Sunday, February 22, 2009

OSCAR 2009 - FOTOGRAFIA E CURTAMETRAGEM

Adaptado do site Cineclick e Alessandro Giannini, Uol Cinema

Natalie Portman, de vestido rosa e Ben Stiller, com uma barba imensa e com um jeito "aéreo" e mascando chiclete, parodiando Joaquin Phoenix (numa entrevista estranha dada ao David Letterman) salvaram o texto clichê que introduziu a categoria Melhor Fotografia. A estatueta foi para o colorido e quente Quem Quer Ser um Milionário.
É o segundo prêmio do longa esta noite. "Quero agradecer a todos com quem trabalhei ao longo da carreira. Sem esquecer da minha mulher, que deixa a porta aberta quando eu volto para casa", brincou o fotógrafo Anthony Dod Mantle.

De todos os elementos de Quem Quer Ser um Milionário? que já foram comparados com Cidade de Deus, a Fotografia é o elemento que guarda mais semelhanças. A mistura entre digital, 16mm e 36mm captou com habilidade o calor e a energia da populosa Mumbai. Tanto que foi muito elogiada por César Charlone, responsável por Cidade de Deus, além de ser premiada pela American Society of Cinematographers.

O longa conta a história de Jamal Malik (Dev Patel), um jovem analfabeto que está a uma pergunta de ganhar US$ 1 milhão em um programa de perguntas e respostas. Porém, os organizadores desconfiam que ele esteja trapaceando e sua história é contada em flashback.

No quinto bloco, a improvável trinca formada por James Franco, Seth Rogen e o fotógrafo Janusz Kaminzki protagonizaram um pequeno clipe em que satirizaram "O Lutador".
Além disso, os três apresentaram também o prêmio de melhor curta-metragem, que foi para "Toyland", de Jochen Alexander Freydank.
A Academia reafirmou, uma vez mais, sua tendência por filmes que trazem o tema do holocausto. O vencedor entre os Curtasmetragens foi Toyland, de Jochen Alexander (acima).

O diretor agradeceu à Academia por dar a oportunidade para um pessoa que cresceu com o Muro de Berlim. "Eu cresci na Alemanha oriental. Gastei quatro anos da minha vida nesse filme de 14 minutos".

O curta se passa no ano de 1942 e traz o olhar infantil: o que acontece quando uma criança alemã acredita que os seus vizinhos judeus estão indo para a Terra dos Brinquedos?

No comments: