Sunday, February 15, 2009

OSCAR 2009 - MELHOR ATOR

Richard Jenkins, que ficou conhecido como o desprezível Nathaniel Fisher da série televisiva "A Sete Palmos" (Six Feet Under, 2001-2005), ganhou por sua atuação em "The Visitor" o prêmio de Melhor Ator em Filme Dramático do 13º Satellite Awards.

Frank Langella tornou-se um símbolo sexual na época de "Drácula" (1979). Depois, o veterano da Broadway passou a papéis de ator de composição nos anos 90 e esteve à beira de tornar sua carreira irrelevante após interpretar Esqueleto em "Mestres do Universo" (1987). "Starting Out in the Evening" (2007) impressionou aqueles que o assistiram, mas foram poucos. O mesmo não aconteceu com "Frost/Nixon", em que sua interpretação do ex-presidente Richard Nixon lhe rendeu elogios entusiasmados e prêmios no teatro londrino, na Broadway e agora no cinema.
Brad Pitt já havia sido indicado uma vez ao Oscar, como Melhor Ator Coadjuvante, por Doze Macacos (1996). Concorre pela sua performance carregada de maquiagem e truques de efeitos visuais em O Curioso Caso de Benjamin Button
Sean Penn já ganhou o Oscar de Melhor Ator em 2004 por Sobre Meninos e Lobos e concorreu também em outras três oportunidades, por Os Últimos Passos de Um Homem (1996), Poucas e Boas (2000) e Uma Lição da Amor (2002). Pelo seu trabalho em Milk- A Voz da Igualdade, Penn ganhou o prêmio de Melhor Ator do SAG (Sindicato dos Atores), San Francisco Film Critics Circle (empatado com Mickey Rourke), Boston Society of Film Critics (também empatado com Rourke), Phoenix Film Critics Society, Dallas Forth-Worth Film Critics Association, New York Film Critics Online Awards, New York Film Critics Circle, Los Angeles Film Critics Association e Critics Choice Awards
Mickey Rourke foi capa da revista SET número 1, em 1987 (na época das fichas de Cine e Vídeo encartadas). No auge da arreira, ele concede uma entrevista sobre os filmes Coração Satânico (1986), Barfly - Condenados pelo Vício (1987) e A Prayer for The Dying (1987) nos quais havia acabado de trabalhar e sobre Homeboy - Chance de vencer (1988), que se preparava para começar.
Rourke tornou-se conhecido do grande público através do filme 9 e 1/2 Semanas de Amor, de Adrian Lyne, contracenando com Kim Basinger num filme que marcou época pelas cenas "picantes".
No entanto, Mickey Rourke já havia trabalhado anteriormente com grandes diretores, como Seven Spielberg em 1941- Uma Guerra Muito Louca (1979), Michael Cimino em Portal do Paraíso (1980) e O Ano do Dragão (1985) e Francis Ford Coppola, em O Selvagem da Motocicleta (1983).
Depois de atuar em Orquídea Selvagem (1990), Horas de Desespero (1990) e Harley Davidson e Marlboro Man (1991), Rourke decide ingressar numa carreira de boxeador profissional, diminuindo suas atividades como ator. No boxe, ganhou muitas cicatrizes, mas não teve sucesso no esporte.
Retomando sua carreira de ator, Rourke atuou em filmes de ação como Chamas da Vingança (2004), Sin City- A Cidade do Pecado (2005), Domino - A caçadora de recompensas (2005), até ser chamado por Darren Aronofsky para interpretar "O Lutador" Randy "Carneiro" Robinson. O filme, vencedor do Festival de Veneza em 2008, chamou a atenção pelo desempenho de Rourke. Em 2010, Rourke será o vilão Chicote (Whiplash) no filme Homem de Ferro 2.

O site da revista americana Vanity Fair publicou uma série de registros feitos pela fotógrafa Annie Leibovitz de parcerias de sucesso nesta edição do Oscar; acima, o diretor Darren Aronofsky e o ator Mickey Rourke

Por seu trabalho em O Lutador, Mickey Rourke ganhou os prêmios de Melhor Ator em Filme Dramático no Globo de Ouro, Melhor Ator do BAFTA, Independent Spirits Awards, Online Film Critics Society Awards, San Francisco Film Critics Circle (empatado com Sean Penn), Boston Society of Film Critics (também empatado com Penn), Toronto Film Critics Association e Washington DC Critics Awards.
Para o Oscar, Mickey Rourke e Sean Penn chegam numa disputa equilibrada, já que Penn ganhou o SAG e Rourke o Globo de Ouro, mas acho que a Academia vai acabar premiando os hematomas de Rourke.

No comments: