Thursday, February 19, 2009

O PRIMEIRO OSCAR

Janet Gaynor foi a primeira vencedora do Oscar de Melhor Atriz. Ela concorria por suas atuações em três filmes: Sétimo Céu, Aurora/Sunrise e Anjos das Ruas/Street Angel. Janet voltaria a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz em 1937, por Nasce Uma Estrela, mas perdeu para Louise Rainer, por Terra dos Deuses. À sua esquerda, o anfitrião do primeiro Oscar, Douglas Fairbanks, um dos fundadores da United Artists, em parceria com Mary Pickford e Charles Chaplin. Como ator destacou-se em Párias da Vida (1916), A Marca do Zorro (1920), Robin Hood (1922), O Ladrão de Bagdá (1924), O Pirata Negro (1926) e O Homem da Máscara de Ferro (1929).
A primeira cerimônia do Oscar aconteceu no dia 16 de maio de 1929 no Blossom Room do Hollywood Roosevelt Hotel.
Asas (Wings) ganhou o primeiro Oscar de Melhor Filme. Durante a I Guerra Mundial, dois homens, Jack (Charles "Buddy" Rogers), um aficcionado por carros, e David (Richard Arlen), um ricaço, alistam-se para a guerra em 1917 e tornam-se amigos. Mas eles acabam disputando o amor de Sylvia (Clara Bow), que trabalha numa fábrica de motores. O destaque do filme, são as cenas de combate aéreo (premiadas com o Oscar de Efeitos Técnicos)
O Sétimo Céu deu a Frank Borzege (na foto abaixo com Janet Gaynor, a estrela do filme) o Primeiro Oscar de Melhor Direção. Ele ainda receberia seu segundo prêmio em 1932, por Depois do Casamento. Além dos Oscars de Melhor Atriz e Direção, o filme O Sétimo Céu ganhou também o de Melhor Roteiro Adaptado (Benjamin Glazer). A história do filme é sobre Diana, vítima de um inescrupuloso amante na França, durante a Primeira Guerra, que encontra o amor através de um honesto operário dos esgotos de Paris.
Outros premiados do Primeiro Oscar:
Melhor Diretor de Comédia: Lewis Milestone (Dois Cavaleiros Árabes)
Melhor Ator: Emil Jannings (Tentação da Carne)
Melhor Fotografia: Charles Rosher e Karl Struss (Aurora)
Melhor Roteiro Adaptado: Ben Hecht (Paixão e Sanguie)
Melhores Entretítulos (letreiros usados no cinema mudo): Joseph Farham
Melhor Direção de Arte: William Cameron Menzies (A Tempestade)
Melhor Qualidade Artística de Produção: Aurora
Prêmio Especial: Warner Bross (O Cantor de Jazz) e Charles Chaplin (O Circo)

No comments: