Sunday, February 22, 2009

OSCAR 2009 - ANIMACAO E CATEGORIAS ESTETICAS

Do site Cinelick

Confirmando o favoritismo, Wall-E ganhou o Oscar de Melhor Longa em Animação. Mais um prêmio para a produtora Pixar. "É maravilhoso passar um tempo com um personagem que procuram beleza nas coisas", afirmou o diretor Andrew Stanton.
"Também tenho de agradecer ao meu professor de teatro do 2º grau. Afinal, as sementes da criação aparecem nos lugares mais estranhos". A categoria foi apresentada por Jennifer Aniston e Jack Black, dublador de Kung Fu Panda, candidato derrotado na categoria.

Em Wall-E, cerca de 700 anos no futuro, a Terra está infestada por poluentes. Por isso, os humanos vivem numa nave que percorre a atmosfera do planeta. Um robô que vive na Terra coletando lixo se apaixona por uma máquina que está na companhia dos humanos, no espaço. Assim, ele sai numa jornada para se juntar a ela.
Na categoria Melhor Curtametragem em animação, o vencedor foi La Maison en Petits Cubes, que traz o tema da ecologia. Ao segurar a estatueta, o diretor Kunio Kato reconheceu quão pesada é a estatueta. Depois, com um sotaque carregado, agradeceu, em inglês, a todos os envolvidos com o longa (começando todas as frases com "muito obrigado"). E terminou sua fala em japonês.

Chamando mais atenção para suas roupas do que para os indicados, Sarah Jessica Parker e Daniel Craig apresentaram, em forma de pacote e sem interrupção, os concorrentes de Melhor Direção de Arte, Figurino e Maquiagem. Dois deles, o primeiro e o último, foram para O Curioso Caso de Benjamin Button
Os vencedores de melhor direção de arte por "O Curioso Caso de Benjamin Button" Donald Graham Burt e Victor J. Zolfo (acima) agradeceram ao diretor do longa, um dos líderes de indicação, em 13 categorias. "Reconhecer uma pessoa especial ao longo dos anos. Ele é David Fincher, meu maravilhoso amigo. E tenho de reconhecer porque ele fez muito para tornar esse filme especial", afirmou o diretor de arte do longa. Em Benjamin Button, um homem de 50 anos, interpretado por Brad Pitt, começa a rejuvenescer inexplicavelmente. E ao se apaixonar por uma mulher de 30 anos (Cate Blanchett), se encontra em uma situação complicada, não sabe como manterá o relacionamento se ficar cada vez mais jovem, enquanto ela fica mais velha.
Na categoria Maquiagem, O Curioso Caso de Benjamin Button confirmou o favoritismo, desbancando outro trabalho de destaque, a maquiagem de Heath Ledger em Batman - O Cavaleiro das Trevas. Greg Cannom (acima) recebeu o prëmio.Com uma indicação solitária, A Duquesa venceu na categoria Melhor Figurino. "É inacreditável", afirmou Michael O’Connor (acima, entre Sarah Jessica Parker e Daniel Craig), responsável pelo figurino. "Queria agradecer a quem fez a música do filme, que é fantástica", complementou.

No comments: