Sunday, January 13, 2008

GLOBO DE OURO

(Clique sobre as tabelas abaixo para ampliá-las)

O Globo de Ouro é um bom parâmetro para saber quem vai ganhar o Oscar? Para investigar esta questão, elaboramos quatro tabelas com os oito últimos resultados das duas premiações nas categorias principais - filme, direção, ator e atriz - além do recém anunciado resultado deste ano e chegamos a algumas conclusões:

- Na categoria Melhor Direção o vencedor do Globo de Ouro dos últimos quatro anos coincidiu com o vencedor do Oscar. Se eu fosse o Julian Schnabel, diretor de O Escafandro e a Borboleta, começaria a arrumar lugar na minha estante para a estatueta dourada.

- Nascido em 26 de outubro de 1951 no Brooklyn em Nova York (visite link do imdb), Schnabel pode ser considerado uma "zebra" no Globo de Ouro, já que concorria com nomes bem mais conhecidos como Tim Burton (Sweeney Todd), os irmãos Coen (Onde os Fracos Não Têm Vez), Ridley Scott (O Gângster) e o não tão conhecido Joe Wright (Desejo e Reparação). Agora para o Oscar Julian Schnabel chega com o status de "zebra forte" para o duelo contra os irmãos Joel e Ethan Coen, que continuam como maiores favoritos, por Onde os Fracos Não Têm Vez.

-Na categoria Melhor Atriz em oito oportunidades somente uma vez a vencedora do Oscar não ganhou também o Globo de Ouro. Detalhe: a única atriz que ganhou o Oscar por um não-Drama nos últimos oito anos foi Reese Witherspoon, por Johnny e June, que foi considerado um Musical.

Assim, Julie Christie, que se emocionou muito quando ganhou seu primeiro Oscar em 1966 já pode ir preparando o discurso.

O pai de Julie era plantador de chá em Assam, na Índia, onde ela nasceu, em 14 de abril de 1941. Ela estrelou grandes filmes dos anos 60 e 70, como Doutor Jivago (1965), Shampoo (1973) e O Céu Pode Esperar (1978). Em 2008, ela chega à fase final do Oscar como grande favorita por sua atuação no filme Longe Dela, mas precisa ficar atenta com a concorrência de Marion Cotillard (Piaf - Um Hino ao Amor) e da jovem Ellen Page (Juno).

-Na categoria Melhor Ator o vencedor do Oscar e dos Globos de Ouro começaram a coincidir em 2004, com a premiação de Sean Penn por Sobre Meninos e Lobos. Até então, divergências curiosas, como as premiações de Russell Crowe e de Denzel Washington em anos diferentes nas duas premiações. Crowe ganhou o Oscar em 2001 por Gladiador, quando havia perdido o Globo de Ouro, mas perdeu em 2002 por Uma Mente Brilhante, pelo qual ele ganhou o Globo de Ouro. Quem ganhou em 2002 o Oscar foi Denzel Washington, por Dia de Treinamento. Em 2000, Denzel ganhou o Globo de Ouro por Hurricane, o Furacão, mas perdeu o Oscar para Kevin Spacey, de Beleza Americana.

Assim como Julie Christie, Daniel Day-Lewis caminha a passos largos rumo ao segundo Oscar pelo filme Sangue Negro. No Globo de Ouro, confirmou seu favoritismo e Johnny Depp, que venceu na categoria Comédia/ Musical, não representa uma ameaça real, a não ser que a Academia resolva prestigiar o ator preferido de boa parte da geração atual.

Esse prêmio já está no papo.

- Na categoria Melhor Filme, curiosamente desde 2005 os vencedores do Globo de Ouro e do Oscar não são os mesmos.

Tudo indica que esta "sina" será mantida, já que Desejo e Reparação não é um filme unânime entre os críticos assim como Babel não era no ano passado, quando levou o Globo de Ouro mas perdeu o Oscar para Os Infiltrados.

De qualquer maneira, a boa notícia é que com a vitória de Desejo e Reparação, a disputa nesta que é a principal categoria do Oscar fica emboladíssima, até para saber quais serão os indicados. Onde os Fracos Não Têm Vez e Sangue Negro parecem ser nomes certos, mas a partir daí não dá pra garantir mais nenhum filme.

Conduta de Risco e Juno, que "largaram na frente" perderam alguma "força" com as derrotas de seus atores no Globo de Ouro. O Escafandro e a Borboleta, Desejo e Reparação e Sweeney Todd aumentaram suas possibilidades e Na Natureza Selvagem corre "por fora".

Dia 22 de janeiro saem os indicados da Academia.

Quem viver verá...


1 comment:

Unknown said...

Oi Airton, td bem? Realmente, essas estatísticas são sempre interessantes. A disputa pelo Oscar vai ser ótima, com certeza! Tenha uma excelente semana, abraços!