Thursday, March 15, 2007

Estréias de 13 de abril de 2007

VIÚVA RICA SOLTEIRA NÃO FICA
(Portugal /Brasil, 2006)
Direção: José Fonseca e Costa
Elenco: Bianca Byington (Ana Catarina de Silgueiros), Cucha Carvalheiro (Mariana), José Raposo (Abade), Rogério Samora (Capitão Eugênio Malaparte), Ricardo Pereira (Adriano), Diogo Dória (Conde Gastão de Fallorca), Anton Skrzypiciel (Williamson), Filomena Cautela (Miquelina), Víctor Espadinha (Lourenço), João Maria Pinto (Dr. Melo), Luís Mascarenhas (Dr. Santana), Carlos Medeiros (D. Francisco), Carlos Nabais (Manuel), Pedro Lacerda (D. Jorge), Alfredo Manuel Mateus (General Rebelo), José Pedro Ramos (Justino), João Oliveira (Prefeito), João Vaz (Guarda-livros), Helena Vieira (Cantora de ópera).
Sinopse: Fim do século XIX. Ana Catarina (Bianca Byington) é uma jovem aristocrata que retorna a Portugal, onde sua mão foi prometida por seu pai, D. Antônio. Porém poucos meses depois Ana perde o marido e o pai, herdando o solar de Silgueiros e algunas centenas de terras vitícolas. Rica, Ana passa a ter vários pretendentes para se case novamente, entre eles o Conde de Fallorca (Diogo Dória), o Capitão Malaparte (Rogério Samora) e Williamson (Anton Skrzypiciel). Dividida entre seu patrimônio e o verdadeiro amor, Ana se casa e enviúva diversas vezes, sem saber que seu destino é planejado por uma ama e um abade.
Notas da Crítica:
David Mariano, Premiere: 3/5
Luis Salvado, Premiere: 3/5
Neusa Barbosa, Cineweb: 3/5
Suzana Uchôa Itiberê, SET: 5,5/10

José Geraldo Couto, Folha Ilustrada: 2/4
José V. Mendes, Premiere: 2/5
Rui Pedro Tendinha, Premiere: 2/5
Francisco Ferreira, Premiere: 1/5
Guilherme Martins, Revista Paisà: 1/5
João Lopes, Premiere: 1/5

TARTARUGAS NINJA - UMA NOVA AVENTURA
(Teenage Mutant Ninja Turtles / TMNT, EUA, 2007)
Direção: Kevin Munroe
Sinopse: Quatro tartarugas entram em contato com um estranho líqüido e sofrem mutações genéticas, tornando-se guerreiros ninjas na luta contra o crime. Quarto filme baseado na história em quadrinhos criada por Peter Laird e Kevin Eastman, desta vez produzido através de animação por computador.
Leonardo resolveu percorrer o mundo para treinar suas habilidades, enquanto o Mestre Splinter mantém as demais tartarugas vivendo consigo sob os esgotos de Nova York, ainda treinando para combater o mal.
Michelangelo faz bicos como animador de festas infantis e rafael continua patrulhando à noite como vigilante.
Enquanto isso, o industrial Max Winters desenvolve um exército de criaturas monstruosas para dominar o mundo.
Notas da Crítica:
Marcelo Del Greco, SET: 8/10
Raphael Santos, Cinema com Rapadura: 8/10
Renato Marafon, Cinepop: 4/5
Thiago Sampaio, Cinema com Rapadura: 8/10
Odair Braz Jr., Herói: 7,5/10
Sensei Corrales, Delfos: 3,5/5
Celso Sabadin, Cineclick: 6/10
Pablo Villaça, Cinema em Cena: 3/5
Christian Petermann, Guia da Folha: 5,5/10
Marco Aurélio Canônico, Folha Ilustrada: 2/4
Miguel Barbieri, Veja SP: 4/10
Airton Shinto, Shintocine: 3/10
Lais Catassini, Cinema com Rapadura: 3/10
Alexandre Koball, Cineplayers: 0/10
tatiane Crescêncio, Cineplayers: 0/10
ÍNDICE NC: 5,26/15

A ESTRANHA PERFEITA
(Perfect Stranger, EUA, 2007)
Suspense - 109 min.
Direção: James Foley
Roteiro: Todd Komarnicki. Elenco: Bruce Willis, Halle Berry, Nicki Aycox, Jane Bradbury, Tamara Feldman, Paula Miranda, Giovanni Ribisi.
Sinopse: Ro (Halle Berry) é uma mulher que resolve fazer uma ivestigação independente do assassinato de uma amiga. Assim, ela começa a mergulhar no mundo dela, disfarçando-se tanto no mundo real quanto no virtual, da internet. Ela desenvolve um relacionamento complicado e obsessivo com um obsessive on-line com um homem na medida em que começa a suspeitar de um homem (interpretado por Bruce Willis).
Notas da Crítica:
Viviane França, Cinepop: 3,5/5
Alysson Oliveira, Cineweb: 2/5
André Gordirro, SET: 4/10
João Lopes, Premiere: 2/5
Luis Salvado, Premiere: 2/5
Rui Brazuna, Premiere: 2/5
Vitor Moura, Premiere: 2/5
Christian Petermann, Guia da Folha: 3,5/10
Miguel Barbieri, Veja SP: 3/10
Alex Xavier, Guia do Estadão: 3/10
Sérgio Rizzo, Folha Ilustrada: 1/4

A. Pascolinho, Premiere: 1/5
David Mariano, Premiere: 1/5
Pablo Villaça, Cinema em Cena: 2/10
Filipe Furtado, Revista Paisà: 0/5
Sérgio Alpendre, blogspot chip hazard: 0/5

VENTOS DA LIBERDADE
(The Wind That Shakes The Barley, Reino Unido/ Irlanda/ França/ Alemanha, 2006)
Drama - 127 min.
Direção: Ken Loach
Roteiro de Paul Laverty. Produzido por Rebecca O Brien para a Sixteen Films, Element Films, Bim Distribuzione, EMC Produktion, Tornasol Films SA..Elenco: Cillian Murphy (Damien), Padraic Delaney (Teddy), Liam Cunningham (Dan), Gerard Kearney (Donnacha), William Ruane (Gogan), Roger Allam (Sir John Hamilton), Laurence Barry (Micheail), Frank Bourke (Leo), John Crean (Chris), Máirtín de Cógáin (Sean), Orla Fitzgerald (Sinead), Myles Horgan (Rory), Damien Kearney (Finbar), Martin Lucey (Congo), Shane Nott (Ned), Siobhan Mc Sweeney (Julia), Sean McGinley (Padre), Antony Byrne (Interrogador).
Sinopse: Irlanda, 1920. Os trabalhadores do interior do país voluntariamente se organizam para enfrentar os esquadrões britânicos de ocupação que chegam para sufocar o movimento pela independência.
A brutalidade dos soldados britânicos em fazer cumprir a "Lei de Segurança do Reino" é o estopim da revolta. Esta Lei impede a reunião de irlandeses em locais públicos, mesmo que essa "reunião" seja uma mera partida de Hurling, um esporte típico da região, semelhante ao hóquei.
Cansado de testemunhar tanta brutalidade, Damien O'Donovan (Cillian Murphy), um jovem estudante de medicina com carreira promisora em vista, abandona tudo para juntar-se ao irmão Teddy O'Donovan (Padraic Delaney), que já aderiu à luta armada. O objetivo é estabelecer a República Irlandesa e expulsar as tropas britânicas da região. O método é o treinamento e o exercício de táticas de guerrilha, com o assalto a quartéis e depósitos de armas britânicos.
Quando as táticas não-convencionais dos irlandeses começam a abalar a supremacia dos soldados britânicos, o governo se vê forçado a negociar e os dois lados discutem um acordo de paz. Nesse momento, na Irlanda, aqueles que estavam unidos pela independência após o sofrido processo revolucionário, se dividem entre os que são a favor e os que são contra o acordo, deixando os irmãos O'Donovan em lados opostos de uma nova guerra, agora interna, entre os Republicanos, que não concordam com o Estado Britãnico continuar com a posse do território Irlandês e são excomungados pela Igreja Católica e os Legalistas, que vêem o acordo como uma chance de paz.
Bastidores: Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes.
Na seqüência ambientada numa sala de cinema, na qual um pianista toca música de fundo para um filme mudo, este pianista é Neil Brand, um dos mais renomados “acompanhadores do cinema silencioso” na Inglaterra.
O filme foi lançado em 105 salas na Grã-Bretanha, número mais do que três vezes maior do que para qualquer outro longa de Ken Loach.
Selecionado para a 30a. Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Notas da Crítica:
Demetrius Caesar, Cineplayers: 9/10
Diego Benevides, Cinema com Rapadura: 8/10
Neusa Barbosa, Cineweb: 4/5
Rui Pedro Tendinha, Premiere: 4/5

Sergio Nunes, Cinequanon: 4/5
Amir Labaki, Guia da Folha: 3/4
Pedro Butcher, Folha Ilustrada: 3/4
Sérgio Rizzo, Guia da Folha: 3/4
Suzana Amaral, Guia da Folha: 3/4
Erico Fuks, Cinequanon: 3/5
José V. Mendes, Premiere: 3/5

Leonardo Mecchi, Cinequanon: 3/5
Rui Brazuna, Premiere: 3/5
Pips, Última Sessão: 51/100

Airton Shinto, Shintocine: 5/10
Christian Petermann, Guia da Folha: 2/4
Henrique Cury, Blogspot: 5/10
Angela Andrade, Cinequanon: 2/5
Cesar Zamberlan, Cinequanon: 2/5
Cid Nader, Cinequanon: 2/5

Jairo Lavia, Revista Paradoxo: 2/5
João Lopes, Premiere: 2/5

Liciane Mamede, Paisà: 2/5
Luis Salvado, Premiere: 2/5

Daniel Schenker, Tribuna da Imprensa: 1/4
Gilberto Silva Jr., Contracampo: 1/4
Leonardo Mecchi, Revista Cinética: 1/4
Francisco Ferreira, Premìere: 1/5

Luiz Carlos Oliveira, Contracampo: 0/4
Ruy Gardnier, Contracampo: 0/4

CAÇADOS
(Prey, EUA, 2006)
Direção: Darrell Roodt
Elenco: Jamie Bartlett (Crawford), Conner Dowds (David Newman), Bridget Moynahan (Amy Newman), Marius Roberts (Brian), Carly Schroeder (Jessica Newman), Peter Weller (Tom Newman)
Sinopse: Tom Newman, engenheiro civil, é designado para supervisionar a construção de uma usina hidrelétrica no Rio Crocodilo, no meio de uma selva africana.
Tom decide aproveitar a viagem para que sua família possa se divertir conhecendo os animais que viram no filme "O Rei Leão" ao vivo.
A família de Tom é composta por Amy, sua segunda esposa, Jessica, a filha "aborrecente" de Tom do primeiro casamento e David, o irmão caçula de Jessica.
Após instalarem-se , se alimentarem e passarem a primeira noite no hotel repousando, na manhã seguinte Tom vai fazer uma visita à Usina enquanto Amy, Jessie e David vão fazer um safári de jipe acompanhados pelo patrulheiro Brian.
Sob um sol escaldante, Brian decide levá-los por um caminho alternativo e acabam indo parar no leito de rio vasto e seco, povoado por um grupo de leões famintos, camuflados sob a vegatação rasteira.
A situação começa a ficar dramática quando o garoto David pede para o patrulheiro Brian parar o carro, porque precisa fazer suas "necessidades fisiológicas".
Notas da Crítica:
Christian Petermann, SET: 6/10
Rodrigo Zavala, Cineweb: 3/5
Airton Shinto, Shintocine: 6/10
Marcelo Del Greco, SET: 4/10
Carlos “Voltor” Couto, Almanaque Virtual: 1/5
Lais Cattassini, Cinema com Rapadura: 0/10

SUNSHINE - ALERTA SOLAR
(Sunshine, EUA, 2007)
Direção: Danny Boyle
Elenco: Rose Byrne, Cliff Curtis, Chris Evans, Troy Garity, Cillian Murphy, Hiroyuki Sanada, Michelle Yeoh.
Sinopse: Na trama de "Sunshine", o Sol está desaparecendo e a humanidade está prestes a acabar junto com ele. Nossa última esperança é uma espaçonave com uma tripulação de oito pessoas. Eles transportam um aparelho capaz de injetar nova vida no astro-rei. Mas no meio da viagem eles se vêem impossibilitados de contactar a Terra, e a missão está destinada ao fracasso. Sete anos mais tarde, outra equipe é enviada ao Sol com o mesmo objetivo, carregando a responsabilidade de ser a última esperança do planeta. Logo a tripulação estará lutando não apenas pela sobrevivência, mas para manter a sanidade.
Notas da Critica:

Arianne Brogini, Sexy: 9/10
Odair Braz Jr., Herói: 8,5/10
Luis Salvado, Premiere: 4/5
Miguel Somsen, Premiere: 4/5
João Micuansky, Revista de Cinema blogspot: 4/5
Rodrigo Salem, SET: 8/10
Tatiana Monassa, Contracampo: 3/4
André Gordirro, SET: 7/10
Pablo Villaça, SET: 7/10
A. Pascoalinho, Premiere: 3/5
Marcelo Hessel, Omelete: 3/5
Rui Brazuna, Premiere: 3/5
Alysson Oliveira, Cineweb: 3/5
Filipe Furtado, Paisà: 3/5
Renato Marafon, Cinepo: 3/5
Rodrigo Carreiro, Cine Reporter: 6/10
Sandro Macedo, Guia da Folha: 6/10
Vitor Moura, Premiere: 3/5

Mariane Morisawa, Isto É Gente: 5/10
Pedro Butcher, Folha Ilustrada: 2/4
José V. Mendes, Premiere: 2/5
Sérgio Alpendre, blogspot chip hazard: 2/5
Stefan Ivancic, Contrapicado: 2/5
Enrique Aguillar, Contrapicado: 1/5
Demetrius Caesar, Cineplayers: 2/10
Ruy Gardnier, Contracampo: 0/4

ÍNDICE NC: 5,81/26

MARIA
(Mary, EUA/Itália, 2005)
Direção: Abel Ferrara.
Elenco: Juliette Binoche (Marie Palesi); Heather Graham (Elizabeth Younger); Forest Whitaker (Theodore "Ted" Younger); Matthew Modine (Tony Childress); Marion Cotillard; Gabriella Wright.
Sinopse: Após terminar a gravação de suas cenas em "Este é o meu Sangue", longa-metragem do diretor norte-americano Tony Childress, a atriz Marie Palesi, que interpretou Maria Madalena no filme, desiste de retornar à Nova York. Ela ficou obcecada com sua personagem e decidiu abandonar sua promissora carreira para percorrer os caminhos pelos quais Maria Madalena passou, indo até Jerusalém.
Um ano depois...
Em Nova York, o apresentador de TV Theodore "Ted" Younger obtém bons índices de audiência com o programa "Jesus, a História Real", que promove acaloradas entrevistas com teólogos e religiosos, representantes de diferentes linhas de interpretação dos Evangelhos, que discutem, entre outros assuntos, o conteúdo dos Evangelhos apócrifos e o caráter humano/divino de Cristo. Theodore, que considera-se ateu, é casado com Elizabeth, que está gravida.
O diretor Tony Childress está pronto para lançar "Este é o meu Sangue", filme em que ele também atua, no papel de Jesus. Aproveitando a polêmica em torno do filme, Theodore Younger convida Tony para ser entrevistado em seu programa.Tony aceita, com a condição de que no dia da estréia do filme o programa de TV faça a cobertura ao vivo com as repercussões do lançamento.
Marie, Theodore e Tony, em momentos e situações diferentes, foram ou serão chamados a fazer escolhas espirituais importantes em que a única coisa que vai importar é o Amor.
LINK PARA OS MELHORES FILMES DE 2007

No comments: