Saturday, March 19, 2011

TOP 2 BILHETERIA 2011


1) Enrolados
Trecho da Crítica de Alysson Oliveira, do site Cineweb:
"Em sua 50ª animação, a Disney deixa de lado o conservadorismo e faz de Enrolados um filme repleto de humor sagaz e um colorido vibrante. Ele está sendo lançado em todo o Brasil tanto no formato convencional como 3D, mas apenas em cópias dubladas.
Em várias ocasiões anteriores em que o estúdio resolvera fazer releituras de temas clássicos, os resultados foram um tanto decepcionantes, como no caso de Planeta do Tesouro, por exemplo. Aqui, o roteiro assinado por Dan Fogelman (Carros, Bolt – Supercão) mantém a base clássica – princesa mantida em cativeiro por mulher má que se passa por sua mãe para usar seus cabelos mágicos que lhe garantem juventude – e a subverte com personagens longe da idealização dos contos. Rapunzel, por exemplo, como toda boa adolescente, tem terríveis flutuações de humor.
Rapunzel (dublada por Sylvia Salustti) é uma garota hiperativa, mesmo confinada à sua torre. O mundo exterior, diz a sequestradora que ela pensa ser sua mãe, é cruel e perigoso. Assim, seu único amigo é um camaleão. A chegada do ladrão Flynn Ryder (dublado por Luciano Huck) é a mudança que ela não esperava, mesmo que ansiasse por algo de novo. Ele é um ladrão foragido que precisa a todo custo se esconder.
Para eles, juntos, o mundo é tão atrativo quanto perigoso. Em companhia do seu camaleão de estimação e fugindo de um cavalo esperto que persegue o ladrão, Rapunzel e Flynn percorrem as florestas do Reino. Ela, encantada com todas as novidades; ele, fugindo de seus perseguidores.
O colorido gritante, favorecido pela exibição em 3D, faz lembrar tanto as animações da Pixar (John Lasseter, um do seus fundadores, assina como produtor em Enrolados), quanto as da DreamWorks – mas com um diferencial: aqui a história é protagonizada por um personagem feminino. Nas animações da Pixar, são sempre personagens masculinos que tomam a dianteira: o astronauta e o caubói de Toy Story; o peixe de Procurando Nemo; o ratinho de Ratatouille e por aí vai. E a protagonista aqui não é apenas uma moça tola e romântica, que espera seu príncipe encantado.
Já a mãe adotiva entra para a galeria de figuras maternas maquiavélicas da Disney, que não é uma lista curta. Mamãe Gothel (dublada pela cantora e atriz Gottsha) é uma figura à parte. Com sua voz doce e sua chantagem emocional, ela é capaz de facilmente manipular Rapunzel, fazendo com que a menina se sinta culpada por não amar suficientemente a mulher que a sequestrou – que pensa ser sua mãe."

2) De Pernas Pro Ar
(Brasil, 2010)
Comédia - 90'
Direção: Roberto Santucci
Elenco:
Flávia Alessandra, Ingrid Guimarães, Bruno Garcia, Maria Paula, Denise Weinberg
Sinopse: Alice (Ingrid Guimarães) é uma executiva de 30 e poucos anos, trabalha no setor de marketing de uma grande empresa de brinquedos, é casada com o dedicado João (Bruno Garcia), mãe de um filho e muito bem-sucedida profissionalmente - está no encalço de uma promoção. É uma típica workaholic, que tenta se equilibrar entre a rotina de trabalho e a família, mas sempre acaba deixando o segundo grupo de lado. Sua história se cruza por acaso com a da estonteante vizinha Marcela (Maria Paula).
Alice comete uma gafe no dia de uma reunião definitiva para sua carreira e é demitida. Pra complicar ainda mais a situação, perde o marido no mesmo dia. É aí que ela descobre, com ajuda da vizinha, que é possível ser uma profissional de sucesso sem deixar os prazeres da vida de lado. Alice decide ajudar a nova amiga a salvar seu negócio – um sex shop falido chamado Sexdelícia - e Marcela decide ajudar Alice a descobrir os prazeres dos sex toys.
Alice elabora um plano de vendas online para produtos eróticos. O que começou como uma loja de bairro se toirna uma grande corporação e a protagonista se vê inserida na mesma rotina de trabalho que comprometeu seu casamento.
Estreou no dia 31 de dezembro de 2010, em 84 salas da Grande São Paulo.

No comments: