Thursday, January 10, 2008

WRITERS GUILD OF AMERICA

O Sindicato dos Roteiristas anunciou os indicados ao prêmio da Associação nas categorias Roteiro Original, Roteiro Adaptado e Roteiro Documentário.

Pode-se considerar este prêmio como um bom indicador de tendências sobre quais serão os finalistas do Oscar nas categorias correspondentes.

ROTEIRO ORIGINAL

Diablo Cody, Juno
Judd Apatow, Ligeiramente Grávidos
Nancy Oliver, Lars and the Real Girl
Tamara Jenkins, The Savages
Tony Gilroy, Conduta de Risco

A Favorita: Diablo Cody é o pseudônimo da roteirista Brook Busey, nascida em Chicago e que entre outras coisas já foi stripper e modelo antes de começar a escrever o livro "Candy Girl: A Year in the Life of an Unlikely Stripper" (algo como "Garota Doce: Um Ano na Vida de uma Stripper Improvável"), que tornou-se um fenômeno de venda.

Após o sucesso do livro, Diablo Cody começou a escrever o roteiro do filme Juno, que já ganhou os prêmios de Melhor Roteiro Original do OFCS (Online Film Critics Society) e das Associações de Críticos de Phoenix, Washington, Chicago e o Satellite Awards.





ROTEIRO ADAPTADO

Ethan Coen & Joel Coen, Onde os Fracos Não Têm Vez (baseado no livro de Cormac McCarthy)
James Vanderbilt, Zodíaco (baseado no livro de Robert Graysmith)
Paul Thomas Anderson, Sangue Negro (baseado no livro de Upton Sinclair)
Ronald Harwood, O Escafandro e a Borboleta (baseado no livro de Jean-Dominique Bauby)
Sean Penn, Na Natureza Selvagem (baseado no livro de Jon Krakauer)

O Favorito: O livro "No Country For Old Men", do elogiado e premiado escritor Cormac McCarthy foi adaptado pelos irmãos Joel e Ethan Coen e transformou-se no roteiro do filme que tem abocanhado a maior parte dos prêmios de Melhor do Ano até agora.

O livro, de 2005, foi lançado no Brasil em 2006 com o título "Onde os Velhos Não Tem Vez" pela editora Objetiva.

Ambientado nos anos 80, na fronteira do Texas com o México, a trama tem três personagens centrais: Llwelyn Moss, um caçador que acidentalmente encontra um carro com corpos crivados de bala, um carregamento de heroína e mais de dois milhões de dólares abandonados no meio do deserto; o xerife Bell, encarregado de investigar o caso; e o psicopata Anton Chigurh, contratado por um cartel para reaver o dinheiro. Quando decide pegar o dinheiro e fugir, Moss passa de caçador a caça. A narrativa se transforma, então, em uma eletrizante história de suspense e perseguição, em que cada personagem parece determinado a encontrar a resposta à pergunta que um deles faz: como se decide o que sacrificar na vida?

Onde os Fracos Não Têm Vez já ganhou os prêmios de Melhor Roteiro Adaptado do OFCS (Online Film Critics Society) e das Associações de Críticos de Phoenix, Chicago e o prêmio do National Board od Review.




ROTEIRO DOCUMENTÁRIO

Alex Gibney, Taxi to the Dark Side
Anthony Giacchino, The Camden 28
Bill Guttentag & Dan Sturman & Elisabeth Bentley, Nanking
Charles Ferguson, No End in Sight
Michael Moore, S.O.S. Saúde (Sicko)
Richard Berge, Nicole Newnham e Bonni Cohen, The Rape of Europa

Os vencedores do prêmio do Writers Guild of America serão anunciados no dia 9 de Fevereiro.

No comments: