Sunday, February 22, 2009

OSCAR 2009 - CATEGORIAS MUSICAIS E FILME ESTRANGEIRO

Do site Cineclick

Superando as trilhas repletas de inspirações europeias, Quem Quer Ser um Milionário? dominou as categorias musicais, apresentadas por Zac Effron e Alicia Keys, com as estatuetas de Trilha Sonora e Canção. Composta pelo indiano, A.R. Rahman (abaixo) mescla elementos tradicionais da cultura hindu com o pop, o hip hop e sons dos subúrbios de Londres.
Exemplo da mistura é a presença de dois trabalhos completamente diferentes: o rap de M.I.A. em Paper Planes com Ringa, interpretada por Alka Yagnik e Ila Arun. Sem contar o tema principal, O Saya (também indicado como Melhor Canção), a balada Latika’s Theme (num estilo parecido com a canadense Dildo) e Aaj Ki Raat, no melhor estilo Bollywood
Na categoria Melhor Canção ganhou Jai Ho, canção que resume o clima feel good de Quem Quer Ser um Milionário?. "O filme é uma mensagem de esperança em nossas vidas. Eu tive uma escolha entre o ódio e o amor. E eu escolhi o segundo", afirmou A. R. Rahman, que tem carreira estruturada na Inglaterra, além de um instituto filantrópico.

A segunda grande surpresa da noite veio com o anúncio do Melhor Filme Estrangeiro. Nem para o vencedor de Cannes, Entre os Muros da Escola, ou um dos mais elogiados pela crítica, Valsa com Bashir. A Academia escolheu um representante do Japão. Departures (Okuribito) levou a estatueta. Liam Neeson & Freida Pinto foram os apresejntadores deste premio.
E o diretor prometeu que voltará à cerimônia em outra ocasião. "Eu vou voltar!", afirmou Yojiro Takita (acima, com alguns integrantes do elenco). O longa já havia arrebatado todos os prêmios de festivais asiáticos.Daigo Kobayashi (Masahiro Motoki) é um dedicado tocador de Cello que perde seu lugar na orquestra. Ele decide voltar a sua terra natal com sua esposa e iniciar uma jornada de recomeço.

No comments: