Friday, June 29, 2007

Estréias de 17 de agosto de 2007

OS SIMPSONS- O FILME
(The Simpsons Movie, EUA, 2007)
Animação
Direção: David Silverman
Roteiro de Matt Groening, Mike Reiss, Mike Scully, Al Jean, James L. Brooks.
Sinopse: Durante a missa de domingo em Springfield, enquanto Bart joga o game "Detone o bebê", o pai de Homer Simpson é acordado de seu cochilo pela possessão de um espírito apocalíptico e começa a falar de "coisas terríveis que acontecerão" e que "o tempo é curto".
O vovô, que também começa a se contorcer e a rolar no chão, acaba enrolado num tapete e é retirado da igreja, mas Marge, a esposa de Homer, fica intrigada com a experiência religiosa do sogro.
Após assistir ao show do Green Day, Lisa Simpson engajou-se na missão de salvar o rio Springfield dos agentes poluentes, e acabou se apaixonando pelo garoto irlandês Colin, outro militante mirim das causas ambientalistas, preocupado com o aquecimento global.
Homer e Bart brincam do "Jogo do Desafio" e na hora do lanche vão ao Krusty's, onde Homer sensibiliza-se ao ver um porquinho rosado com mechas brancas prestes a virar bacon e resolve num impulso adotar o animal e levá-lo para casa.
Logo, Homer estaria fazendo o bichinho andar pelo teto da casa na sua brincadeirinha de "Porco Aranha".
A afeição de Homer pelo porco faz com que Bart sinta-se preterido pelo pai e resolva observar a relação do vizinho, o sr. Flandres, com seus filhos.
O engajamento de Lisa na causa da despoluição do rio Springfield contagia toda a população e um multirão é realizado com ampla mobilização da cidade.
Enquanto isso, Marge descobre que Homer mantém um "reservatório de cocô de porco" e começa a desconfiar que as profecias apocalípticas de seu sogro tem alguma relação com isso.
LINK PARA OS MELHORES FILMES DE 2007

TRÊS IRMÃOS DE SANGUE
(Brasil, 2006)
Documentário
Direção: Ângela Patrícia Reiniger
Sinopse: Betinho, Henfil e Chico Mário. Três irmãos: Herbert José de Souza (Betinho), Henrique de Souza Filho (Henfil) e Francisco Mário de Souza (Chico Mário). Três brasileiros cujas vidas se confundem com a própria história política, social e cultural do Brasil no século XX. Muitas lutas marcaram a vida dos três – contra a hemofilia, contra a ditadura, contra a fome. A luta pela anistia, contra a Aids, em defesa da música brasileira, pelas Diretas Já, pela vida. A solidariedade foi a arma desses três irmãos, que tentaram transformar o Brasil num país mais justo e solidário. Cada um participou a seu modo das transformações que pontuaram o país: Betinho, por meio de campanhas sociais; Henfil, com seu humor perturbador; e Chico Mário, com a beleza de suas músicas. O documentário mostra o ambiente familiar em que os irmãos cresceram e a trajetória de cada um. O exílio de Betinho e a “volta do irmão do Henfil” em 1979. Henfil e seus marcantes personagens, como Graúna, Baixinho e Bode Orelana, entre outros. A batalha de Chico Mário pela música independente e pela expressão autônoma do artista. Entre os entrevistados para a realização do filme estão nomes como Aldir Blanc, Ivan Lins, João Bosco, Joyce, Millôr Fernandes, Tárik de Souza, Wagner Tiso e Ziraldo.
Notas da Crítica:
Luiz Vita, Cineweb: 3/5


A MORTE PEDE CARONA
(The Hitcher, EUA, 2007)
Direção: Dave Meyers
Elenco: Sean Bean, Sophia Bush, Zachary Knighton, Neal McDonough.
Sinopse: Grace e Jim caem na estrada em um carro antigo, dispostos a curtirem o feriado de primavera, mas o que seria uma viagem prazerosa torna-se um verdadeiro pesadelo quando eles encontram o misterioso John Ryder pedindo carona. Refilmagem do clássico de 1986 de mesmo nome.
Notas da Critica:
Renato Marafon, Cinepop: 3,5/5
Diego Benevides, Cinema com Rapadura: 6/10
Érico Borgo, Omelete: 3/5
Andy Malafaya, Cineplayers: 3/10
Emilio Franco Jr., Cineplayers: 1/10

ÍNDICE NC: 4,60/5

THE BUBBLE
(Buah, Ha, Israel, 2006)
Direção: Eytan Fox.
Elenco
: Ohad Knoller (Noam), Alon Friedman (Yelli), Daniela Virtzer (Lulu), ousef 'Joe' Sweid (Ashraf), Miki Kam (Mãe de Lulu), Shredi Jabarin (Gihad).
Sinopse: Três jovens israelenses, Noam, vendedor de discos, Yali, gerente de Café, e Lulu, vendedora em loja de cosméticos, dividem um apartamento num bairro descolado de Tel Aviv, símbolo dessa "bolha", apelido dado à cidade.
Nesse "casulo" quase desconectado da realidade dos territórios e dos conflitos políticos que agitam o país, eles levam uma vida comum, preferindo se concentrar em suas vidas amorosas. Seu cotidiano vai se transformar com a chegada de Ashraf, um palestino por quem Noam se apaixona, depois de um incidente num posto de controle de Naplouse.
Notas da Crítica:
Christian Petermann, Guia da Folha: 3/4
Erico Fuks, Cinequanon: 3/5
JBeto, Cine do Beto: 3/5
Luiz Vita, Cineweb: 3/5
Marina Person, Guia da Folha: 2/4
Suzana Amaral, Guia da Folha: 2/4
Anahi Borges, Cinequanon: 2/5
Angela Andrade, Cinequanon: 2/5
Marcelo Hessel, Omelete: 2/5
Cassio Starling Carlos, Guia da Folha: 1/4
Marcia Schmidt, Cinequanon: 1/5

ACREDITE, UM ESPÍRITO BAIXOU EM MIM
(Brasil, 2006)
Direção: Jorge Moreno
Elenco:
Ilvio Amaral , Maurício Canguçu, Marília Pera, Arlete Salles
Sinopse: Lolô é um homossexual bem resolvido que não se conforma com sua morte. Por isso, foge do céu e se incorpora num machão convicto, que começa a ter um comportamento estranho. O roteiro é assinado por Ronaldo Ciambroni (autor da peça original) e Rodrigo Campos. A obra teatral, 8 anos em cartaz, fez mais de 800 mil espectadores.
Notas da Crítica:
JBeto, Cine do Beto: 1/5


ENCONTRO COM MILTON SANTOS OU:O MUNDO GLOBAL VISTO DO LADO DE CÁ
(Brasil, 2006)
Direção: Silvio Tendler
Sinopse: O filme trata do processo de globalização com base no pensamento do geógrafo Milton Santos, que, por suas idéias e práticas, inspira o debate sobre a sociedade brasileira e a construção de um novo mundo.
Notas da Crítica:
Daniel Schenker, Contracampo: 1/4
Cassio Starling, Contracampo: 0/4
Ruy Gardnier, Contracampo: 0/4

GAROTAS, GRITO E MÚSICA
(El Calentito, Espanha, 2005)
Direção: Chus Gutiérrez
Elenco: Verónica Sánchez, Macarena Gómez, Juan Sanz
Sinopse: Em 1981, uma jovem espanhola sonha em perder sua virgindade com o namorado. Mas uma série de infortúnios a levam a uma banda de rock. A vida da garota muda radicalmente, principalmente depois de uma fracassada tentativa de golpe de estado na Espanha.

No comments: