Sunday, February 22, 2009

OSCAR 2009 - CATEGORIAS TECNICAS E PREMIO HUMANITARIO

Do site Cineclick

Buscando "esquentar" categorias técnicas, os organizadores da cerimônia deste ano convocaram Will Smith para apresentar categorias técnicas. "Não é desrespeito aos outros filmes, mas adoro filmes que tem carros, explosões, essas coisas. Às vezes eles não tem o respeito que merecem", afirmou.
Pois é, mas quem começou ganhando foi um drama, O Curioso Caso de Benjamin Button, que faturou Efeitos Visuais, seu terceiro prêmio na noite - já ganhara Direção de Arte e Maquiagem. Eric Barba, Steve Preeg, Burt Dalton e Craig Barronat (acima) receberam o prëmio.

No filme, um homem de 50 anos, interpretado por Brad Pitt, começa a rejuvenescer inexplicavelmente. E ao se apaixonar por uma mulher de 30 anos (Cate Blanchett), se encontra em uma situação complicada, não sabe como manterá o relacionamento se ficar cada vez mais jovem, enquanto ela fica mais velha.

Smith também ficou no palco para apresentar outra categoria técnica, Edição de Som.

O vencedor por melhor edição de som foi Richard King por "Batman - O Cavaleiro das Trevas", que ganhou a segunda estatueta da noite.

Will Smith também anunciou Efeitos Sonoros para Quem Quer Ser um Milionário?, talvez a maior surpresa da noite até então.
Ian Tapp, Resul Pookutty e Richard Pryke, receberam o Oscar por efeitos sonoros por "Quem Quer Ser um Milionário?"(acima). A surpresa foi tanta que Danny Boyle, o diretor do longa, levou as mãos à boca. Dev Patel, o protagonista do longa, ficou boquiaberto.

Por fim, ironizando sua longa presença no palco do Kodak Theatre, Smith anunciou mais outro Oscar para Quem Quer Ser um Milionário?, desta vez na categoria Melhor Montagem, entregue a Chris Dickens (abaixo).
Na melhor mistura videoclipe e cinema, o filme usa o flashback como principal recurso de montagem. A história de Jamal Malik (Dev Patel), o jovem que está prestes a ganhar US$ 1 milhão em um programa de perguntas e respostas, é contada por meio de flashes. Cada resposta certa do jovem analfabeto é explicada por alguma situação vivida por Jamal.

Ninguém nega que Jerry Lewis foi um dos maiores comediantes da história do cinema. Mas também foi uma das grandes injustiças cometidas pela Academia, que nunca o premiou.
Nesta noite, o ator recebeu o prêmio Jean Hersholt Humanitarian Award, anunciado por Eddie Murphy. Aos 82 anos, subiu ao palco, cumprimentou Murphy e falou: "Maior parte da minha vida, achava que fazer o bem não significava que eu fosse receber elogios. Pelo menos, até agora. Este prêmio toca o meu coração por conta de sua origem. Me sinto muito humilde. Agradeço à Academia e ao grupo do cinema".

O comediante recebeu uma indicação ao Globo de Ouro em 1966 por Boeing 707. Também recebeu um Leão de Ouro em Veneza por sua carreira e uma indicação ao BAFTA, o Oscar britânico.

No comments: