Sunday, February 04, 2007

Estréias de 23 de fevereiro de 2007

VÊNUS
(Venus, Reino Unido, 2006)
Comédia - 95 min.
Direção: Roger Mitchell
Elenco: Peter O'Toole (Maurice), Leslie Philips (Ian), Jodie Whitaker (Jessie).
Sinopse: A dupla de atores veteranos Maurice e Ian tem sua rotina alterada com a chegada da jovem sobrinha-neta de Ian.
Bastidores: Peter Seamus O'Toole nasceu em 02/08/1932 em Connemara, Country Galway, Irlanda. Ao longo de sua carreira recebeu 7 indicações ao Oscar, na categoria de Melhor Ator, por "Lawrence da Arábia" (1962, perdeu para Gregory Peck, por "O Sol é Para Todos"), "Becket, o Favorito do Rei" (1964, perdeu para Rex Harrison, de "Minha Bela Dama"), "O Leão no Inverno" (1968, perdeu para Cliff Robertson, por "Os Dois Mundos de Charly"), "Adeus, Mr. Chips" (1969, perdeu para John Wayne, por "Bravura Indômita"), "A Classe Dominante" (1972, perdeu para Marlon Brando, por "O Poderoso Chefão"), "O Substituto" (1980, perdeu para Robert De Niro, por "O Touro Indomável") e "Um Cara Muito Baratinado" (1982, perdeu para Ben Kingsley, por "Gandhi"). Peter O'Toole ganhou apenas um Oscar honorário em 2003, em homenagem à sua carreira.
- Indicado para o Globo de Ouro de Melhor Ator- Drama (Peter O´Toole)
Notas da Crítica:
Alfredo Sternheim, SET: 8/10
Sérgio Nunes, Cinequanon: 4/5
Inácio Araujo, Folha Ilustrada: 3/4
Alysson Oliveira, Cineweb: 3/5
Cesar Zamberlan, Cinequanon: 3/5
Filipe Furtado, Paisà: 3/5
Gabriel Carneiro, Os Intocáveis: 6,5/10
Pablo Villaça, Cinema em Cena: 3/5
Angela Andrade, Cinequanon: 2/5
Érico Fuks, Cinequanon: 2/5
Fábio Yamaji, Cinequanon: 2/5
Tobey, The Bridge: 2/5
Daniel Schenker, Tribuna da Imprensa: 2/4
Gilberto Silva Jr., Contracampo: 1/4
Elie Politi, Cinequanon: 0/5
Ruy Gardnier, Contracampo: 0/4

SANGUE E CHOCOLATE
(Blood and Chocolate, EUA, 2007)
Terror - 98 min.
Direção: Katja Von Garnier
Roteiro de Ehren Kruger e Christopher Landon baseado no livro de Annette Curtis Klause. Elenco: Agnes Bruckner (Vivian), Hugh Dancy (Aiden), Olivier Martinez (Gabrie), Katja Riemann (Astrid).
Sinopse: A história se passa nos tempos atuais em Bucareste, capital da Romênia e conta a história da jovem Vivian Gandillon (interpretada por Bruckner), de 19 anos e que passou a vida toda fugindo da sua realidade: de que ela é um lobisomem. Quando ela ocmeça a se afeiçoar a um artista americano que está visitando a capital e isso começa a ameaçar expor o segredo da sociedade secreta de sua família, ela terá que escolher entre seu amor pelo estrangeiro e trair os votos secretos de sua família ou se manter distante daquele que poderá ser seu amor.
Notas da Crítica:
Pablo Villaça, Cinema em Cena: 2/5
André Gordirro, SET: 2/10

BORAT: O SEGUNDO MELHOR REPÓRTER DO GLORIOSO PAÍS CAZAQUISTÃO VIAJA À AMÉRICA
(Borat: Cultural Learnings of America for Make Benefit Glorious Nation of Kazakhstan, EUA, 2006)
Comédia
Direção: Larry Charles
Roteiro de Sacha Baron Cohen, Anthony Hines, Peter Baynham, Dan Mazer, Todd Phillips. Produzido por Sacha Baron Cohen, Monica Levinson, Dan Mazer, Jay Roach para a Gold/Miller Productions. Elenco: Sacha Baron Cohen (Borat Sagdiyev), Pamela Anderson (a própria), Ken Davitian (Azamat Bagatov).
Sinopse: Borat Sagdiyev é o nome do filho de Asimbala Sagdiyev e Boltok, o estuprador - por sinal, também seu avô. Borat vive no povoado de Kuçzak num país chamado República do Cazaquistão.
O Cazaquistão, que em 1991 deixou de integrar a União Soviética depois dos processos da "perestroika" (reestruturação econômica) e da glasnost (transparência política) faz fronteira com a Rússia ao Norte, a China ao Leste, o Turcomenistão, o Uzbequistão e o Quirguistão ao Sul e com o Mar Cáspio ao Oeste.
A família de Borat é bem conhecida em Kuçzak. A mãe, dona Asimbala, é a mulher mais velha do povoado. A irmã, Natalya, é a quarta prostituta do país e tem até um troféu comemorativo. O irmão, Billok, fica preso numa jaula porque tem problemas mentais. A esposa de Borat é Oksana, comprada por ele para cuidar das plantações, fazer a comida e levar Billok para passear de vez em quando. Tishi é a vaca de estimação. Bilak, Biram e Hooeylewis (o preferido) são os filhos de Borat.
Borat gosta de jogar ping-pong, tomar banhos de sol, dançar discoteca e de visitar a capital para tirar fotos de mulheres usando o banheiro. Ele trabalha como repórter de TV, tendo registrado a festa da "corrida dos judeus" em 2004.
Como todo país, o Cazaquistão tem seus problemas de origem econômica, social e judia. Para ajudar a encontrar soluções para esses problemas, o repórter é enviado aos Estados Unidos para uma série de reportagens sobre o modo de vida do "maior país do mundo".
Depois de despedir-se do pessoal do povoado, Borat segue para o aeroporto num carro movido a tração animal. Na bagagem, roupas, dólares, um jarro com lágrimas de cigano para proteger-se da AIDS e um galo.
Acompanhado de seu produtor, Azamat Bagatov, Borat hospeda-se no Hotel Wellington em Nova York. É através da TV do hotel, assistindo ao seriado "Baywatch", que Borat apaixona-se pelos cabelos dourados, pelos dentes brancos como pérolas e pela roupa de banho vermelha da atriz Pamela Anderson.
Determinado a encontrar-se com Pamela, principalmente depois que recebeu a notícia da morte de Oksana, devorada por um urso, Borat convence Azamat de que eles precisam ir até a Califórnia.

OPERAÇÃO LIMPEZA
(Code Name: The Cleaner, EUA, 2007)
Comédia - 91 min.
Direção: Les Mayfield
Roteiro de George Gallo. Elenco: Cedric The Entertainer (Jake Rodgers), Lucy Liu (Gina), Nicollette Sheridan (Diane), Mark Dacascos (Eric Hauck), Callum Keith Rennie (Shaw).
Sinopse: O filme conta a história de um zelador que após receber uma pancada na cabeça por assaltantes desconhecidos, sofre de amnésia. Encontrando com Diane, ele é levado a crer que pode ser chefe de uma força especial e dono de uma empresa e que ela é sua esposa. Mas nada de concreto é dado, e é então que sua vida se complica quando uma garçonete o traz de volta à realidade. Ela é na verdade uma agente disfarçada e que juntos podem acabar combatendo uma força de criminosos "high-tech".
Notas da Crítica:
Alexandre Koball, Cineplayers: 4/10
Carlos Eduardo Corrales, Delfos: 1/5

No comments: