Saturday, March 17, 2007

Estréias de 27 de abril de 2007

PRIMITIVO
(Primeval, EUA, 2007)
Terror- 100 min.
Direção: Michael Katleman
Elenco: Dominic Purcell, Brooke Langton, Gideon Emery, Orlando Jones, Kent Shocknek
Sinopse: Equipe é enviada à África do Sul para capturar um lendário crocodilo gigante. No entanto, a missão acaba tornando-se mortal quando o grupo fica na mira de um assassino em massa.
Notas da Crítica:
André Gordirro, SET: 5/10Luiz Felipe Mazzoni, SET: 4/10

O MUNDO EM DUAS VOLTAS
(Brasil, 2007)
Documentário - 92 min.
Direção: David Schürmann
Sinopse: Entre 1997 e 2000, a família de velejadores brasileiros Schürmann, realizou duas voltas ao mundo, repetindo a rota do navegador português Fernão de Magalhães, entre 1519 e 1522.
Notas da Crítica:

Sérgio Rizzo, Folha Ilustrada: 3/4
Alexandre Koball, Cineplayers: 6/10
Miguel Barbieri Jr., Veja SP: 3/5
Neusa Barbosa, Cineweb: 3/5
Tatiane Crescêncio, Cineplayers: 6/10

Alessandro Giannini, SET: 5/10

ÍNDICE NC: 6,08/6


PROIBIDO PROIBIR
(Brasil, 2006)
Direção: Jorge Durán
Roteiro de Jorge Durán e Dani Patarra, com colaboração de Gustavo Bohrer e Eduardo Durán, baseado em argumento de Jorge Durán. Elenco: Caio Blat (Paulo), Alexandre Rodrigues (Leon), Maria Flor (Letícia), Edyr Duqui (Rosalina), Adriano de Jesus (Cacauzinho), Luciano Vidigal (Mário), Raquel Pedras (Rita).
Sinopse: O botafoguense Paulo, estudante de medicina de uma faculdade pública do Rio de Janeiro, faz estágio no Hospital Universitário. Paulo é do tipo desencanado, anda sempre despenteado, com a barba por fazer, uma latinha com algumas "pedrinhas mágicas" e um livro de anatomia na bolsa a tiracolo. Seu lema é "Proibido Proibir".
Paulo divide o aluguel baratinho de uma quitinete perto do Campus Universitário com o flamenguista León, estudante de Sociologia. León é mais "certinho", anda sempre bem arrumado, é o melhor aluno de sua classe e ao contrário de Paulo, que tem vários relacionamentos afetivos mas não se amarra em nenhum, León tem uma namorada, a estudante de arquitetura Letícia.
Quando Paulo conheceu Letícia ficou com a impressão de que ela é uma "Patricinha": tem carro, mora com os pais, sonha em viajar até Paris para conhecer os museus e monumentos de lá e sabe falar francês. Letícia sente-se incomodada com o estado das coisas no Rio de Janeiro: a sujeira, a violência, o descaso das autoridades.
Paulo, León e Leticia passam a compartilhar de bons momentos juntos, em casa, nas festas universitárias regadas a muita cerveja, na praia e no Campus, e acabam se envolvendo com a história de dona Rosália.
Rosália é paciente terminal do Hospital Universitário. Quando era mais nova, foi porta-bandeira de escola de samba. Tem dois filhos: o camelô Cinézio e o adolescente Cacau.
O quadro clínico dela revelou que ela tem leucemia e precisa ser tratada com quimioterapia. Sendo assistida pelo "médico em formação" Paulo, Rosália compartilha com ele suas aflições, medos e vícios, e expressa o desejo de ver seus dois filhos antes de morrer.
Comovido e envolvido afetivamente com dona Rosália, Paulo resolve ir até o Morro para trazer Cinézio e Cacau para verem a mãe e para isso pede ajuda de Letícia, que o leva de carro até lá.
Mas as coisas não acontecem como se esperava...
Notas da Crítica:
Eduardo Valente, Paisà: 4/5Marcelo Hessel, Omelete: 4/5Neusa Barbosa, Cineweb: 4/5
Rodrigo Campanella, Pílula Pop: 80/100
José Geraldo Couto, Folha Ilustrada: 3/4

Miguel Barbieri, Veja SP: 7,5/10
Sérgio Rizzo, Guia da Folha: 7,5/10
Alex Xavier, Guia do Estadão: 7/10
Arianne Brogini, Sexy: 7/10
Érika Liporaci, Adoro Cinema: 7/10
Jbeto, Cine do Beto: 3/5
Sandro Macedo, Guia da Folha: 6,5/10

Filipe Quintans, Almanaque Virtual: 3/5José Araújo, blogspot O Cinema em foco: 3/5Leonardo Luiz Ferreira, Paisà: 3/5
Pablo Villaça, Cinema em Cena: 6/10
Leonardo Levis, Contracampo: 2/4
Luiz Carlos Oliveira Jr., Contracampo: 2/4
Rodrigo de Oliveira, Contracampo: 2/4
Ruy Gardnier, Contracampo: 2/4
Tatiana Monassa, Contracampo: 2/4
Rodrigo Soares, Cinepop: 2/5
Filipe Furtado, Paisà: 1/5
Francisco Guarnieri, Paisà: 1/5
Guilherme Martins, Paisà: 1/5
Sérgio Alpendre, Paisà: 1/5ÍNDICE NC: 6,04/26


CEM ESCOVADAS ANTES DE DORMIR
(Melissa P.,Itália - Espanha - EUA, 2005)
Drama - 100 min.
Direção: Luca Guadagnino
Roteiro: Luca Guadagnino, Barbara Alberti, Cristiana Farina
Produção: Claudio Amendola, José Ibáñez, Francesca Neri
Estúdio: Columbia Pictures
Elenco : Maria Valverde (Melissa), Maria Teresa Bagardo (Sra. Adele), Giulio Berruti (Roberto), Vania Cadura (Vecchina), Geraldine Chaplin (Nonna Elvira), Letizia Ciampa (Manuela), Elio Germano (Arnaldo), Francesca Madaro (Livia), Marcello Mazzarella (Chiunque), Nilo Mur (Marco), Davide Pasti (Leo), Primo Reggiani (Daniele), Alba Rohrwaher (Clelia), Fabrizia Sacchi (Daria), Peter Shepherd (Diego), Carlo Antonelli (Prof. Italiano), Pier Giorgio Bellocchio
Sinopse: Melissa é uma bela e tímida adolescente de 16 anos. Seu pai está sempre viajando, e sua mãe, mesmo quando em casa, vive ausente. A figura mais presente em sua vida é a avó Elvira. Na escola, a garota alimenta uma paixão platônica, há mais de um ano, por Daniele, rapaz que nunca lhe deu maior atenção. Durante uma festa, porém, Melissa vive sua primeira relação sexual com ele. Apesar de ter sido com o garoto que acredita amar, a experiência revela-se brutal e humilhante. A partir daí, Melissa experimenta o sexo com a cumplicidade de sua melhor amiga e os conselhos da avó. Ela conhece homens de idades diferentes, envolve-se em orgias e registra suas observações num diário, que se transforma em seu confidente. No dia em que sua mãe encontra o tal diário, esta descobre estarrecida que Melissa há muito perdeu sua inocência. O filme parte das memórias reais da jovem Melissa P., que viraram best-seller na Itália. A atriz e co-produtora Francesca Neri, que aqui interpreta a mãe, foi símbolo sexual em longas como As Idades de Lulu (1990), de Bigas Luna, e Carne Trêmula (1997), de Pedro Almodóvar.
Notas da Crítica:
Beatriz Diogo, Cinema com Rapadura: 9/10Douglas Donin, Sobrecarga: 2/5
Alysson Oliveira, Cineweb: 2/5
Cássio Starling Carlos, Folha Ilustrada: 0/4


MINHA MÃE QUER QUE EU CASE
(Because I Said So, EUA, 2007)
Direção: Michael Lehmann
Roteiro de Karen Leigh Hopkins, Jessie Nelson. Produzido por Jessie Nelson, Paul Brooks para a Downtown Filmes. Elenco: Diane Keaton (Daphne Wilder), Mandy Moore (Milly), Stephen Collins (Joe), Colin Ferguson (Derek)
Sinopse: Daphne Wilder é uma mãe que se orgulha por não conhecer nenhuma barreira quando o assunto são suas três filhas: a estável psicóloga Maggie, a sexy Mae e a dócil Milly. O problema é que Milly tem certas dificuldades quando o assunto se trata achar um homem. E justamente para evitar que a filha cometa os mesmos erros que Daphne cometeu no passado, ela decide encontrar o homem perfeito para a filha. Mal sabe Milly que, para tal achado, a mãe coloca um anúncio on-line para conseguir encontrar o tal par perfeito. A desordem cômica se revela enquanto Daphne continua fazendo o que é errado para conseguir o certo, tudo em nome do amor. Em uma hilária batalha de força de vontade, a dinâmica entre mãe e filha é testada em todos os sentidos possíveis. As filhas ajudam a Daphne a encontrar os limites das (im)possibilidades do amor maternal, tudo isso enquanto responde as perguntas de onde fica a linha tênue que inicia e termina este amor de mãe?
Notas da Crítica:
Rodrigo Soares, Cinepop: 4/5
Alysson Oliveira, Cineweb: 2/5
Raphael Santos, Cinema com Rapadura: 2/10
Tobey, The Bridge: 1/5
MISS POTTER
(Reino Unido/ EUA, 2006)
Drama - 92 min.
Direção: Chris Noonan
Roteiro: Richard Maltby Jr. Elenco: Renée Zellweger (Beatrix Potter); Ewan McGregor (Norman); Emily Watson (Millie Warne)
Sinopse: Beatrix Potter (1866-1943) foi uma famosa escritora britânica responsável por criar histórias e ilustrações sobre animais direcionadas ao público infantil. Dentre as suas obras, destaca-se "The Tale of Peter Rabbit", por exemplo. "Miss Potter" é exatamente uma cinebiografia cujo tema é Beatrix (Renée Zellweger). Quando ela levou os seus desenhos para uma editora local, ficou chocada ao descobrir que suas ilustrações realmente eram interessantes e seriam publicadas. Tendo decidido que a vida de casada não é para ela, a mulher começa a sentir uma atração por Norman (Ewan McGregor), seu jovem editor, que está determinado a levar os livros da escritora para o público. O romance inesperado dos dois cria um certo conflito, enquanto Beatrix se vê entre sua lealdade para com seus pais e o amor que ela pensou que nunca acharia. "Miss Potter" mostra a luta de Beatrix por amor, felicidade e sucesso.
Notas da Crítica:
Alexandre Koball, Cineplayers: 7/10
Diego Benevides, Cinema com Rapadura: 7/10
Emilio Franco Jr., Cineplayers: 7/10Sérgio Rizzo, SET: 6,5/10
Suzana Uchôa Itiberê, SET: 6,5/10José V. Mendes, Premiere: 3/5
Ma. Carmo Piçara, Premiere: 3/5
Rui Brazuna, Premiere: 3/5Rodrigo Carreiro, Cine Reporter: 3/5
Silvio Pilau, Cineplayers: 6/10

Demetrius Caesar, Cineplayers: 5/10
Regis Trigo, Cineplayers: 5/10
Alysson Oliveira, Cineweb: 2/5
Andy Malafaya, Cineplayers: 4/10

Marcelo Hessel, Omelete: 2/5
Rui Pedro Tendinha, Premiere: 2/5
ÍNDICE NC: 5,66/16

No comments: