Sunday, February 22, 2009

OSCAR 2009 - DIRECAO E ATRIZ

Do site Cineclick

Reese Witherspoon brincou com Ben Stiller e apresentou o Oscar de melhor direção. O prêmio foi para Danny Boyle, que era favorito, mas tinha competição forte, especialmente de Gus Van Sant, diretor de "Milk - A Voz da Igualdade". Com esse prêmio, são sete troféus na estante desse filme, que surgiu como um azarão no início da corrida. Danny Boyle faturou a estatueta de Melhor Diretor pelo filme Quem Quer Ser um Milionário?. Boyle já havia vencido o prêmio do sindicato da categoria.
"Eu quero dizer a Mumbai: todos vocês que ajudaram a fazer o filme, ou não, muito obrigado. Vocês todos merecem esse troféu", afirmou o britânico, cujo trabalho chegou a ser criticado na Índia por pintar um retrato que explorou a pobreza do local.
Quem Quer Ser um Milionário é um filme sobre amor, dinheiro e cultura, temas universais, ao contrário de outros filmes mais recentes do diretor como Extermínio (2002, sobre zumbis) e Sunshine - Alerta Solar (2007, ficcao cientifica com poucas concessoes) , embora o tema preferido do diretor continue sendo relacionado as descobertas da adolescencia e da juventude, como em todos os seus outros filmes - Cova Rasa (1995), Transpoitting (1996), Por Uma Vida Menos Ordinaria (1997), A Praia (2000) e Caiu do Céu (2004) . Quem Quer Ser um Milionário já ganhou seis estatuetas esta noite. Ele ainda concorre por Melhor Filme, o grande momento da noite.
Uma das incontáveis injustiças cometidas pela Academia foi reparada esta noite. A estatueta de Melhor Atriz foi para Kate Winslet. No mesmo esquema de cinco ex-vencedores apresentando os prêmios de interpretação, Winslet recebeu o prêmio das mãos de Sophia Loren, Nicole Kidman, Shirley MacLaine, Halle Berry e Marion Cotillard. Vitória após seis indicações.
"Estarei mentindo se dissesse que não tivesse feito versão desse discurso. Eu ensaiei antes. Eu me sinto afortunada de chegar até aqui", declarou emocionada. No tapete vermelho, a atriz confessou que seus filhos a aconselharam a agir "de maneira maluca e alucinada" ao pronunciar seu discurso.
"Não houve divisão entre elenco e equipe neste trabalho", afirmou. Vencedora também do Globo de Ouro, Winslet foi premiada por O Leitor, no qual interpreta Hanna Schimitz, uma oficial nazista que se apaixona por um garoto 20 anos mais novo que ela. Kate dá humanidade a sua personagem na busca de fomentar no espectador o questionamento quanto às pessoas que apoiaram (ou se alienaram) ao regime nazista.
Brincando com as outras indicadas, falou diretamente à Meryl Streep,recordista de indicações (15 no total). "Desculpe Meryl, mas você vai ter de ficar aí novamente".

No comments: