Sunday, January 27, 2008

SAG AWARDS (II)


MELHOR ELENCO: Onde os Fracos Não Têm Vez
Woody Harrelson, G. Dillahunt, Josh Brolin, Tess Harper, Javier Bardem e Tommy Lee Jones receberam as estatuetas do SAG na categoria Melhor Elenco pelo filme Onde os Fracos Não Têm Vez (No Country For Old Men)

MELHOR ATOR: Daniel Day-Lewis (Sangue Negro)

Daniel Michael Blake Day-Lewis nasceu numa família ligada à arte. O pai, Cecil Day-Lewis, era poeta. O avô materno, Michael Balcon, um cineasta reconhecido. Não foi grande surpresa então que ele se tornasse ator e a irmã, documentarista. Seu filme de estréia foi Domingo Sangrento (1971), numa aparição sem créditos. Até 1982, quando atuou em Gandhi, fez trabalhos na TV britânica e no teatro.

O primeiro trabalho de destaque de Daniel Day-Lewis na telona foi The Bounty, em 1984, seguido de Minha Adorável Lavadeira e Uma Janela para o Amor, despertando interesse na mídia especializada norte-americana. Nos anos seguintes, atuou em longas como O Último dos Moicanos, A Época da Inocência, As Bruxas de Salem, O Lutador, Gangues de Nova Iorque e Sangue Negro. O astro também frequentemente participa de montagens para o teatro.

No discurso de agradecimento, Day-Lewis homenageou o australiano Heath Ledger, seu colega de profissão, falecido recentemente aos 28 anos.

MELHOR ATRIZ: Julie Christie (Longe Dela)

Criada na plantação de chá do pai na Índia, Julie Christie conheceu a Europa na adolescência, quando foi estudar na Inglaterra. Fascinada com o continente, sua liberdade e com a boemia, passou por Paris e ficou encantada com a idéia de se tornar uma atriz. A estréia na carreira ocorreu em 1961 numa produção para a TV. Sua carreira só tomou corpo, porém, quando ela trabalhou ao lado de John Schlesinger em Billy Liar (1963) e Darling - A que Amou Demais (1965).

O grande destaque de seu início de carreira veio com Doutor Jivago (1965). Entre seus trabalhos de destaque estão ainda Petúlia - Um Demônio de Mulher, O Mensageiro, O Céu Pode Esperar, Miss Mary, Coração de Dragão, Em Busca da Terra do Nunca, Longe Dela e muito mais. Al Pacino classificou a estrela como "a mais poética das atrizes".

MELHOR ATOR COADJUVANTE: Javier Barden (Onde os Fracos Não Têm Vez)

Javier Ángel Encinas Bardem (Las Palmas de Gran Canaria, 1 de Março de 1969) jogou rugby na seleção espanhola e estudou pintura, antes de se decidir pela carreira cinematográfica. Por sua atuação em Antes de anoitecer, em que viveu o papel do poeta cubano Reynaldo Arenas, discriminado e perseguido por ser homossexual, se tornou o primeiro espanhol indicado ao Oscar de melhor ator.

Em 2008 está na disputa pelo Oscar de coadjuvante, e com a vitória no SAG pode se dizer que ele é o favorito.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE: Ruby Dee (O Gângster)

Nascida em Cleveland em 1924, Ruby Dee já entrou como surpresa entre as finalistas do Oscar, deixando Catherine Keener (Na Natureza Selvagem), finalista do SAG Awards, fora da disputa. Ao ganhar o prêmio do Sindicato, Ruby Dee embola ainda mais a disputa pela estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante, já que até então Cate Blanchett (I'm Not There) e Amy Ryan (Medo da Verdade) eram as favoritas, com alguma chance para Tilda Swinton (Conduta de Risco), enquanto Ruby Dee e Saoirse Ronan (Desejo e Reparação) eram zebras.

Ruby Dee interpreta Mama Lucas, a mãe do chefão do narcotráfico Frank Lucas (Denzel Washington) em O Gângter.

No comments: