
Notas da Crítica:
Christian Petermann, Guia da Folha: 7/10
Suzana Uchôa Itiberê, SET: 7/10
Franthisco Ballerini, Jornal da Tarde: 6/10
Neusa Barbosa, Cineweb: 3/5
Celso Sabadin, Cineclick: 5/10
Luis Antonio Giron, Época: 5/10
Marcelo Hessel, Omelete: 2/5

ÍNDICE NC: 5,71/7

Friday, June 15, 2007

Estréias de 03 de agosto de 2007

A COMÉDIA DO PODER
(L'Ivresse du Pouvoir, França/ Alemanha, 2006)
110 min.
Direção: Claude Chabrol
Roteiro de Claude Chabrol e Odile Barski. Produzido por Patrick Godeau para a Alicéléo. Elenco: Isabelle Huppert, François Berléand, Patrick Bruel.
Sinopse: A juíza de instrução Jeanne Charmant Killman é incumbida pelo Tribunal de Contas de investigar um caso de corrupção empresarial e desvio de verbas públicas para fins particulares em torno de Michel Humeau, presidente de um importante grupo industrial. Enquanto conduz os interrogatórios com frieza e convicção, ela percebe que o processo desvendará uma série de segredos envolvendo "recursos não-contabilizados" que comprometem também o alto escalão não só na área empresarial, mas também na esfera política e até judiciária.
Ao mesmo tempo, pela forte pressão que passa a sofrer em torno da investigação, sua vida pessoal também se fragiliza. Casada com o clínico de laboratório Phillippe, Jeanne vê seu relacionamento com ele se deteriorar à medida que o trabalho passa a consumir todas as suas energias.
Ela terá agora de enfrentar um importante dilema: até que ponto ela poderá aumentar seu poder profissional e continuar crescendo na caça aos criminosos do "colarinho branco" sem se render a um poder maior?
LINK PARA OS MELHORES FILMES DE 2007

AS LEIS DE FAMÍLIA
(Derecho de Familia, Argentina/ Itália/ Espanha/ França,2006)
Direção: Daniel Burman
Elenco: Daniel Hendler (Ariel Perelman), Arturo Goetz (Bernardo Perelman), Eloy Burman (Gastón Perelman), Julieta Díaz (Sandra), Adriana Aizemberg (Norita), Jean Pierre Reguerraz (Tio Eduardo Perelman).
Sinopse: Ariel Perelman cumpre todos os dias sua rotina de jornada dupla: como professor universitário, leciona Direito e como advogado, atua como Defensor público. Seu pai, o doutor Bernardo Perelman, é uma celebridade entre os advogados . Sempre atencioso com todos que o procuram, disciplinado e cordial em seus relacionamentos, Perelman "pai" criou uma clientela que o admira e respeita. No escritório em que atua, no centro de Buenos Aires, o doutor Perelman é auxiliado há 15 anos pela fiel secretária Norita.
Ariel sabe que é inevitável que as pessoas comparem pai e filho, mas também sabe que não pode viver à sombra da personalidade de seu pai, até porque ele tem seu próprio estilo.
Na faculdade, Ariel conhece Sandra, uma de suas alunas do curso matutino, por quem se apaixona. Para aproximar-se de Sandra, Ariel torna-se aluno no curso que ela ministra do “Método Pilates”, um conjunto de práticas de condicionamento físico e mental desenvolvidas pelo judeu Joseph Pilates. A chance de aprofundar seu relacionamento com a sua “personal training” surge quando Sandra enfrenta problemas com a Lei de Marcas e Patentes e Ariel atua como advogado da Defensoria Pública a seu favor, conseguindo, com a ajuda profissional de seu pai, a liberação do Método Pilates, anteriormente protegido por ser uma marca registrada.
Dois anos depois Ariel e Sandra estão casados e têm um filho, Gastón, matriculado numa escolinha de Tradição Suiça.
Certo dia, ao chegar no prédio da Defensoria Pública, Ariel descobre que seu escritório está interditado porque o edifício está correndo o risco de desabar a qualquer momento.
LINK PARA OS MELHORES FILMES DE 2007

DURO DE MATAR 4.0
(Live Free or Die Hard, EUA, 2007)
Direção: Len Wiseman
Elenco: Bruce Willis, Timothy Olyphant, Maggie Q, Justin Long, Jeffrey Wright, Mary Elizabeth Winstead, Yancey Arias, Yorgo Constantine.
Sinopse: Se mesmo sem ter um vilão megalomaníaco à solta na cidade é comum vermos "sistemas fora do ar", "falhas no sistema" e "estamos sem sistema no momento" em instituições financeiras e em órgãos de infra-estrutura em geral nas grandes cidades, imagine então se um "maestro do mal" resolvesse se dedicar a orquestrar o caos numa cidade como Washington, a capital dos Estados Unidos, em pleno Dia da Independência...
O plano, chamado de Queima de Estoque, é constituído por quatro estágios:
Estágio Zero: Um grupo de hackers independentes entre si criam algoritmos que decifram senhas de sistemas de segurança automatizados complexos de diversos serviços essenciais, como controle de trânsito, distribuição de energia elétrica, gás e água, telecomunicações, gestão financeira e muitos outros. Sem saber que trabalham para um mesmo "Mentor", esses hackers acreditam estar concorrendo entre si e após transferir suas "encomendas" para a conta eletrônica da misteriosa e sensual voz feminina que é o contato deles, eles vão sendo eliminados um a um, já que o "Mentor" não quer deixar rastros.
Estágio Um: De posse dos códigos de segurança do controle de tráfego (semáforos "inteligentes"), do sistema de rastreamento de veículos e de iluminação e sinalização em túneis, o "Mentor" articula um caos na cidade ao provocar um dia de congestionamentos e quebradeiras.
Estágio Dois: Simultâneamente ao caos no trânsito, o setor financeiro é invadido provocando um "tilt" na bolsa de valores, gerando pânico entre os corretores e investidores e paralisando o mercado de ações.
Estágio Três: O "Mentor" e sua equipe de invasores de sistemas alheios e lutadores de kung fu provocam uma pane no sistema de distribuição de energia elétrica e de telecomunicações, afetando todo tipo de contato, inclusive via satélite.
Logo que as autoridades da Divisão de Segurança Cibernética do FBI percebem que o seu próprio sistema foi invadido, eles passam a suspeitar dos hackers mais attrevidos do país, como o jovem Matthew Ferrell.
Enquanto isso, John McClane está em Washington tentando reaproximar-se da filha Lucy, que recusa-se a falar com ele. McClane é contactado pelo FBI para a tarefa aparentemente simples de encontrar e escoltar Matthew Ferrell para prestar depoimento.
Ao chegar à casa de Matthew, McClane descobre que a tarefa não será tão simples assim, já que homens fortemente armados tentam matar o jovem hacker e parecem dispostos a tudo para conseguir o propósito.
A partir daí, John McClane e Matthew Ferrell terão que desvendar os passos do grupo dos supostos terroristas virtuais e contra-atacar antes que eles alcancem seus objetivos. Para isso, irão enfrentar emboscada em túnel, lutadora de kung fu em poço de elevador, avião com lança-mísseis e muitos outros obstáculos e sabotagens, além da falta de capacidade de mobilização das autoridades "competentes".
Notas da Crítica:
Frini Georgakopoulos, Almanaque Virtual: 5/5
Luis Antonio Giro, Época: 8,5/10
Ary Monteiro Jr., Cineplayers: 8/10

Carlos Cyrino, Delfos: 4/5
Fabio Yamaji, Cinequanon: 4/5

Franthiesco Ballerini, Jornal da Tarde: 8/10
Marcelo Hessel, Omelete: 4/5

Mariane Morisawa, Isto É Gente: 8/10
Renato Marafon, Cinepop: 4/5

Ricardo L. Moura, Premiere: 4/5
Roberto Sadovski, SET: 8/10

Rodrigo Fonseca, Almanaque Virtual: 4/5
Tom Leão, Almanaque Virtual: 4/5
Christian Petermann, Guia da Folha: 7,5/10
Demetrius Caesar, Cineplayers: 7,5/10
Emilio Franco Jr., Cineplayers: 7/10
Sérgio Rizzo, Folha Ilustrada: 3/4

Alex Xavier, Guia do Estadão: 7/10
Arianne Brogini, Sexy: 7/10
Odair Braz Jr., Herói: 7/10
Celso Sabadin, Cineclick: 6,5/10
A. Pascoalinho, Premiere: 3/5
André Gordirro, Almanaque Virtual: 3/5
Erico Fuks, Cinequanon: 3/5
Francisco Guarnieri, Paisà: 3/5
João Marcelo Mattos, Almanaque Virtual: 3/5
Leonardo Luiz Ferreira, Almanaque Virtual: 3/5

Luis Salvado, Premiere: 3/5
Mario Abbade, Almanaque Virtual: 3/5
Neusa Barbosa, Cineweb: 3/5
Rodrigo Carreiro, Cine Repórter: 3/5

Rui Brazuna, Premiere: 3/5
Sérgio Alpendre, Paisà: 3/5
Tiago Pimentel, Premiere: 3/5
Luiz Carlos Oliveira Jr., Contracampo: 2/4
Rodrigo de Oliveira, Contracampo: 2/4
Rodrigo Campanella, Pílula Pop: 50/100
Alexandre C. dos Santos, Paisà: 2/5
Filipe Furtado, Paisà: 2/5
Filipe Quintana, Almanaque Virtual: 2/5
Paulo Santos Lima, Paisà: 2/5
Fanny Lopes, Multiply: 2/5
João Lopes, Premiere: 2/5
José V. Mendes, Premiere: 2/5
Rogério Ferraraz, Cinequanon: 2/5
Rui Pedro Tendinha, Premiere: 2/5
Vitor Moura, Premiere: 2/5
Sandro Macedo, Guia da Folha: 3/10
Gilberto Silva Jr., Contracampo: 1/4
Ruy Gardnier, Contracampo: 1/4
David Mariano, Premiere: 1/5
Rita Almeida, cinerama.blogs.sapo.pt: 1/5
ÍNDICE NC: 5,85/52

A VOLTA DO TODO PODEROSO
(Evan Almighty, EUA, 2007)
Direção:Tom Shadyac
Elenco: Steve Carell (Evan Baxter); Morgan Freeman (Deus); Lauren Graham; John Goodman; Wanda Sykes; John Michael Higgins; Jonah Hill; Jimmy Bennett; Graham Phillips; John Simmons; Molly Shannon.
Sinopse: Gênesis 6:14 diz: "Você, porém, fará uma arca de madeira de cipreste; divida-a em compartimentos e revista-a de piche por dentro e por fora."
Evan Baxter, um dos âncoras do telejornal "Testemunha Ocular" resolveu ingressar na carreira política e conseguiu eleger-se para o Parlamento graças à sua campanha que tinha como slogan: "Vamos Mudar o Mundo".
Motivados para o início de uma nova fase em suas vidas, Baxter e sua família saíram da cidade de Buffalo, trocaram de carro e de casa e foram morar numa mansão em Washington, num bairro localizado próximo da barragem de uma represa.
Evan é casado com a amorosa Joan e tem três filhos: Jordan, Dylan e Ryan.
Logo no primeiro dia na casa nova, Ryan propõe que a família faça agradecimentos e pedidos a Deus em oração. Joan pede que Deus ajude a família a ficar ainda mais unida e Evan pede que Ele o ajude a cumprir a promessa de campanha de "Mudar o Mundo".
A partir desse momento, coisas pouco comuns começam a acontecer. Pra começar, o despertador "Gen"eral Eletric de Evan parece ter um defeito e passa a tocar às 6:14. Depois, uma encomenda é deixada na porta da mansão: é uma caixa com martelos, pregos, serrotes, marretas e outras ferramentas. No dia seguinte, chegam tábuas enormes vindas do "Disk-Madeira".
Finalmente, Deus, o Criador do Céu e da Terra, encarrega o deputado Baxter de uma missão: ele deveria construir uma arca seguindo as instruções do manual "Construção de Arcas para Iniciantes". O prazo final é o dia 22 de setembro ao meio-dia, porque nesta data algo terrível iria acontecer.
Deus responde as orações criando oportunidades. Para Ele, "Mudar o Mundo" é praticar Atitudes Reais de Carinho e Amor, uma de cada vez.
Notas da Crítica:
Pedro Butcher, Folha Ilustrada: 3/4
Laís Cattassini, Cinema com Rapadura: 6/10
Luiz Vita, Cineweb: 3/5
Viviane França, Cinepop: 3/5
Andy Malafaya, Cineplayers: 5/10
A. Pascoalinho, Premiere: 2/5

Marcelo Hessel, Omelete: 2/5
Miguel Somsen, Premiere: 2/5
Rodrigo Carreiro, Cine Repórter: 2/5
Rui Brazuna, Premiere: 2/5
Rui Pedro Tendinha, Premiere: 2/5
Tiago Pimentel, Premiere: 2/5
Paulo Roberto Selbach Junior, Baú de Filmes: 3/10
David Mariano, Premiere: 1/5
Emilio Franco Jr., Cineplayers: 2/10
Vitor Moura, Premiere: 1/5

O DONO DO MAR
(Brasil, 2005)
Direção: Odorico Mendes
Elenco: Jackson Costa, Daniela Escobar, Regiane Alves, Samara Felippo, Sérgio Marone, Isadora Ribeiro, Alexandre Paternost, Pepita Rodrigues, Odilon Wagner.
Sinopse: Antão Cristório, pescador maranhense, perde seu filho ainda muito jovem, assassinado pela faca de um marido traído durante uma festa de bumba-meu-boi. A perda faz Cristório relembrar o passado quando, ainda jovem, começou a navegar e a aprender os segredos do mar e das grandes pescarias. Aprendeu também os mistérios dos navios fantasmas, das assombrações e dos piocos, entidades místicas que povoam os oceanos e, furtivamente, visitam as aldeias seqüestrando as virgens, levando-as para o mar e devolvendo-as já mulheres. À volta de Cristório, estão personagens como Aquimundo, um velho com muitos séculos de idade e que representa o Tempo; Querente, companheiro de pesca, encarnação de um soldado português afogado em 1589; e Maria das Águas, mulher da vida dos pescadores, ser encantado que vive no reino das águas do Atlântico. Cristório se apaixona por Quertide, belíssima jovem que permanece em seus pensamentos pelo resto da vida. Raptada pelos piocos, ela nunca mais retornou. Durante toda sua vida, Cristório persegue o bando de piocos, mas não consegue reaver seu verdadeiro amor. Camborina e Germana, irmãs inseparáveis, fortes e guerreiras, participam da vida de Cristório de maneira surpreendente. A história se passa no Golfão Maranhense, numa atmosfera de realismo mágico. O filme adapta o romance homônimo escrito por José Sarney.
Notas da Crítica:
Cássio Starling Carlos, Folha Ilustrada: 1/4

Wednesday, June 13, 2007

Estréias de 27 de julho de 2007

QUEBRA DE CONFIANÇA
(Breach, EUA, 2007)
Direção: Billy Ray
Elenco: Chris Cooper, Ryan Phillippe, Laura Linney, Dennis Haysbert, Caroline Dhavernas.
Sinopse: 19 de fevereiro de 2001.
Notícia de jornal: "O agente especial do FBI Robert Phillip Hanssen, de 56 anos, foi preso em flagrante sob a acusação de ter agido como espião russo pelos últimos 15 anos. A prisão, anunciada ontem pelo FBI, foi feita no domingo à noite, no Parque Fox Stone na cidade de Vienna, na Virgínia, no momento em que Hanssen tentava deixar um pacote cheio de documentos altamente confidenciais que seriam resgatados por agentes russos em troca de US$ 50 mil, deixados em um outro local.
Robert Hanssen era um especialista em vigilância eletrônica e contra-inteligência e, segundo depoimentos juramentados prestados ao FBI, ele entregou aos russos mais de 6 mil páginas de documentos secretos nos últimos anos. Para tanto, utilizou sofisticados meios de comunicação e criptografia. Em troca de seus serviços, teria recebido mais de US$ 600 mil em dinheiro e diamantes.
Os depoimentos atestam que os disquetes de computador e os documentos impressos entregues por Hanssen aos seus contatos russos comprometeram numerosas fontes humanas de informação bem como a segurança dos Estados Unidos, incluindo estratégias nucleares e de inteligência do país.
De acordo com uma nota liberada à imprensa pelo FBI, o diretor do órgão, Louis J. Freeh, disse que se as acusações contra o agente forem provadas o caso representará "a mais séria violação da lei e risco à segurança nacional" dos EUA.
Hanssen, que usou vários pesudônimos — "B", "Ramon Garcia", "Jim Baker" e "G. Robertson" — também é acusado de estar envolvido com Aldrich Ames, agente da CIA preso em 1994 por ter fornecido aos russos informações sobre agentes americanos duplos, o que resultou na morte de dez pessoas. Robert Hanssen teria confirmado as informações de Ames, levando à execução de dois agentes e à prisão de um terceiro. "
Dois meses antes...
Eric O'Neill (Ryan Phillippe) é um jovem aspirante a agente do FBI em treinamento na divisão anti-terrorismo, de formação católica (estudou em colégio de jesuítas) que foi designado para trabalhar em conjunto com Robert Hanssen (Chris Cooper), especialista em segurança em informática em uma nova divisão do FBI, criada para proteger informações confidenciais.
Entretanto O'Neill sabe superficialmente sobre a real intenção de sua promoção: ajudar a cúpula do FBI a desmascarar Hanssen, que é investigado nos bastidores da agência por estar vendendo informações à União Soviética e de ser um pervertido sexual.
Para realizar sua missão O'Neill precisa conquistar a confiança de Hanssen, de modo que possa reunir provas suficientes para incriminá-lo.
Mas aos olhos de O´Neill, Robert Hanssen, que reconhece sua prática de testar as pessoas ao seu redor, lhe parece um incompreendido profissional à frente de seu tempo (tudo o que queria era ganhar uma sala com janela) e um católico fervoroso, que reza o terço todos os dias, estuda o Catecismo Católico e tem um crucifixo em sua sala, atrás da cadeira.
LINK PARA OS MELHORES FILMES DE 2007


CONCEIÇÃO- AUTOR BOM É AUTOR MORTO
(Brasil, 2005)
Diretor: André Sampaio, Cynthia Sims, Daniel Caetano, Guilherme Sarmiento e Samantha Ribeiro
Sinopse
: Conceição - autor bom é autor morto é a história de um combate. Tudo começa com um grupo de jovens que se senta à mesa de um bar, para encher os copos e tratar de escolher uma história para o filme que estão resolvidos a fazer.
Acompanharemos os melhores momentos do bate-papo enquanto vemos surgirem na tela as histórias de seus personagens: o Fugitivo, nosso guia através do filme, sempre fugindo de um perseguidor invisível; dois bandidos pé-rapados, dispostos a conseguir uns trocados a qualquer custo; um casal discutindo num fusquinha; um pobre menino que assiste a um atropelamento; um gringo acidentado e a enfermeira que o mutila após o amor; e a fantástica vida de uma mendiga aos olhos da filha de uma professora, menina educada assepticamente.
Pontuam a narrativa os depoimentos de anônimos que nos contam suas idéias para filmes que sonham fazer. É o momento de “Conceição” ouvir histórias, de documentar as idéias de pessoas que nunca farão filmes. Respondendo à questão “Se você fizesse um filme, como ele seria?”, temos um fotógrafo de praça, um barbeiro, um amolador de facas, um tatuador, uma vendedora e um conjunto musical.
Pouco a pouco, os personagens chegam no bar. Instados pelo Fugitivo, eles se revoltam contra seus autores, dando início ao confronto – até o momento em que o Caçador chega em busca de sua presa.
Notas da Crítica:
Marcelo Miranda, Cinequanon: 4/5
Anahi Borges, Cinequanon: 4/5
Filipe Furtado, Revista Paisà: 4/5
Ana Paul, Multiply: 3/4
Cássio Starling Carlos, Guia da Folha: 3/4
José Geraldo Couto, Folha Ilustrada: 3/4
Alysson Oliveira, Cineweb: 3/5

Cassio Starling Carlos, Folha Ilustrada: 3/4
Cesar Zamberlan, Cinequanon: 3/5
Leonardo Mecchi, Cinequanon: 3/5
Fernando Watanabe, Cinequanon: 3/5
Marcelo V., Multiply: 3/5

Gilberto Silva Jr., Contracampo: 2/4
Pedro Butcher, Guia da Folha: 2/4

Rodrigo de Oliveira, Contracampo: 2/4
Ruy Gardnier, Contracampo: 2/4
Suzana Amaral, Guia da Folha: 2/4

Tatiana Monassa, Contracampo: 2/4
Sérgio Rizzo, Guia da Folha: 1/4
Fabio Yamaji, Cinequanon: 1/5
ÍNDICE NC: 5,92/20

BOBBY
Direção: Emilio Estevez
Elenco: Emilio Estevez (Tim); Anthony Hopkins (John Casey); Demi Moore (Virginia Fallon); Elijah Wood (William); Lindsay Lohan (Diane); Shia LaBeouf (Jimmy); Brian Geraghty (Cooper); Sharon Stone (Miriam); Nick Cannon (Dwayne); Freddy Rodriguez (José); William H. Macy (Paul); Helen Hunt; Christian Slater (Timmons); Joshua Jackson; James Marsden; Martin Sheen; Joy Bryant (Patricia); Mary Elizabeth Winstead (Susan Taylor); David Kobzantsev (Sirhan B. Sirhan); Spencer Garrett (David Novak); Heather Graham (Angela); Laurence Fishburne (Edward Robinson); Jacob Vargas (Miguel); Ashton Kutcher; Mandy Moore; Kip Pardue
Sinopse: 4 de junho de 1968. O candidato à presidência Robert F. Kennedy (Dave Fraunces) está prestes a discursar no Ambassador Hotel, em Los Angeles.
No local está John Casey (Anthony Hopkins), porteiro aposentado que joga xadrez com seu amigo Nelson (Harry Belafonte), também funcionário aposentado do hotel.
Paul Ebbers (William H. Macy) é o atual gerente, com sua esposa Miriam (Sharon Stone) trabalhando como cabeleireira no hotel.
Angela (Heather Graham) é a telefonista do hotel, que acredita que o caso que mantém com Paul lhe garantirá em breve uma promoção.
No hotel ainda trabalham os cozinheiros Timmons (Christian Slater) e Edward Robinson (Laurence Fishburne), os trabalhadores latinos José (Freddy Rodriguez) e Miguel (Jacob Vargas) e a garçonete Susan (Mary Elizabeth Winstead), que sonha em se tornar uma grande estrela.
Entre os hóspedes estão a cantora alcóolatra Virginia Fallon (Demi Moore), contratada para apresentar o senador Kennedy na festa das eleições preliminares na Califórnia, e seu marido frustrado Tim (Emilio Estevez); Diane (Lindsay Lohan), que se casará com William (Elijah Wood) para evitar que ele vá para o Vietnã; e Jack (Martin Sheen), um socialite deprimido que está numa 2ª lua-de-mel forçada com sua esposa Samantha (Helen Hunt).
No local estão também Integrantes da campanha de Kennedy, como os jovens assistentes Wade (Joshua Jackson) e Dwayne (Nick Cannon), a jornalista tcheca Lenka (Svetlana Metkina) e os voluntários novatos Jimmy (Brian Geraghty) e Cooper (Shia LaBeouf).
No decorrer do dia todos levam suas vidas normalmente, enfrentando os problemas do cotidiano, esperando que à noite todos se encontrem para ouvir o discurso a ser proferido por Kennedy.
Bastidores: - Recebeu 2 indicações ao Globo de Ouro, nas categorias de Melhor Filme - Drama e Melhor Canção Original ("Never Gonna Break My Faith").
- Ganhou o Biografilm Award, no Festival de Veneza.



LUZES DO ALÉM
(White Noise: The Light, EUA, 2006)
Direção: Patrick Lussier
Elenco: Nathan Fillion, Katee Sackhoff, Adrian Holmes, William MacDonald, Kendall Cross, Craig Fairbrass, Teryl Rothery, David Milchard, Tegan Moss.
Sinopse: Depois de ter sua família inteira assassina e de ter uma experiência quase-morte, um homem desenvolve o dom de identificar entre os vivos aqueles que estão prestes a morrer. Quando ele tentar salvar essa pessoas de seu destino fatal, ele descobre que há um preço a pagar por interferir na ordem natural da vida e da morte.
Notas da Crítica:
Marcelo Hessel, Omelete: 1/5
Paulo Roberto Selbach Jr., Baú de Filmes: 2/10
Rodrigo Zavala, Cineweb: 1/5
Andy Malafaya, Cineplayers: 1/10

O EX-NAMORADO DA MINHA MULHER
(The Ex/ Fast Track, EUA, 2006)
Direção: Jesse Peretz
Elenco
: Zach Braff (Tom Reilly), Amanda Peet (Sofia Kowalski), Jason Bateman (Chip Sanders), Charles Grodin (Bob Kowalski), Mia Farrow (Amelia Kowalski), Lucian Maisel (Wesley), Donal Logue (Don Wollebin).
Sinopse: Tom Reilly (Zach Braff) e Sofia Kowalski (Amanda Peet) estão esperando o 1º filho. Por causa disto eles decidem deixar a agitada vida de Nova York e morar na cidade natal de Sofia, em Ohio. Lá Tom passa a trabalhar com seu sogro, Bob (Charles Grodin), numa agência de publicidade comandada por um executivo excêntrico, Don Wollebin (Donal Logue). Apesar de se esforçar para ser bem sucedido no novo trabalho, Tom enfrenta problemas com Chip Sanders (Jason Bateman), um ex-namorado de Sofia que está paraplégico e também trabalha no local.
Notas da Crítica:
Diego Benevides, Cinema com Rapadura: 6/10
Lívia Vilela, Omelete: 3/5
Beatriz Diogo, Cinema com Rapadura: 5/10
Alessandro Giannini, SET: 4/10
Luiz Vita, Cineweb: 2/5

Friday, June 08, 2007

Estréias de 20 de julho de 2007

ALGO COMO A FELICIDADE
(Stestí / Something Like Happiness, República Tcheca/ Alemanha, 2005)
Direção: Bohdan Sláma
Elenco
: Pavel Liska, Tatiana Vilhelmova,Anna Geislerova, Marek Daniel,Bolek Polívka, Simona Stasová
Sinopse: Monika (Tatiana Vilhelmová), Toník (Pavel Liska) e Dasha (Anna Geislerová) cresceram juntos no mesmo conjunto habitacional, no subúrbio de uma pequena cidade da República Tcheca. Já adultos, eles buscam meios distintos para viver. Monika espera um dia reencontrar o noivo, que partiu para os Estados Unidos em busca de dinheiro e sucesso. Toník vive com sua tia excêntrica (Zuzana Kronerová), com quem tenta manter a fazenda da família. Já Dasha tem dois filhos e um amante casado, estando sempre à beira do desespero. Quando seu estado piora ela é hospitalizada, o que faz com que Monika e Toník se aproximem.
Bastidores: - Ganhou a Concha de Ouro e o prêmio de Melhor Atriz (Anna Geislerová), no Festival de San Sebastián.




Site Oficial: http://www.ceskatelevize.cz/specialy/stesti/




TRANSFORMERS: O FILME
Direção: Michael Bay
Elenco: Josh Duhamel, Michael Clarke Duncan, Megan Fox, Tyrese Gibson, Shia LaBeouf, Bernie Mac.
Sinopse: O Cubo All Spark é um objeto extremamente poderoso, cujo poder pode ser usado tanto para gerar vidas, quanto para fins bélicos. Perdido no meio da guerra entre os Autobots e os Decepticons, os dois grupos rivais do planeta Cybertron, esse precioso objeto cai na Terra.
Milhares de anos depois, nos dias de hoje, um grupo de militares americanos se prepara para voltar para casa depois de um longo tempo servindo no Oriente Médio. Porém sua base no Qatar é abordada por um helicóptero que se transforma em um gigante humanóide metálico (Blackout) que destrói o complexo inteiro e mata quase todos os presentes na tentativa de invadir os arquivos virtuais do exército americano, deixando o Secretário de Defesa americano John Keller (Jon Voight) e todo o seu aparato em alerta máximo, prestes a retaliar contra “os suspeitos de sempre” (Irã, Coréia do Norte, Rússia,...) e a beira de começar a Terceira Guerra Mundial.
Enquanto isso, o jovem Sam Witwicky (Shia LaBeouf), tataraneto de um arqueólogo, está prestes a ganhar o seu primeiro carro. Tentando levantar fundos para convidar a garota de seus sonhos, Mikaela (Megan Fox), para um encontro, ele coloca à venda objetos pertencentes ao seu tataravô, um dos primeiros homens a explorar o circo polar ártico. Na loja do vendedor falastrão Bobby Bolívia (Bernie Mac), ele acaba sendo levado a comprar um velho Chevrolet Camaro. O que o jovem não sabe é que seu carro é, na verdade, o transformer Bumblebee, que recebeu do chefe dos Autobots, Optimus Prime, a missão de proteger o jovem e uma relíquia que ele possui. Assim, Sam cai de pára-quedas no meio da guerra entre as duas facções dessa raça de alienígenas cibernéticos: os transformers do bem (Autobots), liderados por Optimus Prime, que são Bumblebee, Jazz, Ratchet e Ironhide; e os do mal (Decepticons), seguidores de Megatron, que são Starscream, Brawl, Bonecrusher, barricade, Scorponok, Frenzy e Blackout. Os Autobots acreditam na paz e na tolerância. Já os Decepticons querem exterminar a vida biológica, ou seja, os humanos.
O jovem e seus amigos metálicos ainda vão contar com a ajuda de Mikaela, que entra meio de gaiata nessa confusão toda, que ainda conta com um agente (John Turturro) um tanto quanto excêntrico de uma agência governamental secreta.
Notas da Crítica:

Thiago Sampaio, Cinema com Rapadura: 9/10
Thiago Siqueira, Cinema com Rapadura: 9/10
Arianne Brogini, SET: 8/10
Érico Borgo, Omelete: 4/5
Rodrigo Salem, SET: 8/10
Viviane França, Cinepop: 4/5
Alex Xavier, Guia do Estadão: 7/10
André Gordirro, SET: 7/10
Ary Monteiro Jr., Cineplayers: 7/10
Carlos Vinícius, Cineplayers: 7/10
Sérgio Rizzo, Guia da Folha: 7/10
Christian Petermann, Guia da Folha: 6/10
Demetrius Caesar, Cineplayers: 6/10
Enrique Aguilar, Contrapicado: 3/5
Franthiesco Ballerini, Jornal da Tarde: 6/10
Miguel Somsen, Premiere: 3/5
Odair Braz Junior, Rolling Stone: 3/5
Optimus Corrales, Delfos: 3/5
Rodrigo Campanella, Pílula Pop: 60/100
Rodrigo Carreiro, Cine Reporter: 3/5
Rui Brazuna, Premiere: 3/5

Silvio Pilau, Cineplayers: 5,5/10
A. Pascoalinho, Premiere: 2/5
Andy Malafaya, Cineplayers: 4/10
Celso Sabadin, Cineclick: 4/10
Daniel Pilon, Pilog: 2/5
J Beto, Cine do Beto: 2/5
Ma. Carmo Piçara, Premiere: 2/5
Pablo Villaça, Cinema em Cena: 2/5
Ricardo L. Moura, Premiere: 2/5
Rodrigo Zavala, Cineweb: 2/5
Sergi Sanchez, Contrapicado: 2/5
Tatiane Crescêncio, Cineplayers: 4/10
Tiago Pimentel, Premiere: 2/5
Vitor Moura, Premiere: 2/5
Alexandre Koball, Cineplayers: 3/10
João Lopes, Premiere: 1/5
Rui Pedro Tendinha, Premiere: 1/5

Daniel Ureña, Contrapicado: 0/5

ÍNDICE NC: 5,37 (39)


EM BUSCA DA VIDA
(Sanxia Haoren/ Still Life, China/Hong Kong, 2006)
Direção: Jia Zhang-ke
Elenco: Tao Zhao, Sanming Han, Hong Wei Wang
Sinopse: A velha cidade de Fengjie está prestes a ser engolida pelas águas da barragem da usina hidroelétrica de Três Gargantas, na China, planejada para ser a maior do mundo.
Antes da inundação iminente, a cidade está sendo desconstruída por operários que dedicam-se a marretar tudo que estiver de pé depois das implosões que ocorrem a todo momento. Paralelamente, geólogos e arqueólogos preocupam-se em garantir que nada que tenha algum valor científico/cultural fique submerso nas profundezas da barragem no rio Yangtze.
É nesse cenário que o minerador de carvão Han Sanming chega, vindo de Shanxi, para procurar a ex-esposa (Sra. Ma) e a filha, que fugiram de casa há dezesseis anos.
Também de Shanxi, a enfermeira Shen Hong chega a Fengjie (com sua inseparável garrafinha de água mineral) para procurar o marido Guo Bin, que saiu de casa há dois anos para trabalhar nas obras da construção da Usina e não havia voltado ainda.
Trabalhando temporariamente na (des)construção civil de Fengjie, Han solidariza-se com os operários em sua rotina de marretadas, cigarros, implosões, bebidas e balas “Grande Coelho Branco”.
Bastidores: Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza
LINK PARA OS MELHORES FILMES DE 2007


BAILA COMIGO
(Marilyn Hotchkiss's Ballroom Dancing and Charm School, EUA, 2005)
Direção: Randall Miller
Elenco: Robert Carlyle (Frank Keane), Marisa Tomei (Meredith Morrison), Mary Steenburgen (Marienne Hotchkiss), Sean Astin (Joe Buco), Donnie Wahlberg (Randall Ipswitch), David Paymer (Rafael Horowitz), Camryn Manheim (Lisa Gobar), Adam Arkin (Gabe DiFranco), Sônia Braga (Tina).
Sinopse: Um viúvo amargurado tem sua vida renovada quando recebe de um homem à beira da morte um derradeiro pedido: entrar em contato com seu antigo amor de infância. Anos mais tarde, ela o espera na escola de dança de Marilyn Hotchkiss, local que se transformará no ambiente de diversas paixões e sonhos.
Notas da Crítica:
Emilio Franco Jr., Cineplayers: 7/10
Marcelo Forlani, Omelete: 3/5
Alysson Oliveira, Cineweb: 2/5
J Beto, Cine do Beto: 2/5

SANEAMENTO BÁSICO, O FILME
(Brasil, 2007)
Direção: Jorge Furtado
Elenco: Fernanda Torres (Marina), Wagner Moura (Joaquim), Camila Pitanga (Silene), Bruno Garcia (Fabrício), Lázaro Ramos (Zico), Janaína Kremer (Marcela), Tonico Pereira (Antônio), Paulo José (Otaviano), Sérgio Lulkin, Marcelo Aquino, Zéu Brito, Lúcio Mauro Filho, Margarida Leoni Peixoto, Irene Brietzke, Sandra Possani, Felipe de Paula, Milene Zardo.
Sinopse: Incomodados com o mau cheiro local e com a higiene e saúde da população, um grupo de moradores de Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos localizada na serra gaúcha, reúnem-se em Assembléia para tomar providências a respeito da construção de uma fossa para o tratamento do esgoto.
Eles elegem uma comissão, que é responsável por fazer o pedido junto às autoridades. A vendedora de móveis Marina Margueira Figueiredo e seu marido Joaquim, ajudante de marcenaria, são os escolhidos por levar até a subprefeitura o projeto da construção de uma fossa atrás do moinho, com o orçamento em R$ 8 mil preparado pelo empreiteiro Antônio.
Marcela, a secretária da prefeitura, reconhece a necessidade da obra, mas informa que não terá verba para realizá-la até o final do ano.
Entretanto, a prefeitura dispõe de uma verba de quase R$ 10 mil para a produção de um vídeo. Este dinheiro foi dado pelo governo federal através de um projeto cultural para cidades de até 20 mil habitantes e, se não for usado, seria devolvido em breve aos cofres de Brasília.
Surge então a idéia de usar a quantia para realizar a obra e rodar um vídeo ecológico-educativo sobre a construção de uma fossa, que teria o apoio da prefeitura.
Porém a retirada da quantia depende da apresentação de um roteiro de dez páginas e de um projeto do vídeo, além de haver a exigência que ele seja de "ficção". Com alguma dificuldade e com a ajuda de um dicionário, Marina e Joaquim tentem chegar à conclusão do que é "ficção" (tem que se passar no futuro? tem que ter monstros? tem que ter coisas que não existem?) e com um pouco de imaginação criam a história de um monstro que acorda de um sono profundo por causa do barulho das obras da construção de uma fossa de esgoto.
Notas da Crítica:
Celso Sabadin, Cineclick: 9/10
Mariane Morisawa, Isto É Gente: 8,5/10
Sandro Macedo, Guia da Folha: 8,5/10
Alexandre Koball, Cineplayers: 8/10
Daniel Oliveira, Pílula Pop: 80/100
Emilio Franco Jr., Cineplayers: 8/10
Franthiesco Ballerini, Jornal da Tarde: 8/10
Marcelo Hessel, Omelete: 4/5
Neusa Barbosa, Cineweb: 4/5
Rogério Ferraraz, Cinequanon: 4/5
Arianne Brogini, Revista Sexy: 7,5/10
Cássio Starling Carlos, Guia da Folha: 3/4
Christian Petermann, Guia da Folha: 3/4
Sérgio Dávila, Guia da Folha: 3/4
Sérgio Rizzo, Guia da Folha: 3/4
Pedro Butcher, Folha Ilustrada: 3/4
Alessandro Giannini, SET: 7/10
Alex Xavier, Guia do Estadão: 6,5/10
Andy Malafaya, Cineplayers: 6,5/10
Adriana Alves, Rolling Stone: 3/5

Alexandre C. dos Santos, Paisà: 3/5
Demetrius Caesar, Cineplayers: 6/10
Rodrigo Carreiro, Cine Reporter: 3/5
Tatiane Crescêncio, Cineplayers: 6/10
Daniel Schenker, Contracampo: 2/4
Ruy Gardnier, Contracampo: 2/4
Tatiana Monassa, Contracampo: 2/4
Suzana Amaral, Guia da Folha: 2/4
Daniel Pilon, Pilog: 2/5
Erico Fuks, Cinequanon: 2/5
Filipe Furtado, Paisà: 2/5
Guilherme Martins, Paisà: 2/5
Laura Canepa, Cinequanon: 2/5
Marcelo Miranda, Paisà: 2/5
Paulo Santos Lima, Paisà: 2/5
Amir Labaki, Guia da Folha: 1/4
Gilberto Silva Jr., Contracampo: 1/4
Leonardo Levis, Contracampo: 1/4
Luis Carlos Oliveira Jr., Contracampo: 1/4
Rodrigo de Oliveira, Contracampo: 1/4
Cesar Zamberlan, Cinequanon: 1/5
Fernando Watanabe, Cinequanon: 1/5
Sérgio Alpendre, Paisà: 1/5
ÍNDICE NC: 5,76 (43)

ELA É A PODEROSA
(Georgia Rule, EUA, 2007)
Direção: Garry Marshall
Elenco: Jane Fonda, Lindsay Lohan, Felicity Huffman, Dermot Mulroney, Cary Elwes, Garrett Hedlund, Laurie Metcalf, Christine Lakin, Hector Elizondo, Chelse Swain, Dylan McLaughlin, Shea Curry.
Sinopse: Rachel (Lindsay Lohan) é uma adolescente problemática, daquele tipo incontrolável que levaria qualquer mãe à loucura. Na verdade, ela acaba mesmo tirando sua mãe Lily (Felicity Huffman) do sério depois de um acidente de carro, a última gota d’água que a leva a tomar uma decisão extrema. Sem saber o que fazer com a menina, Lily acaba levando a filha ao único lugar para o qual prometeu não voltar nunca mais na vida: a fazenda de sua própria mãe, Georgia (Jane Fonda).
Não pense você, no entanto, que esta é uma vovó como outra qualquer, daquele tipo carinhoso e adorável: na verdade, Georgia é uma mulher inflexível que move sua vida por meio de uma série de regras absolutamente inquebráveis de moral, bons costumes e muito trabalho duro. Em uma jornada que vai virar a pequena cidade de Georgia de pernas para o ar, estas três mulheres vão descobrir obscuros segredos de família e vão acabar aprendendo que, não importa o que aconteça, os laços que as unem jamais podem ser quebrados.
Notas da Crítica:
Brian Orndorf, Omelete: 3/5
J Beto, Cine do Beto: 3/5
Daniel Oliveira, Pílula Pop: 50/100
Andy Malafaya, Cineplayers: 4/10
Paulo Roberto Selbach Jr., Baú de Filmes: 4/10

ESTRÉIAS ADIADAS (OU CANCELADAS):

TALES FROM EARTHSEA
(Gedo Senki, Japão, 2006)
Direção: Goro Miyazaki
Sinopse: Ged, um jovem bruxo sedento por conhecimento e poder também conhecido como Gavião liberta uma grande sombra sobre o mundo de Terramar. Para restaurar o equilíbrio, ele precisa aprender a dominar as fortes palavras do poder, domar um antigo dragão e atravessar a morte. Baseado no livro `O Mago de Terramar`, de Ursula K. Le Guin.
Sinopse: Novo filme dos Studio Ghibli, mais famosa produtora de animês no Japão, responsável pelos sucessos A Viagem de Chihiro e O Castelo Animado.


2:37
(Austrália, 2006)
Direção: Murali K. Thalluri
Elenco: Teresa Palmer, Joel Mackenzie
Sinopse: Numa escola secundarista no sul da Austrália, um suicídio revela aos poucos o lado sombrio da vida dos alunos, envolvendo relações amorosas, drogas, abuso sexual, negligência familiar e doenças nervosas. O filme acompanha seis desses alunos até o trágico fim, e todos têm motivos para se suicidar. Uma das jovens sofre com uma gravidez indesejada, que pode revelar um terrível segredo. O líder do time de futebol, aparentemente seguro de si, parece ter dúvidas cruciais em relação à sua vida. Um outsider lida com as provocações diárias de seus desafetos. Uma bela jovem enfrenta distúrbios alimentares. Um estudante exemplar luta para conseguir a aprovação de seus pais. E outro jovem recorre às drogas para fugir de seus próprios demônios. Mas quem de fato tomou o passo derradeiro? Trata-se de um filme inspirado em eventos da vida do próprio diretor estreante.
Notas da Crítica:
Ricardo Calil, SET: 4/10

Saturday, June 02, 2007

Estréias de 13 de julho de 2007

HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX
(Harry Potter and the Order of the Phoenix, EUA, 2007)
Direção: David Yates
Roteiro de Michael Goldenberg baseado em livro de J. K. Rowling publicado em 2003. Elenco: Daniel Radcliffe (Harry Potter); Emma Watson (Hermione Granger); Rupert Grint (Ron Weasley); Michael Gambon (Professor Albus Dumbledore); Maggie Smith (Professora Minerva McGonagall); Robbie Coltrane (Hagrid); Alan Rickman (Professor Severo Snape); Julie Walters (Molly Weasley); Fiona Shaw (Tia Petunia); Richard Griffiths (Tio Vernon); David Bradley (Argus Filch); Robert Hardy (Cornelius Fudge); Mark Williams (Arthur Weasley); David Thewlis (Remus Lupin); Jason Isaacs (Lucius Malfoy); Gary Oldman (Sirius Black); Ralph Fiennes (Lorde Voldemort); Katie Leung (Cho Chang); Emma Thompson (Professora Sybil Trelawney); Imelda Staunton (Professora Dolores Umbridge); George Harris (Kingsley Shacklebolt); Robbie Jarvis (James Potter jovem); Natalia Tena (Nymphadora Tonks); Evanna Lynch (Luna Lovegood); Helena Bonham Carter (Belatriz Lestrange); Kathryn Hunter (Sra. Figg); Sian Thomas (Amelia Bones); Jason Boyd (Piers Polkiss); Richard Macklin (Malcolm); Charles Hughes (Rabicho jovem); Susie Shinner (Lily Potter jovem); Richard Leaf (Auror Dawlish); Nick Shim (Zacharias Smith); Apple Brook (Professora Grubbly-Plank); Jason Piper (Bane, o centauro); James Walters (Sirius Black jovem); James Utechin (Remo Lupin jovem); Alec Hopkins (Severo Snape jovem); Jessica Stevenson (Mafalda Hopkirk).
Sinopse: No final de uma tarde em que a previsão do tempo garantia uma temperatura bem elevada, Harry estava sentado na cadeira de balanço do playground tentando entender porque não havia recebido nenhuma notícia que indicasse que o mundo mágico estaria se preparando para enfrentar sua maior ameaça: a volta de Lord Voldemort. Nos últimos dias Harry mal tem conseguido dormir, atormentado com pesadelos perturbadores em que revive o duelo com Voldemort e a morte de Cedrico. Enquanto isso, o primo de Harry, Duda, e seus amigos, divertem-se batendo em meninos menores.
De repente, o céu começou a escurecer, o tempo fechou e iniciou uma tempestade. Harry e seu primo são perseguidos e atacados por Dementadores, os tenebrosos seres que roubam o ânimo de viver das pessoas. Para escapar, o jovem Potter utiliza o feitiço "Expectro Patrono", o que é proibido quando os garotos bruxos estão fora da escola ainda mais na presença de um trouxa.
Harry fica indignado ao receber a carta informando que foi expulso de Hogwarts por ter violado o código de conduta mas fica mais tranquilo ao saber que Dumbledore interveio em seu favor e conseguiu fazer com que o "Caso de Potter" fosse levado ao tribunal para apreciação pela Assembléia presidida pelo rigoroso Ministro da Magia Cornelius Fudge.
Fudge não acredita que Lord Voldemort está de volta, e acha que Dumbledore está espalhando esse boato para causar tumulto e chamar a atenção para si, diminuindo seu prestígio como Ministro.
Mas a volta de Lord Voldemort é um fato evidenciado pela morte de Cedrico Diggory e que mobiliza seus opositores numa organização secreta, A Ordem da Fênix, a brigada fundada por Alvo Dumbledore durante a Primeira Guerra Bruxa, ainda nos anos 70, contra Lord Voldemort e os seus seguidores, quando Thiago e Lily, os pais de Harry Potter, foram mortos.
Com o reaparecimento de Lorde Voldemort, a Ordem da Fênix volta a se reunir na casa de Sirius Black, no Largo Grimmauld 12, em Londres. È lá que Harry reencontra o padrinho Sirius, que explica para Harry a história da Ordem da Fênix e fala sobre a iminente Segunda Guerra Bruxa que se aproxima com Voldemort reorganizando o seu antigo exército, os Comensais da Morte.
O piadista Rony e a estrategista Hermione continuam sendo os amigos leais de Potter e confidentes do interesse amoroso do bruxo, apaixonado por Cho Chang. A amizade dos três supera até a instabilidade emocional de Harry, seriamente preocupado com Voldemort.
Após sua absorvição nos tribunais, Harry retorna a Hogwarts para o quinto ano de estudos e descobre que, graças às notícias do "Profeta Diário", boa parte da comunidade bruxa foi levada a crer que o encontro de Harry com Voldemort não passou de uma mentira. O Ministro da Magia Cornelius Fudge designou para ser a nova professora de Defesa Contra as Artes das Trevas, a "tirana que veste rosa" Dolores Umbridge.
Acontece que as aulas da Professora Dolores, aprovadas pelo Ministério e que se resumem a aspectos teóricos da magia, deixam os jovens bruxos perigosamente despreparados para se defenderem das forças do mal que os ameaça, mas que são falácias no entender do Ministério. E Dolores ganha cada vez mais força em Hogwarts, ao ser promovida a Alta Inquisidora, passando a questionar os métodos didáticos empregados, o currículo de todos os demais professores e o conteúdo programático dos cursos.
Então, após uma conversa na sala comunal com o espectro de Sirius na brasa da lareira, Hermione, Harry e Rony decidem que a "nova geração" de bruxos que se opõem às forças das trevas precisa agir antes que seja tarde.
Harry começa a lecionar Defesa contra as Artes das Trevas secretamente para um grupo de alunos que se denominam "Armada de Dumbledore". Em suas aulas, Harry ensina o que aprendeu não na escola, mas na vida real, enfrentando ameaças como uma legião de Dementadores (no 3o. ano) ou o próprio Lord Voldemort frente a frente (no 4o ano).
Graças às aulas, Neville Longbottom, cujos pais, membros da Ordem de Fênix original, foram torturados até a morte por Bellatrix Lestrange, aprende a desarmar o seu oponente com o feitiço "Expelliarmus" e Gina Weasley, irmã de Rony, torna-se especialista no feitiço "Reducto", que remove objetos à sua frente.
Após o período de recesso escolar, a volta às aulas tem algumas novidades, uma boa e outra má: a boa é que Hagrid está de volta a Hogwarts depois de ter sumido por algum tempo e a má é que um grupo de dez prisioneiros fugiu do presídio de Azkaban, entre eles a terrível Bellatrix Lestrange, aliada de Voldemort.


Site Oficial: http://harrypotter.br.warnerbros.com/site/index.html



AS TENTAÇÕES DO IRMÃO SEBASTIÃO
(Brasil, 2006)
Direção: José Araujo
Elenco: Rodolfo Vaz, Marcus Miranda,Luthyane D Montmartre, Aury Porto
Sinopse: O planeta está devastado por guerras e pela poluição.Irmão Sebastião, um noviço de uma congregação que sincretiza o cristianismo da era dos mártires com cultos messiânicos do sertão, prepara-se para sua ordenação. A missão dos irmãos é pregar o evangelho dos beatos e mártires e reconstruir as esperanças perdidas nos centros urbanos e sertões. Mas, torturado por dúvidas, pela vergonha de haver sido violentado sexualmente quando criança e pela paixão desenfreada que sente pelo andrógino Irmão Gabriel, Irmão Sebastião confessa-se com o fundador da ordem, Padre Sanctus, o único que pode salvá-lo. O ano é 2030, mas pode ser qualquer futuro desolador. O foco do filme é o impasse sexual e psicológico do protagonista, que relembra de fortes momentos de seu passado, como quando, ainda menino, conheceu Exu.
Notas da Crítica:
Daniel Schenker, Contracampo: 1/4
Cid Nader, Omelete: 1/5

Rodrigo de Oliveira, Contracampo: 0/4
Ruy Gardnier, Contracampo: 0/4
MEDOS PRIVADOS EM LUGARES PÚBLICOS
(Coeurs, França/Itália, 2005)
Direção: Alain Resnais
Elenco: Sabine Azéma, Lambert Wilson, André Dussollier, Pierre Arditi, Laura Morante.
Sinopse: Flocos de neve caem sobre Paris.
A elegante Nicole está à procura de um apartamento para mudar-se com Dan, seu namorado. Ao ver o anúncio de uma oportunidade num prédio na àrea mais cobiçada da cidade, localizada próximo à Biblioteca da França e com vista privilegiada para o rio Sena, ela decide visitar o local com o corretor de imóveis Thierry.
Dan, o namorado de Nicole, desempregado desde que foi afastado da carreira militar, passa os dias no bar de um hotel, onde tornou-se conhecido por Lionel, o barman.
O corretor de imóveis Thierry trabalha numa imobiliária junto com sua colega, a religiosa Charlotte. Ela grava no videocassete de sua casa um programa de TV chamado "Canções Que Mudaram sua Vida" e empresta a fita para Thierry.
Thierry mora com a irmã, Gaëlle. Enquanto ela sai para um encontro que teria marcado com as amigas, Thierry fica em casa e coloca a fita emprestada por Charlotte para ver.
E a neve continua caindo sobre Paris...
Gaëlle disse para o irmão que sairia para encontrar-se com as amigas, mas na verdade tinha marcado um encontro pela Internet com um desconhecido num restaurante.
Enquanto Gaëlle aguarda ansiosamente pela chegada do tal desconhecido, em casa Thierry assiste ao programa de música gospel gravado na fita de Charlotte com o controle remoto na mão, avançando de vez em quando a fita para aborrecer-se menos. Mas quando acaba a gravação de "Canções Que Mudaram sua Vida", Thierry surpreende-se com um "extra" que ficou de uma gravação anterior e que não foi apagado quando o programa de TV foi sobreposto .
Arthur é o pai de Lionel. Adoecido e senil, sem poder locomover-se, ele passa os dias na cama em seu quarto sendo cuidado por mulheres contratadas pelo filho, que resiste à idéia de interná-lo num asilo.
Charlotte apresenta-se para trabalhar para Lionel depois do expediente na imobiliária.
Nicole está preocupada e irritada com a falta de empenho de Dan em encontrar um trabalho. O relacionamento entre eles está prestes a chegar ao limite.
E a neve continua caindo sobre Paris...
Bastidores: Prêmio de direção no Festival de Veneza.
LINK PARA OS MELHORES FILMES DE 2007