Wednesday, January 09, 2008

OSCAR 2008 - MELHOR DOCUMENTÁRIO

Quinze filmes foram pré-selecionados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood para disputar as cinco vagas de finalistas do Oscar de Melhor Documentário em Longa-Metragem, todos inéditos até o momento.

São eles:

Autism: The Musical
Body of War
For the Bible Tells Me So
Lake of Fire
Nanking
No End in Sight
Operation Homecoming: Writing the Wartime Experience
Please Vote for Me
The Price of Sugar
A Promise to the Dead: The Exile Journey of Ariel Dorfman
The Rape of Europa
Sicko
Taxi to the Dark Side
War/Dance
White Light/Black Rain


O filme Sicko, que no Brasil chama-se "S.O.S. Saúde", foi dirigido pelo polêmico Michael Moore, que desta vez investiga a indústria do lucro – e da discriminação – por trás dos tratamentos médicos nos EUA, comparando seu sistema ganancioso com o de outros países como o Canadá e Cuba, em que o acesso à Medicina é universal e gratuito.

Michael Moore nasceu em 1954, em Michigan, nos Estados Unidos. Foi editor da revista The Flint Voice (que mais tarde virou The Michigan Voice), no início dos anos 80. Em 1989, dirigiu seu primeiro longa-metragem, Roger e eu - O Homem que Desafiou a GM (1989). De 1994 a 2001, produziu e apresentou as premiadas séries TV Nation e The Awful Truth. Entre seus filmes, se destacam Tiros em Columbine, sobre o consumo de armas nos EUA, vencedor do Oscar de Melhor Documentário em 2003, e Fahrenheit 11/9, sobre a Guerra do Iraque e o governo Bush, ganhador da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2004.

S.O.S. Saúde/ Sicko já ganhou os prêmios de Melhor Documentário segundo as Associações de Críticos de Washington, Chicago e Phoenix.


Um forte oponente para o filme de Moore é No End In Sight, de Charles Ferguson (diretor estreante).

Vencedor do Grande Prêmio do Festival de Sundance, através de entrevistas com antigos integrantes do plano pós-guerra do governo Bush no Iraque, o documentário traça os principais erros que levaram ao caos atual naquele país e discute as trágicas conseqüências destas decisões absurdamente equivocadas.

Foi escolhido o Melhor Documentário de 2007 pelos Críticos de Los Angeles e San Francisco.

No comments: