Tuesday, January 15, 2008

OSCAR 2008 - MELHOR FILME ESTRANGEIRO (II)

A Academia anunciou que dos 63 filmes inscritos para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, somente nove continuam na disputa por uma das cinco indicações. A boa notícia é que um dos nove "semi-finalistas" é o brasileiro O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias.

Além do filme de Cao Hamburger, permanecem no "páreo":

The Counterfeiters", de Stefan Ruzowitzky (Áustria)
"A Era da Inocência", de Denys Arcand (Canadá)
Beaufort”, de Joseph Cedar (Israel)
"A Desconhecida", de Giuseppe Tornatore (Itália)
"Mongol", de Sergei Bodrov (Cazaquistão)
Katyn”, de Andrzej Wajda (Polônia)
12”, de Nikita Mikhalkov (Rússia)
Armadilha”, de Srdan Golubovic (Sérvia)

Sinopse de O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias:

Belo Horizonte,1970.

Bia (Simone Spoladore) estava ansiosa esperando pela chegada de Daniel Stern (Eduardo Moreira), seu marido.

Mauro (Michel Joelsas), de 12 anos, filho de Daniel e Bia, praticava seu hobby preferido, futebol de botão, e lembrava do que seu pai sempre dizia: "no futebol, todo mundo pode errar, menos o goleiro".

Finalmente o pai de Mauro chegou, atrasado como sempre. Apressados, Mauro e seus pais entraram no fusca azul e iniciaram a viagem rumo à São Paulo. No rádio, o noticiário discutia a grande polêmica: muitos brasileiros duvidavam que Pelé e Tostão pudessem jogar juntos, contrariando a escalação do técnico Zagalo às vésperas da Copa do México.

Naquele mesmo ano, auge da ditadura, foi criado pelo Regime Militar (instituído pelo golpe de abril de 1964) o DOI-CODI (Destacamento de Operações de Informação- Centro de Operações de Defesa Interna) que integrava o Serviço Nacional de Informações com os centros de informações das três armas (CIEX, CINEMAR), a polícia federal e as polícias estaduais. O propósito era obter informações sobre opositores ao regime, mas servia também de instrumento para desmobilizar as oposições, atingindo além do indivíduo, que era submetido a interrogatórios, as demais pessoas de seu grupo, que logo ficavam sabendo do acontecido.

Mas o que Mauro queria é ver o Brasil tricampeão mundial de futebol e terminar sua coleção de figurinhas da Copa. Na verdade, só faltava uma figurinha- a do lateral esquerdo Everaldo (que jogava no Grêmio).

O fusca azul chegou ao Bom Retiro, um bairro paulistano predominantemente judeu, mas com forte presença de italianos - como o estudante Ítalo (Caio Blat) , jovem de atuação revolucionária - além de espanhóis, gregos - como a bela atendente da lanchonete Irene (Liliana Castro), árabes, japoneses, nordestinos e negros (como o motoqueiro namorado de Irene, que também era goleiro do time local).

Foi na frente do prédio de apartamentos no Bom Retiro, onde mora Mótel (Paulo Autran), o avô paterno de Mauro, que Bia e Daniel despediram-se do filho, dizendo somente que “a gente não tá indo porque a gente quer ... a gente vai voltar na Copa ... a gente está saindo de férias”.

Mauro, com uma bola debaixo de um braço, uma mala na outra e um bilhete com o endereço do avô no bolso, subiu as escadas e chegou ao apartamento do avô. Acabou descobrindo que Mótel faleceu poucos minutos antes na barbearia em que trabalhava. Mauro acabou sendo “adotado” pelo vizinho do avô, Schlomo (Germano Haiut), um judeu polonês solitário que chamava Mauro de Moishele, porque apareceu do nada, igual a Moisés trazido pelas águas do Nilo, dentro de um cesto.

Enquanto aguardava um telefonema dos pais, Mauro precisava lidar com sua nova realidade, e aos poucos aprender, entre outras coisas, que “comer fatias de peixe de manhã faz bem pra cabeça” , “tomar banho gelado evita a pegar resfriado” e que fritar um ovo pode ser mais difícil do que parece.

No prédio, Mauro fez amizade com a garota Hannah (Daniela Piepszyk), filha da costureira do bairro. A menina jogava futebol e negociava com os meninos vagas para assistir as freguesas da sua mãe experimentando roupas nos provadores da loja.

A Copa do Mundo começou e a atenção de Mauro se dividiu entre a expectativa pela volta dos pais e as partidas de futebol.



Site Oficial: http://www.oano.com.br/

No comments: