Sunday, February 22, 2009

OSCAR 2009 - ATOR E FILME

Adaptado do site Cineclick
Mostrando a eterna preferência por atores que interpretam personagens baseados em figuras reais, Sean Penn venceu por seu retrato de Harvey Milk em Milk - A Voz da Igualdade. É o segundo prêmio para o longa esta noite (ganhou Roteiro Original).
Adrien Brody, Robert de Niro, Michael Douglas, Anthony Hopkins e Ben Kingsley entregaram o prëmio a Sean Penn, que fez um discurso de agradecimento em que guardou uma ou duas mensagens bombásticas. A primeira foi endereçada aos californianos que votaram contra o casamento gay nos últimos referendos. "Envergonhem-se", disse ele. Na segunda, disse estar orgulhoso do país que elege um homem "elegante" como Barack Obama para presidente e fez uma homenagem a Mickey Rourke, indicado por "O Lutador". "Ele é meu amigo querido!"
Ele cumprimentou também a direção de Gus Van Sant e a eleição de Barack Obama. "Tenho orgulho de morar em um país que elegeu Barack como presidente".

Milk - A Voz da Igualdade é uma cinebiografia de Harvey Milk (1930-1978), político norte-americano que assumiu sua homossexualidade publicamente nos anos 70, interpretado por Sean Penn, sendo o primeiro homossexual assumido a ser eleito a um cargo público nos Estados Unidos. No ano seguinte, Milk foi assassinado por um adversário de carreira política desconsolado com a perda nas urnas.

Kate Winslet, Sean Penn e Penelope Cruz

Steven Spielberg entrega o prëmio de Melhor Filme aos produtores de Quem Quer Ser Um Milionario?
Com orçamento de US$ 15 milhões e misturando os toques indianos e britânicos, Quem Quer ser Um Milionário venceu o Oscar de Melhor Filme. O longa foi o grande vencedor da noite, faturando oito estatuetas.
"Não tínhamos muito dinheiro no início. Só o roteiro e um gênio como diretor, Danny Boyle", afirmou o produtor do filme, Christian Colson (acima). O elenco principal do filme, entre eles o casal protagonista Dev Patel e Freida Pinto, subiram ao palco do Kodak Theatre. E fizeram muito barulho.
Milionário já havia faturado categorias importantes como Direção e Fotografia, confirmado o favoritismo na Trilha Sonora e surpreendido em categorias técnicas, como Efeitos Sonoros. O longa venceu também nas categorias Montagem e Roteiro Adaptado.
Com uma narrativa acelerada, Quem Quer ser um Milionário? conta a história de Jamal Malik (Dev Patel), um jovem analfabeto que está a uma pergunta de ganhar US$ 1 milhão em um programa de perguntas e respostas. Porém, os organizadores desconfiam que ele esteja trapaceando e sua história é contada em flashback.

No comments: