Friday, January 11, 2008

AMERICAN SOCIETY OF CINEMATOGRAPHERS

A Associação dos Diretores de Fotografia (ASC) anunciou sua lista de indicados ao melhores da categoria em 2007, já em sua 22ª edição.

Roger Deakins emplacou duas nomeações, por seus trabalhos em O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford e Onde os Fracos Não Têm Vez. É a primeira vez na história da premiação que um diretor de fotografia recebe duas indicações no mesmo ano. Deakins já havia sido indicado cinco vezes, saindo vencedor em duas (Um Sonho de Liberdade e O Homem que Não Estava Lá).

No ano passado, a fotografia de Filhos da Esperança foi considerada pela ASC como a melhor de 2006, escolha não encampada pelo Oscar, que preferiu a de O Labirinto do Fauno.

Os prêmios serão entregues no dia 26 de janeiro, em Los Angeles, aparentemente sem interferência da greve dos roteiristas.

Abaixo, a lista dos indicados:

O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford (Roger Deakins)
Onde os Fracos Não Têm Vez (Roger Deakins)
Sangue Negro (Robert Elswit)
O Escafandro e a Borboleta (Janusz Kaminksi)
Desejo e Reparação (Seamus McGarvey)

Nos últimos dez anos, os vencedores do Oscar nesta categoria foram:

2007 - Guillermo Navarro (O Labirinto do Fauno)
2006 - Dion Beebe (Memórias de Uma Gueixa)
2005 - Robert Richardson (O Aviador)
2004 - Russell Boyd (Mestre dos Mares - o Lado mais Distante do Mundo)
2003 - Conrad L. Hall (A Estrada para a Perdição)
2002 - Andrew Lesnie (O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel)
2001 - Peter Pau (O Tigre e o Dragão)
2000 - Conrad L. Hall (Beleza Americana)
1999 - Janusz Kaminski (O Resgate do Soldado Ryan)
1998 - Russell Carpenter (Titanic)

O Favorito: O Escafandro e a Borboleta já recebeu o prêmio de Melhor Fotografia dado pelo Satellite Awards, pelo Los Angeles Film Critics Association Awards e pela Associação de Críticos de Boston. O polonês Janusz Kaminski costuma trabalhar com Steven Spielberg e recebeu o Oscar de Melhor Fotografia por O Resgate do Soldado Ryan (1999) e A Lista de Schindler (1994), além de ter sido indicado por Amistad (1998).

1 comment:

Anonymous said...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my site, it is about the CresceNet, I hope you enjoy. The address is http://www.provedorcrescenet.com . A hug.