Sunday, February 15, 2009

OSCAR 2009 - MELHOR ATRIZ

Melissa Leo concorre por sua atuação em Rio Congelado como uma mãe solteira envolvida em uma operação de contrabando na fronteira canadense. Ganhou o prëmio de Melhor Atriz do Independent Spirit Awards
Anne Hathaway ganhou, por sua atuação em O Casamento de Rachel os prêmios de Melhor Atriz do Critics Choice Awards (dividido com Meryl Streep), Dallas-Forth Worth Film Critics Association e National Board of Review
Angelina Jolie já recebeu um Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Garota, Interrompida (2000). Concorre agora por sua atuação em A Troca, de Clint Eastwood, que já lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz em Filme Dramático do Satellite Awards.
Meryl Streep recebeu 2 Oscars em sua carreira, um de Melhor Atriz Coadjuvante, por Kramer VS. Kramer (1980) e outro por A Escolha de Sofia (1983). Além dessas, Meryl teve mais duas indicações como Atriz Coadjuvante, por O Franco Atirador (1979) e Adaptação (2003) e mais dez como Melhor Atriz, por A Mulher do Tenente Francês (1982), Silkwood – O Retrato de Uma Coragem (1984), Entre Dois Amores (1986), Ironweed (1988), Um Grito no Escuro (1989), Lembranças de Hollywood (1991), As Pontes de Madison (1996), Um Amor Verdadeiro (1999), Música do Coração (2000) e O Diabo Veste Prada (2007). Concorre por sua atuação em Dúvida, como a "sempre alerta" Irmã Aloysius. Por este papel, já ganhou os prêmios de Melhor Atriz do SAG (Sindicato dos Atores), Phoenix Film Critics Society e Critics Choice Awards (dividido com Anne Hathaway)
Kate Winslet já foi indicada ao Oscar em outras cinco oportunidades: Melhor Atriz Coadjuvante por Razão e Sensibilidade (1996), Melhor Atriz por Titanic (1998), Melhor Atriz Coadjuvante por Íris (2002), Melhor Atriz por Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (2005) e Melhor Atriz por Pecados Íntimos (2007).Nascida em 5 de outubro de 1975 em Reading, na Inglaterra, Kate Elizabeth Winslet é filha e neta de casais de atores e produtores de teatro. Aos 11 anos já se dedicava a estudar interpretação. Estreou no cinema no filme Alma Gêmeas (1994), dirigida por Peter Jackson.Por sua atuação em O Leitor ganhou o prêmio de Melhor Atriz do BAFTA e Melhor Atriz Coadjuvante no Globo de Ouro, no SAG (Screen Actors Guild) e no Critics Choice Awards.

O site da revista americana Vanity Fair publicou uma série de registros feitos pela fotógrafa Annie Leibovitz de parcerias de sucesso nesta edição do Oscar; acima, o diretor Sam Mendes e sua esposa, a atriz Kate Winslet. Kate foi dirigida pelo marido no filme Foi Apenas Um Sonho.

Já está na hora de Kate Winslet quebrar seu "jejum" e finalmente ganhar um Oscar. É verdade que a Meryl Streep também está no páreo, principalmente após o SAG e os produtores de O Leitor pecaram por não saber direito se queriam Kate concorrendo como Atriz ou Atriz Coadjuvante. O fato dela não concorrer contra ela mesma (por Foi Apenas Um Sonho, que lhe rendeu o Globo de Ouro) ajuda.

No comments: