O Ultimato Bourne
Antes que alguém pergunte: QUAL É MESMO A DIFERENÇA ENTRE MIXAGEM DE SOM E EDIÇÃO DE SOM ?, já vou respondendo: A categoria MELHOR MIXAGEM DE SOM avalia como resulta o "teor sonoro do filme", ou seja, se "mixarmos", ou misturarmos, os diálogos captados + os efeitos de sonoplastia + a trilha musical incidental + as cenas silenciosas + ruídos = MIXAGEM DE SOM. Na verdade não é suficiente esse resultado ser harmônico entre si se não for compatível com a intenção do diretor do filme. Obviamente que nesta categoria, tanto quanto na categoria EDIÇÃO DE SOM só é possível avaliar este resultado se houver um equipamento de reprodução adequado. MELHOR EDIÇÃO DE SOM refere-se principalmente à concepção sonora do filme, ou seja, é como foram encontradas soluções criativas e eficazes para dar "substância sonora" ao filme. Esta categoria valoriza muito os chamados "Efeitos Sonoros", ou seja, sons que não são captados diretamente na locação e sim produzidos artificialmente para obter os resultados desejados.
Os vencedores do Oscar de MELHOR MIXAGEM DE SOM (também chamada simplesmente de Melhor Som) dos últimos anos foram: Michael Minkler, Bob Beemer e Willie Burton (Dreamgirls, 2007); Christopher Boyes, Michael Semanick, Michael Hedges e Hammond Peek (King Kong, 2006); Michael Silvers e Randy Thom (Os Incríveis, 2005); Richard King (Mestre dos Mares: O Lado Mais Distante do Mundo, 2004); Michael Minkler, Dominick Tavella e David Lee (Chicago, 2003); Mike Minkler, Myron Nettinga e Chris Munro (Falcão Negro em Perigo, 2002); Scott Millan, Bob Beemer and Ken Weston (Gladiador, 2001); JohnReitz, Gregg Ridloff, David Campbell e David Lee (Matrix, 2000) ; Gary Rydstrom, Gary Summers, Andy Nelson e Ronald Judkins (O Resgate do Soldado Ryan, 1999) e Gary Rydstrom, Tom Johnson, Gary Summers e Mark Ulano (Titanic, 1998).
Os indicados ao prêmio em 2008 são:
"O Ultimato Bourne" - Scott Millan, David Parker and Kirk Francis
"Onde os Fracos Não Têm Vez" - Skip Lievsay, Craig Berkey, Greg Orloff and Peter Kurland
"Ratatouille" - Randy Thom, Michael Semanick and Doc Kane
"Os Indomáveis" - Paul Massey, David Giammarco and Jim Stuebe
"Transformers" - Kevin O'Connell, Greg P. Russell and Peter J. Devlin
De todos os responsáveis pelas mixagens de som indicados em 2008, vários deles indicados ao Oscar em anos anteriores, o mais vitorioso é Scott Millan, que venceu por Ray (2005), Gladiador (2001) e Apollo 13 (1996) e foi indicado por A Estrada para a Perdição (2003), Coração Valente (1996) e A Lista de Schindler (1994). Em 2008 Millan concorre pela Mixagem de Som de O Ultimato Bourne.
Kevin O'Connell tem nada menos 20 indicações ao Oscar sem jamais ter vencido. Entre 1984 e 2006 recebeu indicações para Melhor Som por Laços de Ternura, Duna, Silverado, Top Gun, Chuva Negra, Dias de Trovão, Questão de Honra, Maré Vermelha, A Rocha, Twister, Con Air, Armageddon, A Máscara do Zorro, O Patriota, Pearl Harbor e Homem- Aranha. Entre 2005 e 2007 foi indicado na categoria que passou a se chamar Melhor Mixagem de Som por Homem- Aranha 2, Memórias de Uma Gueixa e Apocalypto. Em 2008 concorrerá por Transformers e pode ficar sem o prêmio pela vigésima vez. Greg P. Russell, um de seus parceiros, concorreu e foi derrotado "apenas" onze vezes e Peter J. Devlin somente uma vez.
Transformers - O Filme
Thursday, January 24, 2008
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment