Friday, June 15, 2007

Estréias de 03 de agosto de 2007

A COMÉDIA DO PODER
(L'Ivresse du Pouvoir, França/ Alemanha, 2006)
110 min.
Direção: Claude Chabrol
Roteiro de Claude Chabrol e Odile Barski. Produzido por Patrick Godeau para a Alicéléo. Elenco: Isabelle Huppert, François Berléand, Patrick Bruel.
Sinopse: A juíza de instrução Jeanne Charmant Killman é incumbida pelo Tribunal de Contas de investigar um caso de corrupção empresarial e desvio de verbas públicas para fins particulares em torno de Michel Humeau, presidente de um importante grupo industrial. Enquanto conduz os interrogatórios com frieza e convicção, ela percebe que o processo desvendará uma série de segredos envolvendo "recursos não-contabilizados" que comprometem também o alto escalão não só na área empresarial, mas também na esfera política e até judiciária.
Ao mesmo tempo, pela forte pressão que passa a sofrer em torno da investigação, sua vida pessoal também se fragiliza. Casada com o clínico de laboratório Phillippe, Jeanne vê seu relacionamento com ele se deteriorar à medida que o trabalho passa a consumir todas as suas energias.
Ela terá agora de enfrentar um importante dilema: até que ponto ela poderá aumentar seu poder profissional e continuar crescendo na caça aos criminosos do "colarinho branco" sem se render a um poder maior?
LINK PARA OS MELHORES FILMES DE 2007

AS LEIS DE FAMÍLIA
(Derecho de Familia, Argentina/ Itália/ Espanha/ França,2006)
Direção: Daniel Burman
Elenco: Daniel Hendler (Ariel Perelman), Arturo Goetz (Bernardo Perelman), Eloy Burman (Gastón Perelman), Julieta Díaz (Sandra), Adriana Aizemberg (Norita), Jean Pierre Reguerraz (Tio Eduardo Perelman).
Sinopse: Ariel Perelman cumpre todos os dias sua rotina de jornada dupla: como professor universitário, leciona Direito e como advogado, atua como Defensor público. Seu pai, o doutor Bernardo Perelman, é uma celebridade entre os advogados . Sempre atencioso com todos que o procuram, disciplinado e cordial em seus relacionamentos, Perelman "pai" criou uma clientela que o admira e respeita. No escritório em que atua, no centro de Buenos Aires, o doutor Perelman é auxiliado há 15 anos pela fiel secretária Norita.
Ariel sabe que é inevitável que as pessoas comparem pai e filho, mas também sabe que não pode viver à sombra da personalidade de seu pai, até porque ele tem seu próprio estilo.
Na faculdade, Ariel conhece Sandra, uma de suas alunas do curso matutino, por quem se apaixona. Para aproximar-se de Sandra, Ariel torna-se aluno no curso que ela ministra do “Método Pilates”, um conjunto de práticas de condicionamento físico e mental desenvolvidas pelo judeu Joseph Pilates. A chance de aprofundar seu relacionamento com a sua “personal training” surge quando Sandra enfrenta problemas com a Lei de Marcas e Patentes e Ariel atua como advogado da Defensoria Pública a seu favor, conseguindo, com a ajuda profissional de seu pai, a liberação do Método Pilates, anteriormente protegido por ser uma marca registrada.
Dois anos depois Ariel e Sandra estão casados e têm um filho, Gastón, matriculado numa escolinha de Tradição Suiça.
Certo dia, ao chegar no prédio da Defensoria Pública, Ariel descobre que seu escritório está interditado porque o edifício está correndo o risco de desabar a qualquer momento.
LINK PARA OS MELHORES FILMES DE 2007

DURO DE MATAR 4.0
(Live Free or Die Hard, EUA, 2007)
Direção: Len Wiseman
Elenco: Bruce Willis, Timothy Olyphant, Maggie Q, Justin Long, Jeffrey Wright, Mary Elizabeth Winstead, Yancey Arias, Yorgo Constantine.
Sinopse: Se mesmo sem ter um vilão megalomaníaco à solta na cidade é comum vermos "sistemas fora do ar", "falhas no sistema" e "estamos sem sistema no momento" em instituições financeiras e em órgãos de infra-estrutura em geral nas grandes cidades, imagine então se um "maestro do mal" resolvesse se dedicar a orquestrar o caos numa cidade como Washington, a capital dos Estados Unidos, em pleno Dia da Independência...
O plano, chamado de Queima de Estoque, é constituído por quatro estágios:
Estágio Zero: Um grupo de hackers independentes entre si criam algoritmos que decifram senhas de sistemas de segurança automatizados complexos de diversos serviços essenciais, como controle de trânsito, distribuição de energia elétrica, gás e água, telecomunicações, gestão financeira e muitos outros. Sem saber que trabalham para um mesmo "Mentor", esses hackers acreditam estar concorrendo entre si e após transferir suas "encomendas" para a conta eletrônica da misteriosa e sensual voz feminina que é o contato deles, eles vão sendo eliminados um a um, já que o "Mentor" não quer deixar rastros.
Estágio Um: De posse dos códigos de segurança do controle de tráfego (semáforos "inteligentes"), do sistema de rastreamento de veículos e de iluminação e sinalização em túneis, o "Mentor" articula um caos na cidade ao provocar um dia de congestionamentos e quebradeiras.
Estágio Dois: Simultâneamente ao caos no trânsito, o setor financeiro é invadido provocando um "tilt" na bolsa de valores, gerando pânico entre os corretores e investidores e paralisando o mercado de ações.
Estágio Três: O "Mentor" e sua equipe de invasores de sistemas alheios e lutadores de kung fu provocam uma pane no sistema de distribuição de energia elétrica e de telecomunicações, afetando todo tipo de contato, inclusive via satélite.
Logo que as autoridades da Divisão de Segurança Cibernética do FBI percebem que o seu próprio sistema foi invadido, eles passam a suspeitar dos hackers mais attrevidos do país, como o jovem Matthew Ferrell.
Enquanto isso, John McClane está em Washington tentando reaproximar-se da filha Lucy, que recusa-se a falar com ele. McClane é contactado pelo FBI para a tarefa aparentemente simples de encontrar e escoltar Matthew Ferrell para prestar depoimento.
Ao chegar à casa de Matthew, McClane descobre que a tarefa não será tão simples assim, já que homens fortemente armados tentam matar o jovem hacker e parecem dispostos a tudo para conseguir o propósito.
A partir daí, John McClane e Matthew Ferrell terão que desvendar os passos do grupo dos supostos terroristas virtuais e contra-atacar antes que eles alcancem seus objetivos. Para isso, irão enfrentar emboscada em túnel, lutadora de kung fu em poço de elevador, avião com lança-mísseis e muitos outros obstáculos e sabotagens, além da falta de capacidade de mobilização das autoridades "competentes".
Notas da Crítica:
Frini Georgakopoulos, Almanaque Virtual: 5/5
Luis Antonio Giro, Época: 8,5/10
Ary Monteiro Jr., Cineplayers: 8/10

Carlos Cyrino, Delfos: 4/5
Fabio Yamaji, Cinequanon: 4/5

Franthiesco Ballerini, Jornal da Tarde: 8/10
Marcelo Hessel, Omelete: 4/5

Mariane Morisawa, Isto É Gente: 8/10
Renato Marafon, Cinepop: 4/5

Ricardo L. Moura, Premiere: 4/5
Roberto Sadovski, SET: 8/10

Rodrigo Fonseca, Almanaque Virtual: 4/5
Tom Leão, Almanaque Virtual: 4/5
Christian Petermann, Guia da Folha: 7,5/10
Demetrius Caesar, Cineplayers: 7,5/10
Emilio Franco Jr., Cineplayers: 7/10
Sérgio Rizzo, Folha Ilustrada: 3/4

Alex Xavier, Guia do Estadão: 7/10
Arianne Brogini, Sexy: 7/10
Odair Braz Jr., Herói: 7/10
Celso Sabadin, Cineclick: 6,5/10
A. Pascoalinho, Premiere: 3/5
André Gordirro, Almanaque Virtual: 3/5
Erico Fuks, Cinequanon: 3/5
Francisco Guarnieri, Paisà: 3/5
João Marcelo Mattos, Almanaque Virtual: 3/5
Leonardo Luiz Ferreira, Almanaque Virtual: 3/5

Luis Salvado, Premiere: 3/5
Mario Abbade, Almanaque Virtual: 3/5
Neusa Barbosa, Cineweb: 3/5
Rodrigo Carreiro, Cine Repórter: 3/5

Rui Brazuna, Premiere: 3/5
Sérgio Alpendre, Paisà: 3/5
Tiago Pimentel, Premiere: 3/5
Luiz Carlos Oliveira Jr., Contracampo: 2/4
Rodrigo de Oliveira, Contracampo: 2/4
Rodrigo Campanella, Pílula Pop: 50/100
Alexandre C. dos Santos, Paisà: 2/5
Filipe Furtado, Paisà: 2/5
Filipe Quintana, Almanaque Virtual: 2/5
Paulo Santos Lima, Paisà: 2/5
Fanny Lopes, Multiply: 2/5
João Lopes, Premiere: 2/5
José V. Mendes, Premiere: 2/5
Rogério Ferraraz, Cinequanon: 2/5
Rui Pedro Tendinha, Premiere: 2/5
Vitor Moura, Premiere: 2/5
Sandro Macedo, Guia da Folha: 3/10
Gilberto Silva Jr., Contracampo: 1/4
Ruy Gardnier, Contracampo: 1/4
David Mariano, Premiere: 1/5
Rita Almeida, cinerama.blogs.sapo.pt: 1/5
ÍNDICE NC: 5,85/52

A VOLTA DO TODO PODEROSO
(Evan Almighty, EUA, 2007)
Direção:Tom Shadyac
Elenco: Steve Carell (Evan Baxter); Morgan Freeman (Deus); Lauren Graham; John Goodman; Wanda Sykes; John Michael Higgins; Jonah Hill; Jimmy Bennett; Graham Phillips; John Simmons; Molly Shannon.
Sinopse: Gênesis 6:14 diz: "Você, porém, fará uma arca de madeira de cipreste; divida-a em compartimentos e revista-a de piche por dentro e por fora."
Evan Baxter, um dos âncoras do telejornal "Testemunha Ocular" resolveu ingressar na carreira política e conseguiu eleger-se para o Parlamento graças à sua campanha que tinha como slogan: "Vamos Mudar o Mundo".
Motivados para o início de uma nova fase em suas vidas, Baxter e sua família saíram da cidade de Buffalo, trocaram de carro e de casa e foram morar numa mansão em Washington, num bairro localizado próximo da barragem de uma represa.
Evan é casado com a amorosa Joan e tem três filhos: Jordan, Dylan e Ryan.
Logo no primeiro dia na casa nova, Ryan propõe que a família faça agradecimentos e pedidos a Deus em oração. Joan pede que Deus ajude a família a ficar ainda mais unida e Evan pede que Ele o ajude a cumprir a promessa de campanha de "Mudar o Mundo".
A partir desse momento, coisas pouco comuns começam a acontecer. Pra começar, o despertador "Gen"eral Eletric de Evan parece ter um defeito e passa a tocar às 6:14. Depois, uma encomenda é deixada na porta da mansão: é uma caixa com martelos, pregos, serrotes, marretas e outras ferramentas. No dia seguinte, chegam tábuas enormes vindas do "Disk-Madeira".
Finalmente, Deus, o Criador do Céu e da Terra, encarrega o deputado Baxter de uma missão: ele deveria construir uma arca seguindo as instruções do manual "Construção de Arcas para Iniciantes". O prazo final é o dia 22 de setembro ao meio-dia, porque nesta data algo terrível iria acontecer.
Deus responde as orações criando oportunidades. Para Ele, "Mudar o Mundo" é praticar Atitudes Reais de Carinho e Amor, uma de cada vez.
Notas da Crítica:
Pedro Butcher, Folha Ilustrada: 3/4
Laís Cattassini, Cinema com Rapadura: 6/10
Luiz Vita, Cineweb: 3/5
Viviane França, Cinepop: 3/5
Andy Malafaya, Cineplayers: 5/10
A. Pascoalinho, Premiere: 2/5

Marcelo Hessel, Omelete: 2/5
Miguel Somsen, Premiere: 2/5
Rodrigo Carreiro, Cine Repórter: 2/5
Rui Brazuna, Premiere: 2/5
Rui Pedro Tendinha, Premiere: 2/5
Tiago Pimentel, Premiere: 2/5
Paulo Roberto Selbach Junior, Baú de Filmes: 3/10
David Mariano, Premiere: 1/5
Emilio Franco Jr., Cineplayers: 2/10
Vitor Moura, Premiere: 1/5

O DONO DO MAR
(Brasil, 2005)
Direção: Odorico Mendes
Elenco: Jackson Costa, Daniela Escobar, Regiane Alves, Samara Felippo, Sérgio Marone, Isadora Ribeiro, Alexandre Paternost, Pepita Rodrigues, Odilon Wagner.
Sinopse: Antão Cristório, pescador maranhense, perde seu filho ainda muito jovem, assassinado pela faca de um marido traído durante uma festa de bumba-meu-boi. A perda faz Cristório relembrar o passado quando, ainda jovem, começou a navegar e a aprender os segredos do mar e das grandes pescarias. Aprendeu também os mistérios dos navios fantasmas, das assombrações e dos piocos, entidades místicas que povoam os oceanos e, furtivamente, visitam as aldeias seqüestrando as virgens, levando-as para o mar e devolvendo-as já mulheres. À volta de Cristório, estão personagens como Aquimundo, um velho com muitos séculos de idade e que representa o Tempo; Querente, companheiro de pesca, encarnação de um soldado português afogado em 1589; e Maria das Águas, mulher da vida dos pescadores, ser encantado que vive no reino das águas do Atlântico. Cristório se apaixona por Quertide, belíssima jovem que permanece em seus pensamentos pelo resto da vida. Raptada pelos piocos, ela nunca mais retornou. Durante toda sua vida, Cristório persegue o bando de piocos, mas não consegue reaver seu verdadeiro amor. Camborina e Germana, irmãs inseparáveis, fortes e guerreiras, participam da vida de Cristório de maneira surpreendente. A história se passa no Golfão Maranhense, numa atmosfera de realismo mágico. O filme adapta o romance homônimo escrito por José Sarney.
Notas da Crítica:
Cássio Starling Carlos, Folha Ilustrada: 1/4

No comments: