Em 1966, Julie Christie, na época com 24 anos, ganhou o Oscar de Melhor Atriz pelo filme Darling, a que Amou Demais, de John Schlesinger, no papel de uma modelo de publicidade que quer subir na vida. Em 1972 e 1998 ela receberia novas indicações como Melhor Atriz, por Mr. Cable & Mrs. Miller e Afterglow.
Em 2008, a atriz, que nasceu na Índia, pode receber sua segunda estatueta, desta vez pelo filme Longe Dela (Away From Her), de Sarah Polley. Ela interpreta uma mulher casada que se apaixona por outro homem numa clínica de repouso para idosos.
Por este papel, Julie já recebeu os prêmios das Associações de Críticos de Toronto (empatada com Ellen Page), San Francisco, Dallas Forth-Worth, Washington, New York e do National Board of Review, além de receber indicações para o SAG, o Globo de Ouro e o Critics Choice.
A canadense Ellen Page, nascida em 21.02.1987, pode receber pouco depois de seu aniversário de 19 anos o Oscar de Melhor Atriz pelo seu desempenho no filme Juno, de Jason Reitman. Ela interpreta o papel título, de uma adolescente grávida precocemente e sem condições de cuidar da criança.
Ellen Page, que já atuou em X-Men 3 como Kitty Pride e foi revelada para o cinema com Meninama.com (Hard Candy), já recebeu os prêmios das Associações de Críticos de Toronto (empatada com Julie Christie), Las Vegas, Detroit e Chicago, além de receber indicações para o SAG, o Globo de Ouro e o Critics Choice.
A francesa Marion Cotillard pode receber uma indicação ao Oscar por sua elogiada atuação no filme Piaf - Um Hino ao Amor (La Môme/ La Vie em Rose), de Olivier Dahan. Ela faz o papel de Edith Piaf, a cantora -símbolo da música popular francesa, que teve uma infância conturbada, sendo abandonada pela mãe, criada pela avó em um bordel e que se destacou nos famosos shows de cabaré em Paris, acabando por ser reconhecida internacionalmente.
Cotillard já recebeu o prêmio da Associação de Críticos de Los Angeles, além de receber indicações para o SAG, o Globo de Ouro e o Critics Choice.
Cate Blanchett, que é australiana, recebeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 2005, por O Aviador. Foi indicada em outras duas oportunidades: em 1999, como Melhor Atriz, por Elizabeth e em 2007, como Melhor Atriz Coadjuvante, por Notas Sobre Um Escândalo.
Em 2008, pode concorrer nas categorias de Melhor Atriz Coadjuvante, por I'm Not There, e de Melhor Atriz, por Elizabeth - A Era de Ouro, no papel de Elizabeth I, a rainha protestante, quinze anos depois dos acontecimentos do filme de 1998.
Blanchett recebeu indicações para o SAG, o Globo de Ouro e o Critics Choice.
A californiana Angelina Jolie ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 2000, por Garota, Interrompida, no papel de uma jovem que tenta fugir de um sanatório com outras pacientes.
Em 2008 ela pode receber uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz por seu desempenho no filme O Preço da Coragem (A Mighty Heart), de Michael Winterbottom. Ela interpreta Mariane, esposa do chefe da sucursal do Wall Street Journal no sudeste asiático Daniel Pearl, que saiu de casa para fazer uma matéria sobre um homem-bomba chamado Richard Reid e nunca mais voltou. Grávida de 6 meses, Mariane decidiu escrever um livro para apresentar a seu filho quem era seu pai, que ele não conheceria.
Jolie recebeu indicações para o SAG, o Globo de Ouro e o Critics Choice.
Outras Possibilidades: Amy Adams (Encantada), Jodie Foster (Valente), Keira Knightley (Desejo e Reparação), Nikki Blonsky (Hairspray) e Helena Bonham-Carter (Sweeney Todd).
Tuesday, January 01, 2008
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
1 comment:
A concorrência está difícil mesmo este ano. Marion para mim merece TODOS os prêmios. Mas o "retorno" de Julie merece muitos aplausos. E Cate? Ela é sempre um espetáculo a parte. Espero que as 3 entrem!
Post a Comment